Microsoft Edge ganha em usabilidade: chega a prevenção contra rastreamento
Índice:
Ontem a Microsoft anunciou algumas das mudanças que viriam em sua suíte de escritório por excelência. Do Office 365 para ser chamado de Microsoft 365 e aliás ver como ele cresceu em funções com a chegada de novas ferramentas e o fortalecimento das já existentes.
"E agora é hora de falar da nova versão do Edge, o novíssimo navegador da Microsoft que, baseado no Chromium, se prepara para oferecer novas possibilidades aos seus usuários cada vez mais fiéis. O novo Edge verá a chegada de prevenção de acompanhamento, guias verticais ou a disponibilidade de coleções em versões móveis"
Novas funções
"E começamos pelo final, com a função Collections. Uma ferramenta que até agora era exclusiva do Edge para PC e através da qual os usuários podem adicionar artigos, páginas da web, conteúdo da web em geral... a uma determinada coleção>"
"E agora a novidade é que as Collections>disponíveis para aplicativos Edge que podemos encontrar em iOS e Android E se adicionarmos sincronização a isso, pode ser uma boa medida para sempre tenha o conteúdo sob controle, independentemente de estar usando seu celular ou PC."
Outra inovação são as chamadas abas verticais, função que a Microsoft espera trazer em breve para os usuários que fizerem uso de qualquer um dos as versões de teste (Canary, Dev e Beta) e através das quais você terá acesso a uma visualização ordenada das abas que o usuário abriu.Localizados à esquerda da tela, permitem que o usuário percorra a lista, abrindo o site correspondente em cada uma delas."
E para finalizar devemos falar sobre prevenção de monitoramento, uma ferramenta que permite escolher entre três configurações pré-estabelecidas relacionadas à segurança durante nossa navegação: seja em dispositivos móveis ou desktop, podemos selecionar uma das três configurações, como Básico, Equilibrado ou Estrito. O objetivo é nos proteger de sermos rastreados por sites que monitoram atividades em segundo plano, oferecendo assim mais controle sobre o que vemos e o que não vemos."
Também existem funções como o Password Monitor, com o qual podemos verificar se nossas senhas e senhas foram expostas, ou o Immersive Reader, para melhorar a concentração quando estamos lendo na tela.
Teremos que esperar ainda para ver essas melhorias chegarem ao Edge. O que não se pode duvidar é que o compromisso com o Chromium foi apenas o começo e que desta vez, sim, parece que a Microsoft conseguiu um navegador que pode enfrentar Chrome e Firefox com toda a lei.
Mais informações | Microsoft