Mozilla implementa o recurso Site Isolation no Firefox para tornar a navegação mais segura para que você possa ativá-lo
Índice:
Mozilla começou a implementar o recurso Isolamento de Sites no Firefox em todas as versões disponíveis, tanto nos canais de desenvolvimento quanto na versão estável versão. Uma função cujo objetivo é proteger a navegação contra ataques de páginas da Web maliciosas.
Isso não é novo, pois um recurso semelhante ao Isolamento de sites está disponível no Chrome. Uma funcionalidade que, como o próprio nome sugere, o que faz é criar uma espécie de bolha que protege o acesso aos dados privados do usuário ao navegar na grade.
Navegação mais segura
Até agora, o Site Isolation estava disponível apenas para usuários do Firefox Nightly, mas agora já pode ser ativado na versão estável e em as outras versões disponíveis. Este é um recurso que estava em teste há meses sob o codinome Project Fission até que a Mozilla anunciou sua intenção de trazê-lo para os navegadores em fevereiro de 2019.
Em operação, Site Isolation atua como um limite de segurança adicional ao navegar na web, separando o conteúdo da web dos dados dos usuários fazendo upload em processos separados. O objetivo é impedir que um site com conteúdo perigoso acesse dados como senhas, números de cartão de crédito ou outras informações confidenciais.
Conforme relatado em Bleeping Computer, com esta função habilitada o usuário está protegido contra vulnerabilidades como Meltdown e Spectre.
Como habilitar o Isolamento do Site
"Site Isolation pode ser ativado em Firefox Stable, Release, Beta ou Nightly. Basta acessar o painel de experimentos digitando about:config na barra do navegador e procurando por fission.autostart>"
À direita veremos uma caixa de seleção que está desativada por padrão e teremos que alterar o valor False para Verdadeiro. Nesse ponto, basta reiniciar o Firefox para que as alterações tenham efeito.
Dessa forma, a navegação ficará mais segura contra possíveis ameaças de páginas com conteúdo malicioso.