Os dias dos Aplicativos Universais (UWP) estão contados para muitos e os PWAs já estão aqui para substituí-los
Índice:
Recentemente, falamos sobre um novo lançamento da Microsoft que faria uso de aplicativos universais UWP para trazer uma atualização para um aplicativo tão importante quanto o OneNote. Um movimento que nos chamou a atenção na época
E longe de ter um futuro promissor, os dias das aplicações universais estão contados. E não de agora, mas desde o momento em que o Windows no celular começou seu lento declínio Além disso, em paralelo, durante a ladeira, apareceram os Aplicativos da Web Progressivos, o substituto natural para UWPs.
Um rei morto, rei estabelecido
Uma visão compartilhada por muitos usuários que também é acompanhada por Paul Thurrott, que afirma que os Aplicativos Universais não têm futuro, prevendo o próximo fim deste tipo de empreendimento.
O motivo é claro. Por um lado, as UWPs chegaram para facilitar o desenvolvimento de aplicativos funcionais tanto no Windows 10 quanto no Windows Phone. Passado este segundo, desaparece o objetivo principal deste tipo de desenvolvimento.
O que costumava ser seu motor, a base de sua operação, agora é mais um empecilho, especialmente quando os Aplicativos Web Universais oferecem a mesma coisa e, por sua vez, se beneficiam menor custo de desenvolvimento, tanto em tempo quanto no trabalho investido.
Aplicativos PWA (Progressive Web Applications) estão se tornando cada vez mais comuns e, de fato, até vimos uma página da web para mergulhe para obter o aplicativo que estamos procurando.
Algo que contrasta com os esforços recentes da Microsoft para promover o uso de UWPs. Eles tentaram facilitar o acesso dos desenvolvedores às APIs, à geolocalização, ao uso da IA, mas o futuro das UWPs não mudou
Desenvolvedores vêem os UWPs como um esforço extra para levar seus aplicativos a um público muito específico e isso não é atrativo quando podem, Com menos trabalho, oferecer uma versão PWA que alcance mais clientes.
Fonte | Thurrott Via | Imagem de capa do Windowsunited | Flickr