Narrador
Índice:
Usar um sistema operacional complexo como o Windows 8 torna-se muito menos do que trivial quando temos que enfrentá-lo com alguma disfunção sensorialAssim, para por exemplo, se não tivéssemos a possibilidade de focar ou distinguir facilmente o conteúdo dos ecrãs ou, simplesmente, não dispuséssemos de um dispositivo de visualização como um monitor, teríamos de contar com capacidades – praticamente desconhecidas – de acessibilidade que incluem o sistema operacional.
Use o sistema operacional de ouvido
A primeira coisa é ir até Modern UI e digitar “Narrador”, obtendo acesso direto ao aplicativo. Você notará imediatamente sua ativação porque uma voz de mulher começa a ler tudo que é relevante para a navegação pelo sistema operacional e um ícone aparece na barra de aplicativos.
Mas assim como os parâmetros da tela, o Narrador nos permite configurar totalmente seus parâmetros desde o próprio aplicativo.Geral Onde podemos configurar o sistema para que o aplicativo inicie junto com o Sistema, reduza o volume do restante dos sons quando estiver rodando, destaque com uma caixa azul o que você está lendo, etc.Navegação Que permite usar o mouse para apontar o que eu quero que seja lido, para o Narrador seguir o foco do teclado, ou ativar automaticamente as teclas virtuais do teclado tátil Voice Aqui posso mudar a intérprete virtual, passando de Helena que fala em espanhol, para Zira em inglês americano. Além de alterar a velocidade, tom e volume.Comandos Uma das vantagens e poder deste aplicativo é que ele permite configurar comandos de navegação como ler o próximo parágrafo; ou pular para uma célula em uma tabela; ou ler a ortografia selecionada, por meio de nossos próprios comandos de teclado.Minimizar e Sair
Após colocá-lo em funcionamento, todos os nossos movimentos pelo sistema operacional, os aplicativos e seus conteúdos, serão rigorosamente narrados pela voz de Helena.
Conclusões
O primeiro é óbvio e óbvio, para uma pessoa com habilidades visuais “normais”, ter o Narrador ativado é desconfortável. A diferença entre o que faço com o mouse e o teclado, e o que se reflete na tela, e a narração da voz sintética, produz desconforto e perplexidade.
Agora, se eu fechar os olhos e me deixar guiar apenas pelo Narrador, ainda encontro grandes problemas ao usar o Sistema Operacional e os aplicativos. E isso porque meu sistema está configurado para ser usado visualmente, sem ordem ou concerto, e sua navegação não possui nenhum tipo de estrutura sobre a qual eu possa me movimentar de forma ordenada.
Modern UI funciona muito melhor do que Desktop, nos títulos ao vivo você não apenas lê o aplicativo ao qual eles estão vinculados, mas também o conteúdo ao vivo ao vivo. E, sendo aplicações com interfaces simples e muito organizadas, são bastante fáceis de usar baseadas quase exclusivamente no Narrator.
Claro que as pequenas falhas de bloqueio frustram um bom trabalho geral como acontece com o Skype, que no arquivo de pessoas não tem descrição dos botões para iniciar uma conversa com vídeo ou áudio e apenas o Narrador lê que você está em cima de um botão, sem te dizer para que serve; ou que, se eu tiver o Narrador em execução, não posso colocar tils nas letras.
Certamente, uma aplicação essencial, que é parte integrante dos auxiliares de acessibilidade que o Windows 8 inclui, para todos aqueles que têm disfunções visuais.
No XatakaWindows | Truques Windows 8