Bing

O universo sob seus dedos

Índice:

Anonim

O universo sempre fascinou o homem desde suas origens mais primitivas. Passar horas à noite contemplar a abóbada celeste é um daqueles prazeres que cada vez mais pessoas desconhecem sua existência devido à poluição luminosa nas cidades de nossa civilização tecnológica . Mas para aliviar artificialmente esta carência do nosso tempo, existem programas para os nossos computadores que são verdadeiros planetários, onde podemos visualizar uma representação exata do céu que temos acima de nós de nossa cabeça em uma determinada situação geográfica e tempo.

Divulgação como objetivo do telescópio

Atualmente temos excelentes aplicativos como o Stellarium, que fazem a simulação perfeita da situação, brilho e tamanho relativo em que podemos observar objetos celestes a qualquer momento.

No entanto, o Microsoft WorldWide Telescope vai um passo além, unindo a qualidade matemática do planetário, com recursos multimídia que representam o universo mais acessível e interessante para o público em geral.

Assim temos duas barras, superior e inferior, que nos oferecem informação multimédia sobre a região do espaço que estamos a explorar, e os principais ou mais importantes objectos.

No topo podemos acessar informações gerais relacionadas aos principais programas astronômicos atuais, como Chandra, Spitzer, etc.Além de selecionar a guia “Visitas Guiadas”, você pode acessar a biblioteca de visitas guiadas aos principais objetos estelares como buracos negros ou supernovas, descobertas do Rovers marcianos, ou matéria negra entre muito mais informações.

Na parte inferior, são oferecidos os objetos mais interessantes ou notáveis ​​que temos ao nosso alcance em nosso campo de visão atual. Sendo uma maneira fácil e simples de localizar aquela galáxia ou nebulosa que já ouvimos falar, mas que não conseguimos localizar na esfera celeste.

A possibilidade de obtenção de imagens de várias fontes acrescenta outro nível de profundidade a este excelente planetário. Assim, posso mudar do espectro visível para o infravermelho, tomando o SFD Dust Map como fonte, e ter a sensação de que vivemos no infernoAlém disso, todas as informações multimídia são ajustadas automaticamente à fonte de dados.

Outro recurso é oferecido se clicarmos no cofre com o botão direito do mouse, abrindo o explorador de objetos que nos oferece informações astronômicas precisas sobre a estrela que selecionamos. E, caso desejemos uma revisão exaustiva, nos liga ao site da fonte da informação; como a NASA ou a Universidade de Berkley.

Mas não é apenas uma ferramenta de divulgação, é também do ponto de vista científico, já que está por trás do programa Microsoft Research.

Assim, por exemplo, podemos baixar um pequeno AddIn para Excel que nos permite conectar com o WWT em tempo real e expor nosso modelo de dados sobre as capacidades do Planetário Ou conecte e controle nosso telescópio físico a partir do próprio planetário.

Em suma, uma ferramenta de divulgação astronômica muito completa.

Mais informações | Microsoft WorldWide Telescope, Layerscape

Bing

Escolha dos editores

Back to top button