Janelas

Windows 8: a Windows Store em profundidade

Índice:

Anonim

Em setembro do ano passado Microsoft apresentou que é sem dúvida uma das suas fortes apostas com o Windows 8: Sua própria loja de aplicativos A chamada Windows Store foi lançada com o lançamento da versão Consumer Preview do novo sistema operacional. Ele fez isso em modo de teste, mostrando alguns aplicativos gratuitos e dando uma olhada no que será a principal fonte de alimentação de software para nossas equipes. Nestas linhas daremos um bom relato de como é e como funciona a Windows Store

A primeira página: uma loja no estilo Windows 8

A equipe da Microsoft disse que sua maior preocupação ao projetar a Windows Store foi tornar fácil para os usuários descobrirem e acessarem aplicativosIsso é algo óbvio para ter uma loja em condições, mas também o maior desafio a superar para que seja um sucesso. Por esse motivo, os de Redmond tentaram fornecer sua capa com esse suposto acento na descoberta e visibilidade do software.

Seguindo o estilo anteriormente conhecido como Metro, agora Modern UI, 'App tiles' preenchem a primeira página em um fundo branco sem enfeite nenhum tipo. Assim que abrimos a Windows Store, o primeiro grupo de 'tiles' que nos aparece consiste em uma série de aplicativos destacados pela equipe editorial da loja. Sabendo da importância dessas primeiras posições tanto para desenvolvedores quanto para usuários, a Microsoft prometeu que elas geralmente variam, de modo que alguns aplicativos não são favorecidos em detrimento de outros.

O restante da capa é ocupado por as principais categorias que são distribuídas para poder navegar entre elas por meio de rolagem horizontal Também temos a opção Diminuir o zoom para ver mais categorias rapidamente. Cada categoria é agrupada mostrando alguns aplicativos em destaque, novamente escolhidos pela equipe editorial, botões para acessar listas dos aplicativos mais baixados ou mais bem avaliados e a opção de abrir a própria página da categoria.

Categorias ou resultados de pesquisa: as listas do aplicativo

Se a página inicial suportar um número baixo de aplicativos visíveis, as listas de aplicativos mais do que compensam isso. As páginas de categoria e de resultados de pesquisa exibem essas listas. Aqui as aplicações aparecem em pequenos retângulos que, distribuídos em linhas e colunas, permitem que um grande número delas seja exibido na tela.

A rolagem é mantida na horizontal permitindo um melhor aproveitamento das diagonais atuais da tela. Para nos ajudar a navegar entre todas as aplicações das listas, podemos recorrer aos filtros típicos que esperaríamos encontrar numa loja deste tipo: diferenciar entre subcategorias, por preço e por novidade, votos, etc.

Cada aplicativo é exibido em um retângulo, como uma célula de tabela, com uma cor de fundo sólida que a identifica. Dentro encontramos seu ícone, nome, pontuação em forma de estrelas e preço. A combinação dessas células se encaixa muito bem com o estilo Modern UI e nos permite mostrar todos os aplicativos que respondem aos nossos interesses de forma clara e elegante para que não demoremos muito para encontrar o que procuramos. Basta clicar no aplicativo que deseja acessar sua página na Windows Store.

As páginas do aplicativo: direto ao que importa

Depois de escolher o aplicativo que queremos, sua página se abre e a primeira coisa que chama a atenção são as capturas de telaA Microsoft sabe a importância do visual para atrair usuários e na Loja decidiu dar muita importância colocando as imagens em uma caixa de tamanho considerável que começa na coluna principal. Na aba inicial também encontramos uma breve descrição e algumas funcionalidades do aplicativo. Acessível a partir do topo do ecrã temos outros separadores para consultar: um com dados e detalhes da aplicação e outro com as 'avaliações' de outros utilizadores e as suas pontuações.

Mas o importante vem na coluna da esquerda. Sob o nome do aplicativo que coroa a página e com uma caixa com sua cor de fundo identificadora, encontramos seu ícone, sua pontuação média e o preço pelo qual está disponível.Logo abaixo, e sem mais enfeites que obstruam o que nos interessa, temos os botões para instalar (se for gratuito), comprar ou experimentar o aplicativo. O compêndio de informações é finalizado no canto inferior esquerdo da caixa onde podemos consultar o nome do desenvolvedor e a idade recomendada.

E se o aplicativo usar o formato clássico de desktop? Na Microsoft, eles pensaram nisso e criaram um método de certificação de aplicativos para que possam aparecer na Loja como qualquer outro aplicativo projetado seguindo a interface do usuário moderna. Para diferenciá-los, eles criaram o nome 'Aplicativos de Desktop', que podemos distinguir do resto dos aplicativos porque aparecem com um tom acinzentado único para todos eles. Além disso, para esses casos, a página do aplicativo substitui o botão instalar ou comprar por um que dá acesso direto ao site do desenvolvedor para que possamos comprá-lo diretamente de o desenvolvedor.

Instalação de aplicativos: tudo é mais rápido no Windows 8

Como vimos, a Windows Store transmite visualmente uma sensação de limpeza e simplicidade, e é essa mesma estratégia que Redmond tem procurado alcançar ao interagir com ela para comprar, baixar, instalar e atualizar tudo nós queremos. Talvez a partir deste momento comecemos a ver aquele botão 'Próximo', aqueles termos e condições que ninguém leu ou aquelas lentas barras de progresso como um obstáculo do passado.

Para começar, a Microsoft quer que esqueçamos os vários cliques para executar nossos programas. Tudo se resume a um simples toque no botão Instalar para que o aplicativo comece a baixar e continue automaticamente com a instalação, então a etapa de descobri-lo é apenas usar é o mínimo. Da mesma forma acontece com os aplicativos de pagamento, com a única exceção que, por segurança, nos pede mais um passo para inserir nossa senha.Mas mesmo esta etapa pode ser desativada, permitindo que você instale qualquer aplicativo em um único procedimento.

Então nada de ir passo a passo a cada instalação que fizermos e nenhum procedimento que pularmos sem consultar. Além disso, tudo o processo de download e instalação é feito em segundo plano para que não tenhamos que ficar atentos e possamos dedicar nosso tempo para continuar navegando na Loja ou continuar com o que estávamos fazendo. Claro, sempre que quisermos, podemos acessar uma lista de aplicativos onde podemos ver aqueles que estamos instalando e seu progresso. Em qualquer caso, uma notificação no canto superior direito nos notificará quando o aplicativo estiver pronto e imediatamente poderemos ver o 'bloco' de nosso novo aplicativo aparecer na parte inferior da página inicial screenpara que possamos realocá-la onde quisermos.

Salvar e atualizar aplicativos: seguindo o caminho do celular

E se instalar já é uma grande mudança para o mundo Windows no desktop, atualizar é quase uma revolução. O modelo que há anos impera nos smartphones mudou para aqui com um sistema de atualização semelhante ao qual se junta a aposta na simplicidade que a Microsoft pretende implementar na sua Windows Store. Quando uma atualização estiver disponível para qualquer um dos aplicativos instalados, uma notificação aparecerá no 'bloco' da Loja para que possamos acessar a página de atualização.

Na página de atualizações encontraremos uma lista de aplicativos, no mesmo estilo que já vimos, com todos aqueles que possuem uma atualização selecionada por padrão. Novamente, a ideia é que com um simples clique possamos realizar a tarefa. Assim como instalar um aplicativo todo o processo é feito em segundo planoAlém disso, as atualizações que aparecerem serão baixadas previamente quando nosso equipamento estiver ocioso, economizando assim o tempo de espera para o download.

No caso dos aplicativos que adquirimos, a Windows Store nos permitirá instalá-los em até cinco dispositivos diferentes com Windows 8, sejam PCs, tablets, híbridos, ou qualquer outro tipo com que os fabricantes nos surpreendam. Uma lista dos dispositivos dos quais vamos usar cada aplicativo será associada à nossa conta de usuário, podendo remover e adicionar outro quando chegarmos ao topo. Claro, todos os nossos aplicativos serão sincronizados entre os dispositivos para tê-los sempre disponíveis, independentemente de qual deles usarmos.

Segurança e controle dos pais: a garantia da Microsoft

A Microsoft também pensou nos pais e não se esqueceu de adicionar as medidas apropriadas medidas de controle parentalOs pais podem bloquear a Windows Store para que seus filhos acessem apenas os aplicativos permitidos de acordo com a idade recomendada.

Uma das vantagens desse sistema de loja de aplicativos é a garantia de que aplicativos serão revisados ​​pela Microsoft antes de aparecerem na Windows Store a segurança extra que ganhamos com isso pode nos ajudar a desfrutar de uma experiência totalmente satisfatória e evitar software malicioso que nas versões anteriores do sistema operacional sempre foi um fardo para muitos usuários. Além disso, com o Windows 8 em plataformas x86, aqueles que quiserem não terão suas opções limitadas para continuar obtendo software de outras maneiras

Windows é o sistema operacional mais difundido do planeta, então sua nova loja de aplicativos é um desafio para a Microsoft. Não demorará muito para sabermos o resultado.A Windows Store estará disponível definitivamente no dia 26 de outubro, com a chegada do Windows 8.

Aprofundamento especial do Windows 8

Janelas

Escolha dos editores

Back to top button