Projeto Spartan já está entre nós
Índice:
Projeto Spartan já está entre nós, apenas algumas horas atrás, informamos sobre sua chegada e já é um material tangível e utilizável realidade para todos os usuários que receberam a versão mais recente do Windows 10. Mas o que realmente funciona e o que não funciona na primeira e ainda não versão final deste navegador?
Aqui vamos mostrar nossas primeiras impressões depois de um tempo explorando o novo Spartan. Esta não é uma análise aprofundada, cuidaremos disso quando estivermos testando por alguns dias, mas uma prévia com as primeiras sensações que nos deixou este navegador assim que começamos a colocar as mãos nele.
Aparência minimalista
Minimalismo, o grande protagonista
A primeira coisa que chama a atenção é o o minimalismo extremo do design do navegador, com visual angular e clean, mostra as abas com os sites abertos na parte superior , a barra de endereços e, se a ativarmos, a barra de favoritos.Na parte superior esquerda encontramos as opções para adicionar uma página aos favoritos ou salvá-la na lista de leitura, e um botão para gerenciar esses dois aspectos, bem como downloads e histórico, que não são ainda estão habilitados. Também encontramos a opção de escrever, salvar e compartilhar notas em um site, o relatório de erros e as opções.
As opções
Spartan chegou pouco opções e por exemplo, embora nos permita salvar e gerenciar nossos favoritos, ainda não Não há nenhuma opção para importá-los de outros navegadores.Além disso, embora o modo de leitura salve corretamente nossos artigos, a opção de leitura off-line também não funciona.
No painel de configuração encontramos as opções para exibir a barra de favoritos, escolher nossa página inicial e ativar ou desativar vários elementos , como navegação por símbolos de interação, bloqueio de pop-ups e cookies, solicitações de não rastreamento ou proteção contra sites maliciosos.
As sugestões de pesquisa e a integração com a Cortana ainda estão desativadas
Também encontraremos outras opções para escolher o tamanho da fonte e o estilo da visualização de leitura, excluir dados de ativação ou prever a página que visitaremos para carregá-la com antecedência. Também existem algumas opções que ainda estão desativadas, como mostrar sugestões de pesquisa ou integrar a Cortana ao Project Spartan.Por fim, um aspecto muito interessante dentro do painel de configuração é a presença bem visível de uma seção de plug-ins, na qual teremos a opção deativá-los ou desativá-los facilmentee sem entrar em nenhum tipo de menu extra. Isso promete facilitar muito as coisas para nós no futuro, embora apenas o Adobe Flash Player esteja presente no momento.
Desempenho e primeiros benchmarks
Nossas primeiras sensações ao navegar foram boas, muito boas, e Não tivemos problemas de carga ou fluidez De fato Parece para nós que em alguns casos conseguiu carregar alguns sites até um pouco mais rápido do que quando o fazemos com outros navegadores, embora possa ser algo lógico considerando que ainda está bastante nu.
Mas como essas avaliações são bastante pessoais, relativas e pouco objetivas, queríamos submeter Spartan a alguns primeiros benchmarksNo primeiro, o Octane do Google, saiu-se bem com uma pontuação de 31042 pontos, superior aos 30740 do Firefox e ligeiramente inferior aos 32160 do Chrome.
Os primeiros resultados em bancadas de teste mostram que ainda há um longo caminho a percorrer.
Nos próximos dois testes, as coisas mudam e não teve resultados tão bons No benchmark Webmonkey Stopwatch, o Spartan carregou em 4466 milissegundos em comparação com 2179 para Firefox e Chrome 3335, enquanto no Kraken JavaScript Benchmark da Mozilla alcançou tempos de 1102,6ms +/- 3,2%, quando o Firefox atingiu um tempo de 1040,6ms +/- 4,7% e o Chrome uns espetaculares 936,4ms +/- 1,2%.Se você acha que devemos aplicar um benchmark mais confiável, ou analisar um ou outro aspecto mais específico do navegador, estamos abertos a todas as suas sugestões e usaremos esses dados para editar esta entrada ou para uma análise mais aprofundada .
No Xataka Windows | Já podemos experimentar o Spartan graças a esta nova versão do Windows 10