Dados de navegação no Windows também podem ser expostos se você usar aplicativos Trend Micro
Índice:
Cada dia que passa nos preocupamos mais com a privacidade de nossos dados, principalmente quando vemos como as brechas de segurança são cada vez mais numerosas e as informações relacionadas à nossa pessoa e aos nossos hábitos diários circulam mais alegremente sem que saibamos.
Recentemente, repetimos o alerta que as televisões Vizio usarão para tentar compensar a coleta indiscriminada de dados em suas televisões. Pode parecer apenas um caso e nada poderia estar mais longe da realidade, pois agora é hora de falar de mais um caso de coleta de dados, fato que neste caso não não afeta os computadores que executam o Windows.
MacOS e Windows
A empresa responsável é a Trend Micro, que através dos diferentes aplicativos que possui, tem coletando informações de nosso navegador e enviando-as aos seus servidores. E tudo, claro, sem o nosso conhecimento e sem o nosso consentimento, pelo menos aparentemente.
Em princípio, apenas os usuários da Apple na linha Mac foram afetados e, de fato, os aplicativos Trend Micro voaram da App Store (Dr. Cleaner, Dr. Antivirus, App Uninstall…) . E agora reclamações apareceram e cresceram rapidamente referindo-se ao ecossistema Windows.
Aparentemente, ou assim afirma o usuário do Twitter Ben Fox, aqueles que têm aplicativos Trend Micro para Windows também foram submetidos a esta práticaentão não edificante.O motivo é que, como você revela em sua conta, o aplicativo Trend Micro se comunica com os mesmos domínios que seu aplicativo macOS usa para obter o histórico do navegador. A versão do Windows também envia parâmetros como 'mac_os_version' e 'mac_identifier_model'.
Dados que chamam a atenção, já que a empresa na nota publicada em seu blog fala apenas sobre MacOS e não menciona Windows. Uma ausência que, segundo Fox, se deve ao fato de ter sido removida a linha onde a Trend Micro diz que seus produtos Windows não possuem esse recurso.
O objetivo desta coleta de dados foi para determinar se um usuário encontrou recentemente _adware_ ou outras ameaças em seu computador e com base no informações recebidas, aprimorar sua gama de produtos. Na verdade, de acordo com a empresa, os usuários deram seu consentimento no EULA (contrato de licença de usuário final) ou licença de usuário final.Apesar disso, eles agora afirmam que vão parar de coletar dados:
Claro, através da nota publicada em seu blog eles deixam claro que não, que os dados não foram enviados para um servidor localizado na Chinae que seu destino era um servidor baseado nos EUA hospedado pela AWS e gerenciado e controlado pela Trend Micro.
O que está claro é para usuários de Mac e aparentemente Windows, que os dados saíram do computador, mesmo aqueles gerados antes da instalação do aplicativo .
Mais informações | Fonte Trend Micro | Twitter no Xataka Windows | Uma nova vulnerabilidade ainda não corrigida coloca em risco a segurança de todo o mercado de PCs com Windows