Windows RT: recursos e limitações
Índice:
- O novo na família Windows 8
- Hardware: regras mais rígidas
- Software: Aplicativos e Windows Store
- A mesa antiga permanece, mas limitada
- Windows RT completa o ecossistema
- Aprofundamento especial do Windows 8
Uma das mudanças significativas que a Microsoft preparou com o Windows 8 é a capacidade de ver seu sistema operacional de desktop pela primeira veztrabalhando em dispositivos com arquitetura ARM O chamado Windows RT é uma das opções que temos terá consumidores a partir de 26 de outubro. Mas antes que esse dia chegue, vamos ver como é e o que caracteriza o ARM Windows em comparação com as versões para plataformas x86.
O novo na família Windows 8
Cada nova versão do Windows vem com vários sabores para o consumidor escolher.O Windows 8 não é exceção, mas neste caso adiciona uma clara diferença com uma nova edição que se destaca do resto: o Windows RT. Depois de toda a sua vida rodando em processadores x86, o sistema operacional por excelência começa sua incursão em outra arquitetura: ARM. Windows RT é Windows para processadores ARM, ou, como eles chamam de Redmond, WOA (Windows on ARM)
O Windows RT compartilha uma grande quantidade de código com o restante da família Windows 8, mas é projetado principalmente para outros tipos de dispositivos além de nossos computadores e laptops. Embora nada impeça a sua utilização nos anteriores, a verdade é que neste caso o acento é colocado na mobilidade. O objetivo final da Microsoft é manter a mesma experiência em ARM que os consumidores terão com o Windows 8 na arquitetura x86/64. Em outras palavras, leve 'Modern UI' para qualquer lugar, seja qual for o dispositivo à nossa frente.
Mas o Windows RT não será uma versão comercial do Windows 8. WOA consiste em uma única versão que deve vir pré-instalada em computadores e tablets com processadores ARM. Ao contrário do Windows 8 e do Windows 8 Pro, o Windows RT não será vendido separadamente para o usuário final nem poderá ser adquirido atualizando do nosso Windows 7. Além disso, os dispositivos Windows RT não podem ser substituídos por outro sistema, pois, em princípio, desabilitando o UEFI A inicialização segura é impedida.
Hardware: regras mais rígidas
Para impulsionar o WOA, a Microsoft se aliou aos destaques da plataforma ARM, incluindo NVIDIA, Qualcomm e Texas Instruments. Todos os três forneceram protótipos para o desenvolvimento e teste do Windows RT e são os principais fornecedores de grandes fabricantes do setor.Isso garante que teremos vários gadgets muito diversos para usar esta versão do sistema operacional. Incluindo o próprio Surface da Microsoft.
O principal recurso que o Windows RT traz para todos esses dispositivos, derivado de sua arquitetura ARM, é que ele ajuda os fabricantes a construir dispositivos mais finos e leves com melhorias significativas na autonomia , prometendo maior duração da bateria para contribuir para uma melhor experiência móvel. É justamente o tema mobile que permeia toda a filosofia por trás da versão RT do sistema. Um exemplo disso é que ao contrário dos computadores e laptops, e como se fosse um celular, com o Windows RT podemos esquecer o botão de desligar, entrando em hibernação ou suspendendo o sistema.
Mas para poder instalar o Windows RT os fabricantes devem cumprir as regras mais rígidas que definiram desde Redmond na seção de hardware .Estas vão desde a necessidade, no caso de ser táctil, de ter um ecrã multi-touch que diferencie pelo menos cinco pontos e cuja resolução mínima deve ser de 1366x768, à exigência de ter cinco botões físicos com um tamanho mínimo, passando por ter pelo menos 10 GB de armazenamento e muitos outros requisitos. De qualquer forma, isso significa menos liberdade de movimento para os fabricantes e um maior esforço para controlar a experiência do usuário final por parte da Microsoft
Software: Aplicativos e Windows Store
Em Redmond eles sabem que uma parte fundamental da experiência do usuário é o software, e com o Windows RT eles não querem deixar nada fora de seu controle. Por esse motivo, nesta versão do sistema operacional, só podemos instalar aplicativos diretamente da Windows Store Todos eles aplicativos 'Modern UI', sem a possibilidade de executar programas de desktop clássicos em nossos dispositivos ARM.
Para preencher essa lacuna, a Microsoft teve o cuidado de fornecer aos desenvolvedores as mesmas ferramentas em WOA que as disponíveis para a criação de aplicativos x86/64 no estilo 'IU moderna'. A principal diferença reside na utilização do novo runtime WinRT, destinado ao desenvolvimento de toda uma nova geração de aplicações prontas para a cloud, orientadas para a mobilidade, concebidas para serem controladas através de uma interface táctil e permanentemente ligadas à web.
Mas como o movimento se demonstra ao caminhar, a Microsoft quis ser a primeira a dar o passo e não deixar os usuários do Windows RT em segundo plano em relação aos que optam por outras versões do Windows 8 Por issoplanejaram incluir no sistema versões de desktop adaptadas ao WinRT de algumas de suas principais ferramentas, incluindo Word, Excel, PowerPoint ou OneNote.
A mesa antiga permanece, mas limitada
Diante do exposto, é evidente que 'Modern UI', com sua tela inicial em primeiro plano, faz todo o sentido no WOA. Mas isso não significa que com o Windows RT não estejamos perante um Windows genuíno. Por baixo de tudo isto, como noutros Windows 8, ainda existe o ambiente de trabalho tradicional, embora neste caso com limitações significativas.
No Windows RT podemos continuar acessando a área de trabalho clássica, mas não poderemos instalar ou executar nenhum de seus aplicativos , exceto aqueles que a Microsoft expressamente converteu. Desta forma, continuaremos a ter o Windows Explorer para navegar em nossos arquivos e pastas, o gerenciador de tarefas com todas as melhorias introduzidas pelo Windows 8 ou o painel de controle para manter nosso sistema sob controle. Mesmo alguns aplicativos como o Internet Explorer 10 também estarão presentes no Windows RT com uma versão para desktop.Mas sem aplicativos de terceiros.
Portanto, é o Windows que conhecemos, sim, mas com limitações. Tudo no WOA parece projetado para que gradualmente deixemos a área de trabalho e mergulhemos de uma vez por todas na experiência de 'Modern UI'. Se você deseja que seus antigos aplicativos de desktop funcionem, esqueça o Windows RT e vá para o Windows 8 ou Windows 8 Pro
Windows RT completa o ecossistema
Windows RT vem para preencher a lacuna que o recente sucesso dos tablets abriu no ecossistema da Microsoft. Com ele, os de Redmond fecham o círculo e completam um dos ecossistemas mais coesos de todos que podemos encontrar no mercado atualmente. Temos Windows 8 em nossos PCs, Windows RT em nossos tablets e Windows Phone 8 em nossos telefones
Tudo funcionando em 'Modern UI'.Tudo com acesso a aplicativos da Windows Store ou da Windows Phone Store. Tudo interligado para conquistar o usuário. O Windows RT é mais uma peça do sistema e foi assim que foi desenhado pela Microsoft. No se trata de sustituir a Windows 8, sino de coexistir con el sistema completo de escritorio Toca esperar a ver lo que opina el mercado de esta nueva estrategia del gigante de a informática.