O Chrome 90 chegou e vem com compactação de vídeo aprimorada para consumir menos largura de banda em videochamadas
Índice:
Agora que o mercado de navegadores está mais turbulento do que nunca, o Google lançou uma nova versão do Chrome. O navegador Mountain View chega à versão 90, uma atualização que já pode ser baixada no site Chrome e vem com melhorias interessantes.
O Chrome 90 vem com melhorias que você só experimentará ao usá-lo. Não há mudanças estéticas ou visuais e para apreciar as mudanças teremos que puxar o playback do vídeo. Melhorias que sempre incluem correções de bugs e melhorias de desempenho.
Otimização da largura de banda
Chrome 90 vem com melhorias em termos de reprodução de arquivos de vídeo e, acima de tudo, em segurança. Com esta versão, o Google cobre uma grave vulnerabilidade Zero-Day que afetava o navegador e também o Edge e que poderia facilitar ataques de terceiros para executar aplicativos remotamente.
Uma ameaça sobre a qual falamos ontem que afetou o mecanismo Javascript V8. Com esta atualização e junto com esta violação de segurança, Google também bloqueou a porta 554 para servidores HTTP, HTTPS ou FTP, pois estava sendo usada para ataques .
Chrome 90 lança novo codec. O AV1 foi aprimorado para que agora você possa melhorar a qualidade da compactação de vídeo alcançada por padrões como H.264 e H.265 e já oferecida por aplicativos da web como Duo , Meet ou Webex.
Uma compactação aprimorada que também beneficia nossa taxa de dados, especialmente se usarmos uma conexão móvel, pois agora com menor consumo de banda podemos experimentar a mesma qualidadeDa mesma forma, conexões menos poderosas também podem acessar recursos melhores.
Outras novidades que chegam são suporte para pranchetas com arquivos somente leitura ou API WebXR Depth para melhorar a física em aplicativos web de realidade aumentada.
A nova versão já pode ser baixada neste link ou no próprio Chrome, verificando nas configurações se há alguma atualização disponível .
Mais informações e download | Google