Maus tempos para Cortana: Microsoft confirma que vai removê-la do iOS
Índice:
Num cenário em que existe uma concorrência cada vez mais acirrada entre os diferentes assistentes virtuais do mercado, ou seja, Siri, Google Assistant e Alexa acima de tudo, parece que quem não fez o dever de casa a tempo será mais do que difícil conseguir o pedaço de bolo E é isso que acontece com a Microsoft com a Cortana.
A empresa americana está hesitando há meses com seu assistente e aparentemente a decisão foi tomada. É o que se pode deduzir da declaração da Microsoft por meio de uma de suas páginas de suporte, na qual afirma que teria pensado em remover o aplicativo Cortana da Google Play Store e da App Store, bem como a sua integração na aplicação Microsoft Launcher para Android.
Tchau Cortana, tchau
A Microsoft não soube ou não conseguiu desenvolver a Cortana de forma que ela se impregnasse entre os usuários e isso apesar de ter um gigantesco parque de computadores nos quais a Cortana já vinha instalada como padrão. A integração da Alexa no Windows 10 já era um mau presságio e parece que o futuro parece mais do que negro
De fato, Cortana é uma assistente raramente usada pelos usuários. Vimos como a Cortana foi separada da barra de pesquisa, como você poderia escolher o assistente para usar, como a Microsoft pensou em ambientes profissionais para focar no uso da Cortana e agora isso.
De acordo com o artigo citado acima, A partir de 31 de janeiro de 2020, a Cortana desaparecerá dos dispositivos móveis com iOS e Android, o que equivale a um desaparecimento total na realidade.Coincidindo com essa data, a Microsoft atualizará seu aplicativo Microsoft Launcher para remover a integração com a Cortana. A única esperança, conforme declarado no MSPU, é que a eliminação não afete todos os mercados. Na verdade, por enquanto eles só encontraram referências nos sites da Microsoft na Austrália, Canadá e Reino Unido.
Esta é a Comunicação da Microsoft em que relatam o movimento que vão fazer:
Microsoft quer restringir o uso da Cortana aos aplicativos de produtividade do Microsoft 365 e remover sua presença. Um movimento que pode ser arriscado se não correr bem e que pode significar o fim definitivo da Cortana.