Os melhores editores de texto minimalistas para escrever sem distrações no Windows
Índice:
Muitos de nós já sofremos de procrastinação aguda na frente de nossos editores de texto. Com linhas ainda a serem escritas, acabamos perdendo a concentração e consultando outras janelas ou nos desviando do que queremos contar no texto. Em situações como esta, é apreciado ter um ambiente clean e minimalista preparado única e exclusivamente para a escrita
O Windows está repleto de softwares para nos ajudar nessa tarefa. Cobrir tudo é impossível, mas nas linhas a seguir veremos algumas das principais opções disponíveis, tanto para o ambiente de desktop clássico quanto para a UI Moderna mais atual.
FocusWriter
O primeiro dos editores é FocusWriter Uma tela cinza e um cursor piscando tornam suas intenções claras assim que você executa o programa. Trata-se de escrever e para isso começa no modo de tela cheia por padrão. A tecla F11 nos leva de volta à janela tradicional na qual continuamos sem nenhum tipo de distração a olho nu. Em princípio, nem mesmo as linhas marginais são visíveis.
As opções são exibidas assim que movemos o mouse para o topo da tela. Claro, não espere grandes possibilidades de edição de texto, este não é um processador completo nem tenta. Como no restante dos editores que veremos, boa parte da configuração é focada na apresentação do ambiente de trabalho, permitindo editar nossos temas para encontrar a combinação de cores ou o formato de texto que melhor nos convém .
FocusWriter inclui combinações de teclas típicas e configuráveis para todas as ações de que precisamos. Poderemos salvar os documentos em formato txt, rtf e até odt. A aplicação incorpora um sistema de alarme para controlar o nosso tempo de utilização, bem como a possibilidade de consultar as principais estatísticas dos nossos documentos. Está disponível em espanhol gratuitamente e inclui um corretor ortográfico.
Site Oficial | FocusWriter
WriteMonkey
Possivelmente meu editor de texto minimalista favorito. WriteMonkey já mostra um visual mais convincente desde o início: fonte grande e margens fortes que ajudam a focar no texto. Referências menores a nome de arquivo, contagem de palavras e hora também são bem-vindas, embora possam ser facilmente desativadas na janela de preferências abrangente.
Para acessar as opções do WriteMonkey, basta clicar com o botão direito na folha de texto. Isso abre um menu com várias opções que podem parecer esmagadoras no início, mas depois se tornam muito úteis. Desde a opção de estabelecer secções no nosso documento, à consulta direta em vários sites do texto selecionado, incluindo a possibilidade de aumentar o seu potencial com diferentes plugins.
WriteMonkey também aproveita as bordas laterais do documento para que possam ser usadas como um quadro de anotações. Ao clicar com o botão direito do mouse na área listrada, podemos acessar os diferentes quadros e criar notas que nos ajudam na escrita. O aplicativo é gratuito e está disponível em espanhol através de um pacote adicional, também integrando um corretor ortográfico.
Site Oficial | WriteMonkey
Q10
Q10 é talvez o editor de texto mais específico dentre os revisados aqui. Tudo isso tenta imitar a sensação de usar uma máquina de escrever. O próprio som ao digitar imita a pulsação das teclas e o percurso do carro de uma daquelas máquinas. Se não fosse o fundo preto e a fonte amarela padrão, a imitação seria perfeita. De qualquer forma, não custa nada acessar as opções e configurar o ambiente a nosso gosto.
O acesso às opções do Q10 é feito através de combinações de teclas. Para consultá-los, basta pressionar F1 a qualquer momento. Nele estão todas as coisas esperadas em qualquer editor, além de acesso a configurações e opções semelhantes às de outros editores, como alarmes ou anotações. Além disso, o Q10 adiciona a possibilidade de definir uma meta em termos de número de palavras, páginas ou o que vier à mente.
Embora o barulho ao pressionar possa inicialmente lançar mais de um para trás, a verdade é que com o tempo você se acostuma e se torna mais um elemento que ajuda a criar aquela atmosfera ideal para sentar e escrever sem pensar sobre qualquer outra coisa. A barra inferior com informações também é útil para acompanhar o quanto escrevemos e que horas estamos. Ainda é gratuito, mas o aplicativo é um pouco mais básico que os anteriores e não está disponível em espanhol
Site Oficial | Q10
ZenWriter
ZenWriter é a alternativa de pagamento dentre as propostas. Em contrapartida, é aquele que tenta construir um ambiente mais imersivo integrando músicas que visam nos ajudar a focar na escrita. O programa vem com cinco tipos de música para que possamos escolher a mais adequada, tendo a opção de desativá-la completamente.Essas opções aparecem na borda direita assim que movemos o cursor do mouse.
A customização do ambiente no ZenWriter é seu grande trunfo em relação a outros editores. Junto com a seleção de músicas, podemos alterar facilmente o fundo ou o tipo de som que se reproduz ao digitar. O restante das opções permite modificar a aparência e a fonte, bem como as informações exibidas na barra inferior: número de palavras, linhas, páginas, etc. Também é apreciado que inclui uma opção de salvamento automático.
ZenWriter está disponible en su página web a partir de 9, 21 euros, aunque no tiene versão em espanhol. Para quem quiser dar uma olhada, há também uma versão de avaliação de 15 dias que nos ajudará a decidir.
Site Oficial | ZenWriter
MetroTextual
Antes de passar para os editores de estilo de interface do usuário moderno, resta um aplicativo de desktop que vale a pena revisar porque ele tenta imitar as linhas de design promovidas pela Microsoft com o Windows 8. MetroTextualAinda é um editor muito básico, mas se destaca dos demais pelo aspecto visual.
A verdade é que não tem muitas opções nem gere muito bem a formatação do texto, mas é uma opção a ter em conta se procuramos a integração com o ambiente Modern UI sem sair do ambiente de trabalho. Também facilita o destaque da sintaxe de diferentes tipos de código. Está disponível gratuitamente através do site oficial.
Site Oficial | MetroText
Escreva
Editores de texto minimalistas não se saem melhor quando finalmente mudamos para a IU moderna.Na f alta de mais e melhores opções, vale destacar dois dos aplicativos gratuitos atualmente disponíveis na Windows Store O primeiro a destacar é o Write, um editor muito simples para focar exclusivamente na escrita.
Write não tem outras pretensões a não ser fornecer um ambiente adaptado ao Windows 8 onde você pode escrever sem distrações. De fato, na barra suspensa inferior, temos apenas as opções para abrir, salvar ou criar um novo documento. Nem possibilidade de configurar o ambiente nem o formato do texto. Escreva sem distrações e ponto final.
Baixar | Windows Store
Simply.Write
Simply Write representa a outra opção disponível na Windows Store. E, novamente, o mesmo que dissemos sobre o anterior pode ser aplicado neste segundo editor de estilo Modern UI.Texto na tela e opções para salvar e abrir o documento. As configurações mal deixam uma opção para aumentar o tamanho da fonte ou o espaço para escrita.
Baixar | Windows Store
"Roma não é feita em dois dias e muito ainda precisa ser feito para tornar os editores de interface do usuário modernos uma alternativa séria para seus rivais de desktopO O ambiente do Windows 8 parece propício a esse tipo de aplicativo, portanto, não seria surpreendente se víssemos opções melhores em breve. Mas, por enquanto, parece o próximo grande romance americano >."
Com certeza ficaram de fora outros editores de texto minimalistas a serem considerados, como o OmmWriter, um dos pioneiros cuja versão para Windows ainda não está disponível para download. Mas entre os que tive oportunidade de experimentar, WriteMonkey ou Q10 são as melhores opções se o que queremos é dedicar-nos a escrever sem que nada nos incomode.