Conheça o Greenshot
Por padrão, Windows nos oferece várias maneiras de fazer screenshots. O mais comum é pressionar a tecla Print Screen e colar a captura de tela em outro aplicativo, como Paint ou Word, onde podemos editá-la, recortá-la e salvá-la.
Também temos a Ferramenta de recorte, incluída no sistema, que permite selecionar imediatamente uma área específica para capturar (em vez de tirar uma captura de tela completa). E no Windows 8, a combinação WIN + Print Screen também foi adicionada, o que salva automaticamente uma captura de tela inteira na pasta Imagens.
Cada método tem seus prós e contras, mas a verdade é que todos ficam um pouco aquém em termos de versatilidade, pois nos forçam a passar por muitas etapas adicionais para executar tarefas básicas (por exemplo, carregar uma captura de tela na web e compartilhá-la ou obter um instantâneo de dimensões específicas).
"O Greenshot chega bem perto do que poderia ser o melhor aplicativo para tirar screenshots." "Até dois meses atrás, eu usava VVCap para compensar essas deficiências, mas o aplicativo fechou>Greenshot graças a este artigo de Javier Merchán em Hipertextual ."
Greenshot chega bem perto do que poderia ser ">muitas opções de configuração, mas ao mesmo tempo mantém um enorme simplicidade em seu uso.
Podemos invocá-lo simplesmente pressionando a tecla Print ScreenIsso abrirá uma interface que nos permite tirar screenshots com precisão graças a uma lupa integrada , e indicando as dimensões exatas da imagem. Ao terminar de selecionar a área, um menu contextual será exibido para escolher para onde exportar a imagem. Podemos deixá-lo na área de transferência, enviá-lo para impressão, para um aplicativo do Office (incluindo o OneNote) ou para qualquer um dos programas de edição de imagem que tenhamos instalado.
Greenshot também integra-se com serviços da web, como Flickr e Imgur , permitindo-nos carregar nossas capturas com um único clique e obter instantaneamente um URL para compartilhar da área de transferência. Além disso, um histórico das imagens carregadas é salvo, o que permite copiar uma URL específica em outro momento, mesmo depois de termos carregado outras imagens ou substituído o conteúdo da área de transferência.
Você também pode enviar sua captura de tela para um editor de imagens integrado ao Greenshot, que fornece opções básicas de edição, como digitar texto, desenhar linhas , sublinhar e aplicar efeitos simples, podendo posteriormente exportar o resultado para outra aplicação, fazer o upload para um serviço web, ou simplesmente salvá-lo.
Além disso, o Greenshot também inclui outros atalhos de teclado, que permitem tirar fotos em tela cheia (Ctrl + Print Screen) , da janela atual (Alt+ Print Screen), ou de uma página inteira no Internet Explorer (Ctrl+Shift+Print Screen). Você pode até editar esses atalhos ou até mesmo tirar screenshots do próprio menu Greenshot na bandeja de notificação e, assim, poder selecionar imediatamente a janela ou guia que deseja capturar.
O melhor de tudo, Greenshot é totalmente gratuito, nem inclui (embora os desenvolvedores nos peçam uma contribuição voluntária para manter e melhorar o aplicativo), além de não consumir muitos recursos do sistema.Considerando tudo, quase não há razão para não dar esta excelente ferramenta
Link para Download | Greenshot