Bing

Você usa o Avast no seu computador? Bem, seus dados estiveram à venda e seu anonimato foi notado por sua ausência

Índice:

Anonim

A privacidade e a utilização que se faz dos nossos dados é algo que nos preocupa cada vez mais. Um tema que surge quando falamos de qualquer sistema que se conecta à rede e que necessita de coleta de dados para oferecer seu funcionamento adequado. A integridade da informação que nos diz respeito é mais questionada do que nunca

O problema surge quando um programa ou aplicativo que deveria nos proteger, pode estar jogando com dois baralhos e nas nossas costas, colocando os dados que coleta para venda nas mãos do maior lance.É o que dizem em uma investigação realizada pela Motherboard e PCMag na qual revelam que Avast vendeu dados coletados de usuários para empresas terceirizadas

Avast no centro das atenções

"

Caso haja alguém que não saiba, o Avast é um dos programas antivírus mais populares e de propriedade do mesmo grupo que possui o AVG, outra alternativa para nos proteger>de ameaças externas e spyware mas… quem vigia a polícia?"

Segundo pesquisas realizadas pela Motherboard e PCMag, tanto a Avast quanto a AVG vêm realizando um estudo sobre a atividade dos usuários que possuem uma dessas soluções instaladas. O software espiou os movimentos dos usuários na rede para depois vendê-los como dados anônimos a terceiros.

Estes dados são anônimos como nunca são vinculados ao nome, endereço de e-mail ou endereço IP de uma pessoa A cada histórico do usuário é atribuído um identificador chamado ID do dispositivo que não desaparece até que o usuário desinstale o antivírus Avast.

De acordo com a investigação, empresas como Google, Microsoft, PepsiCo, Yelp, Home Depot, Expedia, Intuit, Keurig, Condé Nast, Sephora, Loreal ou McKinsey foram as destinatárias dos dados coletados que inclui referências a pesquisas, localização de posicionamento com GPS, links visitados no YouTube, páginas pesquisadas no LinkedIn ou páginas pornográficas.

Os dados são coletados e gerenciados pela Jumpshot, uma empresa responsável por criar pacotes de dados e depois vendê-los para empresas terceirizadas. E quando consideramos que Avast afirma ter mais de 435 milhões de usuários ativos mensais e Jumpshot afirma ter dados de 100 milhões de dispositivos, podemos ter uma ideia do mercado que eles poderiam atender.

"

Ao instalar o Avast ou AVG, o usuário verá uma janela pop-up que pergunta: Você se importaria de compartilhar alguns dados conosco?>Não avisa sobre a venda desses dados a terceiros É preciso ir às letras miúdas para ver alguns detalhes curiosos relacionados à forma como os dados são conectados ou como são armazenados por 36 meses."

O problema, além do desconhecimento dos usuários sobre o uso dos dados, é que seu suposto anonimato não é tal, pois eles podem ser associados a usuários indivíduos conforme declarado em diferentes estudos.

É uma das consequências de ter aplicativos gratuitos? Que o produto somos nós? A verdade é que informações preocupantes não param de aparecer. Vimos como a Mozilla e o Google estudam extensões perigosas em seus navegadores.Eles até removeram as extensões Avast de suas lojas de aplicativos.

Via | Placa-mãe e imagem de capa PCMag | Madartzgraphics

Bing

Escolha dos editores

Back to top button