É assim que você pode melhorar a segurança ao navegar ativando o DNS sobre HTTPS no Edge
Índice:
- Vantagens do protocolo DoH
- DoH on Edge (aquele baseado em Chromium)
- DoH no Google Chrome
- Doh no Firefox
Há algum tempo, vimos como o último Microsoft Build para Windows 10 no Fast Ring ativou o protocolo DNS sobre HTTPS, também conhecido como DoH. Um sistema para tornar a navegação no nosso computador mais privada e segura.
DNS over HTTPS ou DoH, sigla que usaremos a partir de agora, o que ele faz é tornar as coisas mais difíceis para nosso provedor de internet quando se trata de conhecer nossos hábitos quando navegamos na net. O exemplo mais claro é que será mais difícil para você saber quais páginas visitamos, mas aliás também ganhamos segurança ao dificultar um pouco mais os ataques da rede.
Vantagens do protocolo DoH
Ativar o DoH no navegador que usamos é muito simples. Basta dar alguns passos para poder implementar este protocolo de segurança em navegadores que o suportam. Felizmente, os três mais usados são compatíveis, então vamos ver como ativar o DoH no Edge, Chrome e Firefox
Uma vez ativado o uso de DNS através de HTTPS, o que fazemos é melhorar a segurança de nossa navegação Por um lado, dificultam os ataques da rede, ao criptografar os DNS e impedir que sejam baseados em texto simples. Além disso, ao criptografar esses DNS, o que fazemos é tornar mais difícil para nosso provedor conhecer nossos hábitos de navegação.
DoH on Edge (aquele baseado em Chromium)
"Vamos usar o conhecido menu flags>edge://flags."
"Na caixa de pesquisa que se abre na parte superior, digite dns secure>Secure DNS lookups. Basta marcar a opção em Enabled, pois está desativada por padrão, e reiniciar o navegador."
DoH no Google Chrome
"No caso do Chrome, o tutorial é quase idêntico ao anterior, com a única diferença de usar chrome://flagsem vez de edge://flags na barra de pesquisa. Para os testes, usei o Chrome Canary, pois na versão estável do Chrome ainda não vejo suporte para DoH."
"No menu de sinalizadores, procure e ative Secure DNS lookups, reinicie o navegador e aplique as alterações . "
Doh no Firefox
"O caso do Firefox é diferente dos dois anteriores. Não use funções experimentais e é baseado em acessar o menu Preferências do Firefox e dentro procure a opção General Nesta seção procuramos por Configuração de rede e veremos uma janela com diferentes opções entre as quais devemos procurar e ativar a opção Habilitar DNS em HTTPS Neste caso podemos escolher entre dois provedores de serviços conhecidos como Cloudflare e NextDNS. "