Bing

É assim que a Microsoft pretende fechar a "lacuna de aplicativos" entre o Windows Phone e o Android/iOS

Índice:

Anonim

Embora o ecossistema de aplicativos do Windows Phone tenha crescido notavelmente desde seu lançamento há mais de 4 anos, esse crescimentoainda não foi suficiente para alcançar plataformas como iOS e Android. A prova disso é que enquanto no Windows temos alguns 527.000 aplicativos, incluindo Windows Phone e Windows 8, no Android e iOS existem 1,3 milhão de aplicativos disponíveis (incluindo, para ser justo, aplicativos para smartphones e tablets).

Antes disso, alguém poderia argumentar que muitos desses 1,3 milhão de aplicativos correspondem a calculadoras, lanternas e títulos semelhantes de baixa qualidade. Mas também é verdade que, hoje, ainda existem alguns aplicativos relevantes que não estão disponíveis no Windows Phone (é o caso do Snapchat, por exemplo agora ). Também temos o problema de que os aplicativos que estão disponíveis muitas vezes não são atualizados com frequência suficiente, devido ao menor interesse dos desenvolvedores na plataforma Microsoft (Twitter, Instagram).

"
A Microsoft tem claro que o problema do aplicativo persiste, e por isso está preparando uma série de medidas para fechar de vez o gap entre o Windows e outras plataformas"

E a esses 2 problemas acrescentaria outro: o caso das as aplicações associadas a serviços, criadas por lojas, bancos, governos e instituições para facilitar seu uso e que, na maioria dos casos, estão disponíveis apenas para iOS e Android.

Tudo isso cria um círculo vicioso em que o Windows Phone encontra dificuldade para aumentar sua cota devido à f alta de alguns aplicativos que usuários usuários estão interessados ​​e, ao mesmo tempo, os desenvolvedores não criam mais aplicativos porque a cota do sistema é muito baixa.

"

No entanto, a Microsoft está ciente de que esses problemas existem e ainda não foram resolvidos. Por isso, segundo nos conta Mary Jo Foley, estão a preparar uma série de medidas para inverter a situação e fechar de vez a lacuna de candidaturas>"

Um deles tem a ver com os aplicativos universais, que embora estejam atualmente disponíveis como uma ferramenta para desenvolvedores, será aprimorado no Windows 10, buscando tornar ainda mais fácil escrever o código do aplicativo uma vez e fazê-lo rodar bem em todas as plataformas da Microsoft ( smartphones, tablets, PCs e console ).

"

Se somarmos a isso que em aplicativos modernos do Windows 10>o retorno esperado ou lucratividade do desenvolvimento para Windows aumentará significativamente graças à chegada deste novo sistema operacional. Isso por si só deveria ser motivo suficiente para muitos desenvolvedores que ainda não estão trabalhando no ecossistema da Microsoft mudarem de ideia."

"Um Dream Team encarregado de recrutar desenvolvedores"

Além disso, Redmond está preparando mudanças mais drásticas no nível organizacional. Especificamente, eles procurarão concentrar esforços em seu ">Developer Experience Team, e adicionarão muitas pessoas que até agora trabalhavam em outras áreas relacionadas da empresa.

A Equipe de Experiência do Desenvolvedor será ordenada a fazer mudanças em sua estratégia, a fim de atrair mais desenvolvedores independentes, start-ups e estudantes que não estão desenvolvendo aplicativos para Windows 8 ou Windows Phone.

Haverá uma equipe dentro da Microsoft dedicada exclusivamente a recrutar, um a um, desenvolvedores independentes, start-ups e estudantes que não estão desenvolvendo aplicativos Windows atualmente.

Esta mudança consiste em passar de uma estratégia de compra de aplicações populares, juntamente com a promoção da plataforma Windows de uma forma bastante geral, para uma em que desenvolvedores são perseguidos um a um , procurando recrutá-los dando-lhes atenção e tratamento personalizado.

"

Redmond quer que esta equipe (a Equipe de Experiência do Desenvolvedor) se torne um consultor confiável>ajudando-os a promover, vender e monetizar por suas criações nas plataformas Microsoft (iniciativas como suporte para pagamento por meio de operadoras móveis são enquadrados nesta linha)."

Além disso, todos esses esforços também visarão que os desenvolvedores usem a infraestrutura e as ferramentas da Microsoft, como Office 365 e Azure.

Plano B: aplicativos Android no Windows 10

"

Sem contradizer o que foi dito acima, Mary Jo Foley também afirma que a ideia de permitir que Android aplicativos rodem dentro do Windows ainda vive dentro da Microsoft, mas apenas na forma de um plano B>"

Em uma nota pessoal, acho que seguir o último caminho seria uma das piores decisões que Redmond poderia tomar, principalmente porque significar a morte do Windows Phone como plataforma diferenciada: se os aplicativos Android já funcionam diretamente no Windows Phone, por que alguém se incomodaria em criar um aplicativo nativo para o sistema operacional da Microsoft? Além disso, é um movimento que prejudicaria os desenvolvedores que investiram tempo e recursos para criar experiências personalizadas no Windows e, ainda por cima, é provável que a experiência de usuário que esses aplicativos forneceriam seria bastante pobre, trabalhando em um ambiente diferente de seu sistema nativo.

"

Por tudo isso, esperamos que em 2015 outras medidas da Microsoft sejam suficientes para diminuir a lacuna de aplicativos>"

Via | ZDNet Em Xataka Windows | Para onde vão os aplicativos no Windows 8? Sobre o estado da Windows Store e seu futuro

Bing

Escolha dos editores

Back to top button