Se você usa o Dropbox no Windows, ficará feliz em saber que a empresa irá "reduzi-lo" para torná-lo menos glutão por recursos
Índice:
Se você é um usuário do Dropbox, pode ter se surpreendido com a evolução do aplicativo para Windows. Uma ótima plataforma de armazenamento de conteúdo na nuvem que aos poucos tem engordado o aplicativo desktop… em funcionalidades, mas também em consumo de recursos. Algo que eles querem mudar na empresa com uma atualização imediata.
Dropbox sempre consome mais recursos como resultado das diferentes adições que foram adicionadas ao longo do tempo Funções de utilidade duvidosa que passarão para a história numa atualização futura e que são uma das razões pelas quais a aplicação para Windows (e também para macOS) tem estado cada vez mais pesada.
Menos glutão de recursos
Como ex-usuário do Dropbox, plataforma que abandonei pelo Google Drive pelo preço e por ser mais adequado às minhas necessidades, essa é uma notícia que não me surpreende. O Dropbox é um serviço excelente, do qual até tive dificuldade em sair, mas foi adicionando cada vez mais recursos, alguns dos quais de pouca utilidade e eu duvido que alguém já os tenha usado. Eu teria perguntado.
Dropbox atingiu tal volume em computadores desktop que tornou-se um aplicativo que consome muitos recursos, algo que penaliza seu uso em equipamentos, especialmente nos menos potentes.
Aviso no aplicativo Dropbox "
Isso é algo que pode ser falado no passado, porque no site do Dropbox e ao abrir o próprio aplicativo eles anunciam que desde 17 de janeiro o aplicativo Dropbox para desktop só suporta o File Explorer e a barra de tarefas no Windows, e no macOS, o Finder e a barra de menus.Muitas funções que antes eram acessórias e que consumiam muitos recursos desaparecem."
Responsável por parte desse consumo exagerado é o uso de frameworks como Electron, um addon com uso bastante exclusivo para alguns usuários e que é usado para carregar o conteúdo da web que o aplicativo usa para exibir o conteúdo, aplicativos…
Para quem usa o Dropbox, o consumo exagerado de recursos é demonstrado pelos comentários dos colegas da Genbeta, onde contam como Dropbox beta para Apple Silicon, eles vieram com um consumo de 830 MB de RAM usado por um aplicativo… e isso sem sincronizar arquivos. Para comparar, no Windows 11 e sem sincronizar é a aplicação que mais consome recursos.
A verdade é que com a mudança para melhor, o aplicativo deve voltar às origens. Continue mantendo as coisas boas do Dropbox, que são muitas, mas sem contar com essas adições de uso duvidoso que não fizeram nada além de consumir recursos.