Você está usando o Windows 10 Mobile? Suas fotos podem ser acessadas mesmo se seu celular estiver bloqueado
A melhoria contínua na seção fotográfica dos smartphones hoje e a grande capacidade de armazenamento que os dispositivos possuem, têm fato que boa parte das fotos que tiramos no dia a dia ficam gravadas no micro SD ou na memória interna do nosso telefone.
Aquela viagem de verão, fotos de família de uma festa ou outras mais intimistas (há usuários para tudo), o conteúdo em imagens é muito amplo, daí o valor de um telefone se medir pelo conteúdo que ele lojas e não pelo valor monetário.Fatores que testam a eficácia dos sistemas operacionais e aplicativos para controlar a privacidade de nossos dados.
No entanto, essa segurança costuma ser comprometida com mais frequência do que o desejado. Não é preciso ir muito longe para folhear os jornais e ver exemplos de fotos roubadas de famosos e anônimos. Os sistemas operacionais, todos ou pelo menos a maioria deles, têm lacunas e o Windows 10 em sua versão móvel não seria diferente.
E parece que foi encontrado um bug que permite que, mesmo que tenhamos o terminal móvel bloqueado, as fotos que guardamos na galeria continuem a ser visívelpara olhos curiosos. Um bug que está presente na versão mais recente do Windows 10 Mobile Insider Program.
E se você acha que é muito difícil conseguir acesso, o usuário que descobriu a falha diz que não, que o acesso a essa brecha de segurança é tudo menos complicado. Estes são os passos a seguir e abaixo você tem o vídeo que mostra o bug:
- Devemos tirar uma foto com o terminal bloqueado graças ao acesso da câmera
- Acessamos a miniatura da fotografia tirada e a abrimos.
- Nós excluímos.
- Clique no botão Voltar.
- Na tela da câmera, pressione a miniatura com a visualização antiga e veremos a tela preta.
- Voltamos e repetimos o processo.
- Neste ponto e após alguns instantes, a tela preta mostra outra foto da galeria para que já haja acesso ao restante das imagens armazenadas.
Alguns usuários até afirmam que conseguiram reproduzir esse bug em uma compilação pública, fora do Programa Insider. Um despacho que, por outro lado, chama a atenção pela facilidade de acesso.
Espera-se que a Microsoft tome nota deste bug e corrija-o em compilações sucessivas para evitar que nossos dados, pelo menos no que diz respeito às fotografias, elas podem cair nas mãos de qualquer um.
"Via | Windowsteam Em Xataka | Por que a privacidade é necessária: Desmistificando que não tenho nada a esconder"