Janelas

Windows 8: escolha entre as versões conhecidas

Índice:

Anonim

Estamos muito perto da apresentação oficial da novíssima versão do Sistema Operativo da Microsoft, o Windows 8, que representa, sem a menor dúvida, uma grande aposta da gigante de Redmond em a procura de novos mercados.

Na distribuição anterior do Windows, Seven, a política de versão causava muita confusão, quando o produto era lançado com um número numérico de tipos de licença, cada um com diferentes recursos e capacidades.

Windows 7: quando as opções são demais

muitas versões

Assim tivemos 6 possibilidades de escolha, para ajustar o investimento em licenças às necessidades de cada caso.Starter: Era a versão do Windows 7 com menos recursos, licenciada apenas para integradores e fabricantes OEM.Home Basic: Versão com mais funções de conectividade e personalização.Home Premium: Além do acima, Windows Media Center e Aero completos foram incluídos. Esta versão é a primeira que pode ser adquirida pelo público.Professional: A versão padrão, que continha tudo o que é necessário para a maioria dos usuários.Enterprise: Adicionado recursos de segurança e proteção de dados, suporte para discos rígidos virtuais (no formato VHD) e pacote opcional multilíngue. Foi vendido apenas por volume sob um contrato comercial.Ultimate: Esta edição era igual à versão Enterprise, mas sem as restrições de Licenciamento por Volume.

Embora no papel as opções parecessem claras e que facilitariam a seleção da versão adequada, na realidade causavam confusão nos usuários por não terem conhecimento suficiente para saber se as características da versão escolhida licença eram suficientes para o seu trabalho diário, e casos de frustração com as versões Home, pois eram muito limitadas.

As três versões do Windows 8

Con Windows 8, se ha corregido esta confusión y se ha limitado el número de tipos de licencia con el que podemos adquirir el nuevo Sistema operativo. Agora temos apenas três:Windows 8 É a atualização das versões do Windows 7 Starter, Home Basic e Home Premium, mas com mais recursos. Como se verá no quadro comparativo abaixo, cobre praticamente todas as necessidades da maioria dos usuários. Windows 8 pro É a atualização das versões do Windows 7 Professional, Ultimate e Enterprise. Ou seja, uma versão do Windows 8 que pode usar máquinas virtuais Hyper-V, ingressar em um Domínio, usar conexões VPN, acesso remoto e uma série de recursos de produtividade voltados para o uso profissional do equipamento.Windows 8 RT É a nova versão da família Windows, que só estará disponível pré-instalado em computadores (laptops) e tablets construídos em arquitetura ARM, e cuja principal característica é produzir aparelhos leves e com bateria de longa duração. Nesta versão desaparece o Desktop e todas as aplicações atuais que o utilizam, focando-se na Modern UI e no seu paradigma tátil de utilização. Ele incluirá uma versão do Office RT projetada para ser usada neste ambiente.

Tabela de características por versão

A tabela a seguir fornece uma comparação dos recursos das três versões do Windows 8, mas não deve ser considerada uma descrição exaustiva. Apenas o mais importante é analisado.

Coreia e Europa versões “especiais”

A Microsoft certamente fez inimigos poderosos com uma política monopolista que implementou no final dos anos 1990 e que fez com que suas operações caíssem a lupa dos estabelecimentos governamentais.

Por esse motivo, as versões que expliquei acima são subdivididas em três tipos diferentes de acordo com os requisitos legais do governo coreano e da Comunidade Européia.

  • Windows 8 K – é uma versão ajustada às leis coreanas, que exigem a existência de alguns atalhos na área de trabalho apontando para determinados websites.
  • Windows 8 N – versão para o mercado europeu, que não inclui o Windows Media Player.
  • Windows 8 KN – é uma versão que junta as duas subcategorias anteriores. Ou seja, inclui atalhos para a Web e não inclui o Windows Media Player.

Certamente são mudanças praticamente nominais, pois, embora em teoria não devêssemos adquirir uma versão de uma localização geográfica diferente da nossa, ativar o Windows Media Player é muito simples.

Conclusões

É preciso reconhecer que a Microsoft aplicou o princípio KISS e a árvore de decisão ela foi limitada ao tamanho certo Se formos vai comprar Um PC ou laptop “normal”, com Windows 8 que vem de fábrica, vai funcionar para nós na grande maioria dos casos. Quem usa o equipamento para trabalhar irá para a versão Pro. E tudo que cheira a Tablet não exigirá nenhuma decisão.

Aprofundamento especial do Windows 8

Janelas

Escolha dos editores

Back to top button