O plano do Google para tornar o Chrome menos intensivo em recursos no Windows 10 começa com a versão 87
Índice:
O Google está prestes a lançar a versão 87 de seu navegador Chrome (no meu caso acabei de verificar e ainda estou na versão 86 ). Uma atualização que, juntamente com melhorias gerais, fornece uma série de ferramentas que permitirão que os computadores com Windows 10 não consumam tantos recursos.
Tradicionalmente, o Chrome tem sido classificado como um navegador glutão em termos de consumo de recursos, principalmente quando usamos várias abas abertas ao mesmo tempo. E agora que a concorrência com o novo Edge está ficando mais que interessante, vem a versão 87 do Chrome
Até mais uma hora de duração da bateria
Uma atualização importante, pois não é à toa que estamos diante da atualização mais importante da história recente do Chrome, algo que se reflete em todas as novidades que estão detalhadas no blog do Chromium.
O Google introduziu um novo conjunto de recursos no Chrome 87 com o objetivo de reduzir significativamente o consumo de memória e CPU para tornar o navegador mais rápido em dispositivos baseados no Windows.
Para conseguir isso, Chrome priorizará as guias que temos ativas em relação ao restante dos elementos abertos, uma ferramenta que, segundo afirmam, reduzirá o uso da CPU em cerca de cinco vezes. Essa medida agora se reflete em um carregamento mais rápido das páginas (7% a mais) e uma inicialização do Chrome 25% mais rápida.E tudo isso consumindo muito menos recursos, sejam eles RAM e energia.
"Existe também uma ferramenta que busca limitar o consumo de abas em segundo plano de forma a forçar a redução do seu consumo até um máximo de 1% da CPU depois de ficar ocioso por mais de cinco minutos. Os sites poderão estabelecer chamadas para despertar>"
Mas essas não são as únicas melhorias que veremos no Chrome. A usabilidade das abas agora está melhorada, com o Chrome tendo mais opções para organizar as abas, com buscador na caixa de ferramentas e com possibilidade de fixar , grupo ou compartilhar com outras pessoas. A má notícia é que o navegador de guias chegará primeiro ao Chrome OS e teremos que esperar para vê-lo em outros sistemas operacionais.
Um menor consumo que se traduz numa maior autonomia, conseguindo ao equipamento mais de 1 hora de bateria extra.Além disso, Chrome lança uma série de controles internos para fazer videochamadas com webcam. Os controles agora chegam de forma nativa e oferecem acesso a um controle que, embora básico, permite não depender de aplicativos de terceiros.
Por outro lado, Chrome 87 renova um leitor nativo de arquivos PDF Agora tem uma barra lateral que oferece acesso a uma prévia de todos páginas no documento, semelhante à visualização de PDF no macOS. Além disso, os botões para controlar o zoom foram movidos para o topo da aba, onde também haverá opções para girar e ajustar o documento à página.
As melhorias do Chrome também incluem a chegada de mais opções na barra de ferramentas e por exemplo, será possível editar senhas ou deletar histórico sem ter que sair daquele bar.
Saiba mais Blog do Chromium