Bing

"Microsoft está no caminho certo rumo à aplicação universal": Jagoba Los Arcos

Índice:

Anonim

Jagoba Los Arcos, nascido em Bilbao, é programador em tecnologias .NET com 14 anos de experiência. Atualmente é responsável pelo desenvolvimento do Tapatalk para Windows 8 e Windows Phone, e este ano foi reconhecido com a certificação Microsoft Active Professional 2014.

No Xataka Windows queríamos saber um pouco mais sobre ele, como ele chegou até a posição que está atualmente, e qual a opinião dele como desenvolvedor sobre Windows 8 e Windows Phone. Esperamos que você ache a entrevista interessante.

Xataka Windows: Você poderia nos contar um pouco sobre o caminho que você percorreu para chegar à posição em que está agora ?

Jagoba Los Arcos: Tudo começou em um hackathon que aconteceu em Bilbao no final de 2012. Era um fim de semana em o que pude conhecer outros desenvolvedores e conhecer o Windows 8 e o Windows Phone em primeira mão. Neste evento em que estivemos a aprender e a programar durante 2 dias, ganhei um Nokia Lumia 800. Devo dizer que até esse dia, o meu trabalho consistia em programar páginas web em ASP.Net, Javascript, HTML5, durante 12 anos .etc… e fiquei surpreso com o s alto fácil e a rápida curva de adaptação do meu conhecimento para programação para celular ou tablet.

Com esse recém-conquistado Lumia, me deparei com o principal problema da plataforma Windows Phone na minha opinião, ou seja, o SO para mim era fresco e novo, mas sofria com o inconveniente que os principais aplicativos que usei em meus telefones anteriores (eu usava Android e iPhone para estrias), eram mal implementados (Whatsapp, por exemplo) ou não existiam.É o caso do Tapatalk, um aplicativo que eu já usava há anos. Então, vendo que meu conhecimento de 12 anos de tecnologias .Net era facilmente aplicável ao telefone e que a API Tapatalk era aberta, decidi criar meu próprio cliente Tapatalk. Em algumas noites de trabalho, tive a primeira versão do Foroplex (nome que dei ao meu app) carregada na loja. Minha agradável surpresa foi ver que em poucos dias tinha vários milhares de downloads. Mas ele ainda tinha um problema; Embora a API do Tapatalk seja aberta, existem certos recursos como a lista de fóruns que suportam o Tapatalk que é privado, então tentei entrar em contato com o Tapatalk para ver se havia a possibilidade de obter acesso a esse diretório. Depois de várias conversas com os responsáveis ​​do Tapatalk, eles gostaram do meu aplicativo e decidiram não só me dar acesso, mas também me dar a oportunidade de tornar meu aplicativo o cliente oficial. Depois disso, tudo rolou. Colocando cada vez mais horas no desenvolvimento do cliente Tapatalk para Windows Phone, desenvolvendo a versão para Windows 8 e, por fim, transformando esse empreendimento noturno de codificação em meu trabalho atual em tempo integral.

Xataka Windows: Qual é a sua opinião como desenvolvedor e usuário do Windows Phone?

Jagoba Los Arcos: Acho que a plataforma tem muito a oferecer aos desenvolvedores e usuários, mas também tem o problema de ter alcançado um pouco tarde para a guerra dos sistemas operacionais móveis. Acho que quem já trabalhou com tecnologias .NET tem uma curva de adaptação muito rápida para conseguir traduzir seus projetos para o Windows Phone. Você tem a possibilidade de programar os aplicativos com HTML e Javascript, ou como no caso do Tapatalk, usar XAML+C diretamente. Por que XAML+C e não HTML+Javascript para fazer Tapatalk, se eu realmente vim da programação de páginas da web? Bem, simplesmente porque acho que XAML+C me dá mais poder e um aplicativo de execução mais rápida. Um aplicativo à primeira vista simples como o Tapatalk, mas realmente "nas entranhas" é complicado, pois tem que se conectar a vários servidores, quanto mais rápido melhor.

Windows Phone Store ainda é de segunda linha

A loja está crescendo rapidamente, mas ainda me dá aquela sensação de segunda categoria. Quero dizer. Por um lado, o esforço da Microsoft para trazer mais aplicativos para a loja levou a muitos aplicativos simples ou inúteis que apenas aumentam o número de aplicativos disponíveis. Por outro lado, você só precisa ver os anúncios de qualquer órgão oficial, empresa ou produto que fale sobre a disponibilidade de um aplicativo móvel. Este aplicativo raramente está disponível para Windows Phone.

Mais e mais usuários vão optar por um Windows Phone

De qualquer forma, acho que isso tende a mudar. A Microsoft, na minha opinião, está fazendo um trabalho formidável tanto com telefones de última geração quanto com os modelos mais básicos. Isso, junto com a atualização e otimização contínuas pelas quais o sistema operacional está passando, acho que fará com que cada vez mais novos usuários optem por um telefone com Windows Phone.Para dar um exemplo e sem querer entrar em muita polêmica, basta comparar um Lumia 520 com um celular Android de baixo custo. Acho que quem os segura nas mãos por 10 minutos vai ver a diferença e entender do que estou falando.

Xataka Windows: Qual é a opinião de outros desenvolvedores que você pode ter conhecido sobre o Windows Phone?

Jagoba Los Arcos: Uma das maiores desvantagens que estou encontrando é justamente a dificuldade de encontrar outros desenvolvedores Windows Phone. A Microsoft coloca à nossa disposição uma série de ferramentas, fóruns de discussão, eventos e chats onde você pode conhecer outros programadores. Mas a minha experiência pessoal é que sempre me deparo com programadores Android ou IOS que tentam se aproximar da plataforma Windows, mais por curiosidade do que por interesse ou necessidade real de portar aplicativos para a plataforma. É inconveniente, mas acho que também é uma oportunidade para outros programadores como eu, porque assim como fiz com o Tapatalk, acho que ainda existem muitos aplicativos que precisam estar presentes no Windows Phone e isso abre um mercado de trabalho ofertas para programadores.INTERNET.

E principalmente carregar jogos. Na minha opinião, os jogos impulsionam grande parte do negócio de dispositivos móveis, especialmente para usuários que usam um celular pela primeira vez, o que está se tornando cada vez mais cedo. É cada vez mais normal, gostemos ou não, ver as crianças que o que elas querem de presente é o primeiro móbile. Se o primeiro celular que um usuário tiver na vida for um Android, dificilmente ele mudará para iOS, se seu primeiro celular for um iPhone, dificilmente ele vai querer um Galaxy. E esse é o problema, se você der ao seu filho um Lumia como primeiro telefone que não tenha o último jogo social da moda, não importa quão bom seja o telefone ou quão bom seja o sistema operacional, ele não terá sucesso. E não ter jogos mobile, digamos “necessidades essenciais”, é um grande problema dessa plataforma. Hoje em dia se você não joga Candy Crush, ou Apalabrados, ou o jogo mais fashion do momento, você não é legal. E, infelizmente, muitos desses jogos não existem ou chegam atrasados ​​ao Windows Phone.Aqui eu acho que a Microsoft deveria se esforçar mais para trazer esses aplicativos para o Windows Phone para atrair esses novos.

Xataka Windows: Como você avaliaria a loja de aplicativos para Windows 8 e Windows Phone se focarmos no lado que os desenvolvedores você vê , como o processo de aprovação ou controles de qualidade? Existem diferenças notáveis ​​entre a loja do Windows 8 e a loja do Windows Phone ou a Microsoft segue a mesma política em ambas?

Jagoba Los Arcos: A Microsoft está tentando fundir as duas lojas em uma. No momento, para publicar seu aplicativo no Windows Phone e no Windows 8, você só precisa de uma conta de desenvolvedor. O processo de publicação é simples, e ultimamente os processos de aprovação que inicialmente demoravam cerca de 5 dias foram reduzidos em alguns casos para menos de 24 horas. Existe uma série de regras bem simples que devem ser seguidas para que sua candidatura seja aprovada sem problemas.E também, como mencionei antes, você pode enviar seu aplicativo com antecedência para o pessoal de suporte ao desenvolvimento da MS que terá o prazer de localizar possíveis bugs e dar sugestões para que seu aplicativo passe na aprovação da loja sem problemas.

Quanto à própria loja, há uma pequena diferença que espero que seja corrigida com o tempo. Para mim, o mais importante é a possibilidade de fazer upload de um aplicativo como Beta. Na Windows Phone Store, posso carregar um aplicativo como um Beta, adicionar os endereços de e-mail dos testadores beta que desejo permitir o download do aplicativo e os testadores beta recebem o aplicativo em seus telefones como apenas outro aplicativo. Nesse processo também não é necessário passar na aprovação da loja, então normalmente eu carrego um Beta com minhas alterações a cada 2 dias mais ou menos na loja e meus beta testers recebem no celular em 1 hora. Esse recurso não existe na loja do Windows 8 e dificulta muito o teste de campo do aplicativo antes de distribuí-lo na loja, pois tenho que enviar arquivos zip para os testadores e eles precisam instalar o aplicativo por conta própria. no Windows.Espero que eles adicionem esse recurso à Windows Store em breve.

Outra grande desvantagem de ambas as lojas é que, como desenvolvedor, não podemos entrar em contato com os usuários que deixam suas avaliações e comentários sobre o aplicativo. Isso é um grande problema, pois muitas vezes vemos comentários como “o aplicativo não funciona porque o fórum X não aparece” ou “não consigo entrar no fórum X”. Apesar de no Tapatalk termos vários mecanismos de suporte aos usuários, muitos usam apenas os comentários da loja, e não percebem que pouco ou nada podemos fazer por eles, pois não temos mais informações sobre o problema deles.

Xataka Windows: Se dependesse de você incentivar mais desenvolvedores a criar aplicativos para Windows Phone, o que você faria para conseguir isso?

A Microsoft está fazendo um ótimo trabalho com os desenvolvedores

Jagoba Los Arcos: Nesse sentido, acho muito bom o trabalho que a Microsoft está fazendo.Existem eventos e concursos quase todos os meses; existem programas de empréstimo de aparelhos para que você possa testar seus apps em celulares reais sem a necessidade de investir dinheiro na compra do seu próprio celular apenas para teste; existem muitas facilidades para poder colocar seu aplicativo na loja facilmente; Existem fóruns muito ativos onde você pode responder a perguntas e uma grande equipe de evangelistas a quem você pode fazer perguntas, enviar sua inscrição para revisão e avaliação antes de carregá-la na loja. Eu realmente acho que a Microsoft está fazendo de tudo para que os programadores se sintam confortáveis ​​em programar para a plataforma Windows Phone.

Xataka Windows: Vamos falar sobre o Windows RT. Ultimamente estamos vendo como a suposta fusão do Windows RT e do Windows Phone está se aproximando para fortalecer os dois sistemas, e este ano começarão a chegar tablets acessíveis com o Windows 8.1. Você acha que esta união é uma decisão sábia?

Jagoba Los Arcos: Do meu ponto de vista como programador, você está no caminho certo para a aplicação universal, e de fato com cada atualização de SO, Visual Studio e SDK facilita o compartilhamento de código entre diferentes plataformas. Não quero entrar em muitos detalhes técnicos, mas como exemplo, o aplicativo Tapatalk é dividido em duas partes. Uma parte do aplicativo, a encarregada de fazer as conexões com os servidores centrais do Tapatalk e com os diferentes plugins instalados em cada fórum, é exatamente o mesmo código tanto para Windows Phone quanto para Windows RT/8. A outra parte é aquela que desenha a interface do usuário no celular ou tablet, e isso é específico de cada sistema. Embora seja verdade que com a última atualização do SDK podemos criar uma interface de usuário válida para ambos os sistemas, da Tapatalk acreditamos que é melhor criar uma específica para Windows Phone e outra para tablets/desktops, adaptando a UI em cada caso às capacidades e resoluções do dispositivo.No entanto, com a última atualização 2.0 do Tapatalk para WP, tentamos unificar a navegação e a funcionalidade disponível em ambos os sistemas.

Microsoft está no caminho certo para a aplicação universal

Quanto aos tablets acessíveis, acabei de voltar de passar duas semanas em Xangai, encontrando meus colegas do Tapatalk na sede, e tive a chance de experimentar um tablet como o Emdoor EM -i8080 que pudemos para ver em Xataka Windows semanas atrás. Minha sensação não poderia ser melhor. Ter um dispositivo Windows pelo mesmo preço que você pode comprar um tablet Android é algo que eu acho que vai mudar o mercado no curto prazo e fará com que o usuário final comece a ver o Windows RT/8 com outros olhos. Não é difícil ver muitos comentários negativos sobre o Windows 8 e sua interface. Na verdade, o problema é que o usuário não testou essa interface em uma tela sensível ao toque.Depois de experimentá-lo, a área de trabalho clássica do Windows começa a não ser mais necessária. E se você vai poder jogar seus jogos de PC em um tablet de baixo custo, nem vou te contar. Já imaginou poder jogar LoL no seu tablet na cama de forma tão rica por apenas € 100? Bem, isso está prestes a cair.

Xataka Windows: Como a união de duas plataformas como essas afetaria uma empresa como a sua?

Jagoba Los Arcos: Como já comentei antes, acredito que cada dispositivo precisa de uma interface de usuário adequada ao tamanho e características do o dispositivo. Não acho que a abordagem que dou à programação do Tapatalk hoje mude muito. De qualquer forma, qualquer ajuda para deixar o código mais centralizado é sempre bem vinda.

Sobre Jagoba Los Arcos:

E até aqui a entrevista com Jagoba Los Arcos, a quem agradecemos por nos atender e responder nossas perguntas. Esperamos que tenha achado interessante.

Bing

Escolha dos editores

Back to top button