VLC chegará como um aplicativo universal para o ecossistema Windows 10
Ontem o protagonista foi o Quicktime após a confirmação do não suporte por parte da Apple de forma a resolver os graves problemas de segurança que surgiram. Um revés para muitos usuários, com certeza, mas pelo menos podemos contar com alternativas muito melhores, como é o caso do VLC, o reprodutor de mídia mais popular.
E graças às informações oferecidas por Thomas Nigro em seu blog, já temos notícias sobre a versão iminente do VLC que estava sendo preparado e que aparentemente chegará na forma de um aplicativo universal (UWP) a todo o ecossistema do Windows 10.
Desta forma podemos usar o VLC em qualquer dispositivo com Windows 10, embora a chegada aos diferentes dispositivos possa ocorrer em diferentes períodos devido ao processo de adaptação que cada um deles pode exigir.
E nesse sentido, para abrir o apetite, indica algumas datas indicativas em que o VLC atingiria cada faixa, seja Windows 10 Mobile , Windows 10 para PC, Xbox One, Hololens ou IoT.
No caso de Windows 10 Mobile poderemos ter o beta do VLC a seguir semana , sim, apenas no caso de telefones que possuem o Redstone Insider Preview, pois com outras versões ainda está dando problemas.
Como nota de esclarecimento, os dispositivos que executam Windows 8 ou Windows 8.1 muito em breve não serão mais suporte receber suporte para a versão atual do VLC, aguardando em maio a atualização mais recente para esta versão do sistema operacional.
Se você é um usuário de Windows 10 para PC você deve saber que haverá um beta, mas será fechado privado e chegará no início de maio, esperando que uma versão pública possa sair no final do mesmo mês
Xbox One com Windows 10 é outro assunto, já que o VLC para o console da Microsoft ainda está em estágio inicial de desenvolvimento, algo dá nós uma data de partida estimada que colocadurante o verão.
Algo semelhante está acontecendo com a Internet das Coisas (IoT), que também atrasará sua chegada, falando neste caso de aparelhos como Raspberry 2 e 3, sendo os Hololens que por enquanto estão na fila da esquerda em termos de prazos, já que o desenvolvimento do VLC para Microsoft VR ainda não começou, então eles nem se atrevem a dar prazos
Tudo indica que vamos nos deparar com uma versão do VLC muito semelhante à atual, com funções quase idênticas, em entrada mínima, pois com o passar do tempo espera-se que outras funções adicionais sejam implementadas como o suporte para Continuum, a inclusão do modo Picture in Picture (para explorar nosso coleção durante a reprodução do vídeo) ou suporte para Chromecast, entre outros.
Via | Blog de Thomas Nigro