Windows 8: uma interface completamente renovada
Índice:
- O dia em que o botão Início desapareceu
- O jogo das diferenças, Windows7 vs Windows8
- O que você vê, você toca. Os benefícios da interface do usuário moderna
- Layout de conclusões táteis com um mouse
- Aprofundamento especial do Windows 8
A chegada de “tablets” como o iPad e tantos outros de todas as cores, sabores e qualidades, está marcando uma mudança de rumo no paradigma de interface dos sistemas operacionaise aplicativos. A Microsoft, com seu novíssimo Windows 8, não quer ficar para trás e apresenta um forte compromisso com uma profunda transformação da experiência do usuário.
O dia em que o botão Início desapareceu
Desde el evento BUILD, en septiembre del 2010 donde se presentó por primera vez la versión Developer Preview para los muy geeks del mundo del desarrollo en tecnologías Microsoft, el primer impacto que surgió fue la desaparición del conocido interfaz do escritório.Assim nos deparamos com uma forma muito diferente de interagir com o sistema operacional e com os aplicativos de exemplo que ele trouxe.
O maior clamor dos “pioneiros adotantes” foi, sem dúvida, liderado pelo desaparecimento do botão Iniciar, o que significou não poder acessar a lista dos programas mais usados ou a barra de execução que, no Windows 7, se tornou muito útil.
Área de trabalho do Windows 8Todos suspiramos de alívio ao ver que a parte “Desktop” era muito fácil de acessar, e que deixava quase tudo em seu lugar anterior mas com melhorias notáveis como o muito mais poderoso Gerenciador de Tarefas ou adicionando a faixa de opções no gerenciador de arquivos.
Finalmente, a chegada em nossas mãos do o primeiro tablet com Windows 8 instalado, juntamente com os primeiros vislumbres de telefones com Windows Phone 7, nos mostrou a validade do novo paradigma Metro (agora Modern UI) em uma operação puramente touch.
O jogo das diferenças, Windows7 vs Windows8
tela de loginA primeira coisa que um usuário do Windows 7 percebe ao iniciar um computador com Windows 8 é que ele chega à tela de autenticação muito mais rapidamente. Mesmo, como é o meu caso, tendo um computador no qual estou fazendo truques há meses e tentando todos os tipos de software, a velocidade de inicialização praticamente não diminui ao longo do tempo.
A integração deste sistema operacional com a Nuvem é muito importante, então a conta de usuário ideal, se a segurança e a empresa permitirem, é usar nosso Microsoft LiveId. Pois assim podemos manter sincronizados todos os aplicativos e dispositivos que usam essas credenciais.
E entramos totalmente no Windows 8, na parte Modern UI, pensada para ser usada pelo toque (com os dedos) e que permite acessar os aplicativos e atalhos que o padrão traz para a Interface.Obviamente não há comparação possível aqui com um Windows 7 que oferece um Desktop por padrão. É o primeiro e claro alerta de que uma aposta muito alta está sendo feita para mudar a forma como interagimos com o computador (ou qualquer outro dispositivo).
Ao clicar no botão “Desktop/Desktop”, ou na tecla Windows, acedemos à interface pensada e desenhada para ser utilizada com um rato ou ponteiro semelhante. É aqui que qualquer usuário atual encontra quase tudo em seu site, mas com a sensação de que “f alta alguma coisa”. E o motivo é o desaparecimento do Aero, aquela linha gráfica cheia de sombras, volumes, transparências e efeitos de transição que foi convertida em uma forma simplificada com cores planas, altamente eficientes e simples.
Também encontramos outra diferença: a FitaA barra de ação que substituiu o menu superior em todos os aplicativos do Office e muitos outros da Microsoft, que agora é utilizada em praticamente todas as janelas do sistema operacional. O melhor exemplo, o explorador de arquivos, onde sua inclusão permite muito mais operações e é interativo com o que estamos fazendo.
Outra melhoria muito importante é a exibição do status das operações de arquivo. De janelas pop-up cheias de transparências e com informações baseadas em texto, passamos a gráficos que mostram em tempo real a velocidade de transferência, quanto temos copiado ou movido e quanto ainda f alta terminar.
Copiando um arquivo no Win7 e Windows8Finalmente, a pergunta que todos os usuários iniciantes do novo sistema operacional se fazem é: como desligo o computador? Quando o botão iniciar desapareceu, também desapareceu o acesso ao ícone de onde poderíamos realizar operações como hibernar, suspender ou reiniciar.Agora entra em ação, se estivermos na ModernUI e na área de trabalho, a barra lateral direita ou Chamer's bar , que pode ser acessada pressionando a tecla Windows + C .
Aqui teremos uma série de ícones, de prioridade duvidosa para a maioria dos usuários, onde encontraremos as “Configurações” (uma espécie de roda dentada com um ponteiro no centro), de onde acessaremos para as opções de energia. Se te parece que o caminho para aceder a esta opção é mais longo, não te preocupes porque, como quase tudo no Windows 8, pode ser feito de várias formas , e existem outros mais rápidos para desligar nossos equipamentos.
O que você vê, você toca. Os benefícios da interface do usuário moderna
Principais gestos no Windows 8O iPad da Apple deixou claro para a indústria que o fracasso dos TabletPCs não teve nada a ver com o uso de uma interface de toque . E que, de fato, é essa forma de interagir com um computador que lhe deu uma vantagem competitiva avassaladora.
Windows 8 é um Sistema Operativo pensado e desenhado para ser utilizado com os dedos e possui um conjunto completo de gestos para realizar as tarefas mais utilizadas. A partir dos 8 movimentos básicos que podem ser vistos na imagem que abre o artigo, dezenas de ações podem ser realizadas, como:Desbloqueie a tela inicial deslizando o dedo desde a borda inferior.Autenticar no sistema por meio de um padrão de toque em uma imagem inicial.Feche um aplicativo deslizando a partir da borda superior e soltando.Exiba o menu superior ou inferior de um aplicativo deslizando a partir da borda superior.Altere a visualização de retrato para paisagem girando fisicamente o tablet.Remova a barra "Charms" (perdoe o anglicismo) deslizando o dedo da borda da direita em direção ao centroVisualize os aplicativos ativos, deslizando o dedo da borda da esquerda em direção ao centro.
Isso sem contar a pitada para aumentar ou diminuir o zoom em uma imagem ou texto, ou virar a página deslizando os dedos como se estivéssemos virando a página.
Menu contextualNão devemos nos esquecer de todos os tipos de pressionamentos de teclas e pressionamentos de teclas sustentados, que permitem escolher e/ou ativar funções ou acessar menus contextuais.
Outra vantagem do Windows 8 é que ele imbui todos os aplicativos com um estilo de interface do usuário moderno, onde o paradigma de que atenção não deve ser distraída por nada, leva a uma forma muito especial de construir a experiência do usuário em aplicativos.
O conceito de janelas e área de trabalho com ícones com representação física foi banido.
Tudo é muito mais minimalista, com cores e fontes agradáveis, com um funcionamento muito fluido usando técnicas assíncronas para evitar esperas incômodas enquanto as informações são recuperadas. E com efeitos de movimento padrão que buscam homogeneizar a interação do usuário, constatando que os mesmos gestos realizam as mesmas operações em todos os softwares instalados em nossas máquinas.
Layout de conclusões táteis com um mouse
A primeira coisa que eu diria, como conclusão, é que visualmente e como sistema operacional é um grande avanço e uma mudança de paradigma muito importante.
Dito isso, para os usuários de tablets ou touch devices, as possibilidades de crescimento são muito grandes e o futuro muito promissor quando se juntarem às poderosas máquinas baseadas em chips de PC, os leves e rápidos tablets ARM . Não vamos esquecer, eles não terão mesa.
O que é frustrante agora é a oferta limitada de aplicativos de IU modernos e a f alta dos principais produtos aos quais estamos acostumados, incluindo o onipresente Office.
Para usuários de desktop, a IU moderna pode ser mais um incômodo do que um benefício agora, embora veremos como isso muda a maneira como usamos o Windows em um computador desktop em um artigo futuro.Praticamente você não passa pela interface de toque a não ser para iniciar um programa na área de trabalho De fato, os usuários do servidor Windows 2012 podem sentir as vantagens de sua proposta onde a interface principal é a clássica e a interface de toque é relegada a segundo plano até ser invocada.
A sensação final é que agora existe um Windows para cada tipo de usuário e dispositivo É um Sistema Operacional ambicioso que expande sua borders to It pode ser usado em praticamente qualquer dispositivo atual, produzindo a mesma experiência de usuário seja no seu PC, no seu console, no seu celular, no seu tablet, etc.