Microsoft apresenta o Projeto Spartan
Tendo aparecido quase do nada nas últimas semanas, Spartan surgiu hoje no evento da Microsoft no Windows 10. A nova web de Redmond navegador é uma das surpresas que acompanharão o futuro Windows, oferecendo uma alternativa ao Internet Explorer fora dos mesmos escritórios. E uma alternativa mais que interessante.
Construído na plataforma Windows Universal Apps, Spartan é um navegador da web moderno projetado para todos os dispositivos, tanto PCs quanto tablets ou celulares. Possui uma interface limpa e novas funcionalidades que visam não só tirar partido deste conceito multi-dispositivo, como também disponibilizar ferramentas para trabalhar na web.
Três são as principais funcionalidades que a Microsoft revelou até agora. A primeira é a incorporação de uma ferramenta diretamente no navegador que permite adicionar notas em qualquer página, seja com um stylus, com os dedos ou mesmo com o mouse e teclado . Para fazer isso, a Spartan mantém uma versão congelada da web que nos permite capturar todas as nossas edições e facilita o compartilhamento de fragmentos e capturas com nossos contatos.
A segunda funcionalidade é algo necessário para um novo navegador. Em Redmond, eles também entenderam como consumimos informações hoje e adicionaram ao Spartan um modo de leitura que destaca o conteúdo e permite salvar artigos na lista de leitura para leia-os a qualquer momento. Estes serão consultáveis offline e serão sincronizados entre os dispositivos.
E ainda por cima, a terceira funcionalidade não poderia ser outra senão a integração da Cortana no navegadorA Spartan contará com o assistente pessoal para nos mostrar informações de interesse na barra de endereços e nos auxiliar em nossas buscas. A Cortana também reconhecerá os sites sobre os quais possui informações e exibirá seu avatar para nos permitir acessar informações adicionais sobre ela, como o endereço de um restaurante ou imagens do local.
A coisa promete muito. A pena é que talvez ainda tenhamos que esperar um pouco para ver Spartan trabalhando em nossas máquinas. No momento, o navegador não estará em compilações futuras e ainda teremos que esperar alguns meses para testá-lo.