Chrome reconsidera: no Chrome 70, os usuários poderão interromper o login forçado
Índice:
Uma das notícias que mais levantou poeira nas últimas horas está relacionada ao Google e a polêmica que ele levantou, por outro lado, na política de acesso forçado. Uma prática que põe em causa a privacidade e a segurança dos nossos dados quando queremos aceder a algum dos serviços Google que requerem registo. Usuários em pé de guerra
Já antecipamos; ao acessar o Gmail ou o YouTube, para dar apenas dois exemplos, o navegador faria login automaticamente com nossa conta. Um golpe, principalmente quando usamos um computador que não é o habitual e isso tem feito com que, após reclamações dos usuários, o Google acabe desistindo.
Uma decisão controversa
Será com o Google Chrome em sua versão 70 quando esta prática for revogada… mas é melhor explicarmos com atenção, pois o processo não é tão simples como muitos podem pensar.
Com o Chrome 69 ao entrar em qualquer um dos serviços _made in Google_ um login forçado foi causado. O sistema detecta quando _logamos_ e carrega automaticamente todo o nosso perfil, sem nos perguntar sobre isso.
Segundo o Google, trata-se de uma medida que visa melhorar o funcionamento do sistema. Segundo especialistas, é uma medida que oferece alto risco em termos de integridade de nossos dados.
Fazendo backup
"Tanto que do Google não demoraram a tomar providências sobre o assunto e desfizeram o que até poucas horas atrás era sua máximaO Google anunciou em seu blog que no Chrome 70 esse recurso pode ser removido pelo usuário. Um novo recurso chamado login do Chrome."
Para fazer isso eles adicionaram um atalho dentro do painel Configurações em Privacidade e segurança pelo qual os usuários podem desabilitar o início da sessão da web com login baseado em navegador. Esta novidade deverá chegar com o Chrome 70, embora no Google Chrome Beta, nessa versão 70, ainda não esteja implementada."
Além disso, temos que esperar para ver se o Google é corajoso o suficiente para definir esta opção como desativada por padrão, ou será os usuários que terão que mover manualmente o seletorpara desabilitar esta opção."
Além disso, a empresa americana esclareceu como gerenciam os cookies, e sabe-se que apesar de usarmos o opção de exclusão de _cookies_, o sistema armazena os correspondentes aos serviços do Google. É verdade que apagou os outros, mas esses, os do Google, permaneceram in alterados.
Teremos que esperar que o Chrome 70 chegue ao público para ver se as promessas do Google se cumprem. Como você já sabe, ser forçado a fazer login no seu perfil do Google será algo com o qual você terá que se acostumar.
Fonte | Google