Chega o Chrome 70: um compromisso com os aplicativos PWA
Índice:
Progressive Web Applications são uma das tendências que estamos vendo nos últimos meses. Muitas vantagens e pouquíssimos inconvenientes fizeram com que esse tipo de aplicativo acabasse desbancando os aplicativos tradicionais e, no caso da Microsoft, os Aplicativos Universais.
E a Google aderiu a esta tendência com o lançamento do Chrome 70, uma versão do seu navegador web que agora vai permitir a instalação de Progressive Web Applications na área de trabalho do Windows 10. Mais uma ferramenta para aprimorar a Microsoft Store descafeinada no que diz respeito aos aplicativos.Mas o Chrome 70 não é apenas aplicativos PWA, é muito mais.
Agora, ao baixar e atualizar o Google Chrome para a versão mais recente, teremos acesso à possibilidade que nos permite instalar Aplicações Web ProgressivasSe cumprirem certos requisitos, podem ser instalados no Windows diretamente do Chrome.
Podemos começar a usar um PWA no Chrome e se nos convencer, instale-o em nosso computador. Para fazer isso esses aplicativos oferecem um aviso em forma de notificação informando sobre a possibilidade de realizar esta instalação.
Uma vez instalados, eles começam a rodar em uma janela do Chrome com o visual e a interface semelhantes ao que podemos encontrar em um aplicativo tradicional. Além disso, estes Aplicativos da Web Progressivos agora estão integrados à Central de Ações permitindo que as notificações façam parte do sistema de notificação nativo do Windows 10."
Melhorias de segurança
Outra das melhorias de que já falamos é a que permite desabilitar o login automático no navegador, uma funcionalidade que foi lançado no Chrome 69 e causou grande agitação.
Além disso, com o Chrome 70 está chegando uma melhoria para o Windows que permitirá identificação em páginas da web compatíveis com sistemas de identificação com base no uso de impressões digitais como um extra para melhorar o processo de acesso.
As páginas iniciais do HTTP agora estão mais encurraladas. Nesta versão do Chrome, ao tentar entrar em uma página HTTP, veremos um aviso que não passa despercebido. Um símbolo de triângulo vermelho ao lado do texto “Não é seguro”.
O suporte AV1 está aqui
Google adiciona suporte para AV1 no Chrome 70, codec que se destaca pela eficiência, sendo até 30% mais eficiente que VP9. O YouTube é também a arma que tem para promover a utilização desta alternativa.
"Se você quiser verificar se a atualização do Chrome está disponível, basta pressionar o botão de menu (botão de hambúrguer) no canto inferior direito , procurando a seção Help>"