Bing

Como instalar e usar o LaTeX no Windows

Índice:

Anonim

Microsoft Word é a suíte de escritório por excelência. Com certeza todos vocês que estão aqui já usaram mais de uma vez, e também ouso dizer que alguns chegaram ao seu limite. E é que, embora tenha melhorado muito nas últimas versões, o Word ainda não tem poder suficiente para criar documentos científicos (principalmente matemáticos) muito longos, com muitas referências... Existe uma alternativa muito mais poderosa: LaTeX, e no Xataka Windows veremos como instalá-lo e utilizá-lo em seu sistema Windows.

Por que usar LaTeX? A principal vantagem é esquecer completamente o formato e o design do documento: apenas escrevemos e o sistema se encarrega de gerar um documento bem desenhado e com aspecto profissional Há também, claro, o poder que ele oferece: desde embalagens para fazer desenhos até outras para criar partituras. Além disso, existem milhares de recursos na Internet que você pode aproveitar, como modelos para criar seu currículo. E o mais importante: se você não gostar de algo, você pode mudar, até mesmo o editor: os arquivos .tex são texto simples, então não há problema em usar qualquer alternativa que você encontrar.

Claro que LaTeX também tem suas (muitas) dificuldades Você encontrará erros que impedem a geração do documento, momentos em que o O compilador não faz o que você quer que ele faça e, ainda por cima, não explica o porquê, e você levará mais tempo para escrever documentos desde que você não tenha pegado o jeito (uma vez você domina, você escreve muito mais rápido). Muitas pessoas desistem quando veem que para deixar algo em negrito você tem que digitar \textbf{bold text}. É por isso que só vale a pena aprender LaTeX se você for criar documentos que exijam mais do que o Word pode oferecer.

Como instalar LaTeX: MikTeX

Se você ainda não pirou, vamos instalar o LaTeX. Esta etapa é muito fácil: basta baixar e instalar MikTeX, a distribuição LaTeX que inclui compiladores e pacotes LaTeX. Também inclui um gerenciador de pacotes para download fácil da Internet.

A instalação não tem complicações: clique em next aceitando os termos da licença quando solicitado (é um software livre, nada estranho) e quando Eu terminei, tudo estará feito. Caso prefira não instalar nada em seu sistema, o MikTeX também possui uma versão portátil, que você também pode descompactar em USB para levar sempre com você.

Editores LaTeX: TeXStudio ou LyX

É certo que o LyX não é exatamente o editor de texto mais bonito que existe.

Depois de tudo instalado, precisamos do editor Aqui existem muitas opções: algumas especializadas como TexMaker, TeXnicCenter, TeXWorks; ou editores mais genéricos como Sublime Text, Vim ou Emacs (boa sorte se você planeja usar um dos dois últimos). No entanto, vamos destacar apenas dois: LyX e TeXStudio.

"

O primeiro é projetado para facilitar as coisas. LyX é definido como um editor What You See Is What You Mean (WYSIWYM), escrevemos como se estivéssemos no Word, sem ter que digitar nenhum comando adicional. Com exceção de alguns detalhes, como referências, vemos o que veríamos no documento final: fórmulas, cabeçalhos, imagens…"

O único problema com o LyX é que ele é bastante limitado. É uma boa maneira de criar documentos simples e bem formatados sem se preocupar com os comandos internos do LaTeX, mas se você está procurando algo mais, o LyX é complicado e fica aquém.Portanto, se você ainda está conosco, vejamos um editor mais poderoso: TeXStudio

Este editor é muito bom se você está começando ou se você já tem mais experiência com LaTeX Por um lado, ele é rápido acesso a todas as funções do LaTeX (símbolos, tabelas, gráficos...) e assistentes para facilitar as coisas. Por outro lado, tem gestão de bibliografia, preenchimento automático personalizável, esquemas de cores, painel de pré-visualização de PDF e gestão automática de documentos separados em vários ficheiros.

E agora que?

Agora temos tudo instalado em nosso computador, então só precisamos começar a escrever Para começar a aprender LaTeX eu recomendaria os Wikilivros página (em inglês) ou, se preferir em espanhol, uma introdução ao sistema criado pelos professores da UPM. A (não tão) breve introdução ao LaTeX2e (link em espanhol) também é um bom recurso, embora talvez muito longa se você quiser começar a escrever rapidamente.

"

E depois de dominar todos os fundamentos, se você quiser ir um pouco mais longe, eu recomendaria o LaTeX2e para os criadores de classes e pacotes aprenderem como desenvolver seus próprios comandos e pacotes; o fórum TeX.SX, da rede Stack Exchange, para tirar suas dúvidas; e a documentação de cada pacote (acessível digitando texdoc nomedopacote na linha de comando ou no menu Executar >."

Esperamos que este artigo ajude você a despertar sua curiosidade por um sistema de edição diferente Claro, não é para todos e em muitos casos O Word é suficiente e mais do que suficiente para documentos sem muitas complicações, mas nunca é demais conhecer outra maneira de fazer as coisas. Como sempre, se você tiver dúvidas ou sugestões, podemos discuti-las nos comentários.

Bing

Escolha dos editores

Back to top button