Comparação Windows 8 vs. Windows RT: qual é para mim?
Índice:
- Windows 8 PRO, potência, criação de conteúdo e mouse
- Windows RT, tablets com Office e capacidade de produzir conteúdo
- Conclusões
- Especial do Windows 8 em profundidade
Restam apenas alguns dias para a semana de apresentações sobre o Windows 8, tanto em sua versão PRO quanto RT. A resposta da indústria tem sido impressionante com prévias de dezenas de produtos Windows 8 das principais marcas fabricantes, como informamos prontamente em Xataka Windows.
Mas a pergunta que os futuros usuários desses dispositivos estão se fazendo é: Qual deles atende melhor às minhas necessidades?É por isso que hoje eu partilho a minha opinião, do ponto de vista de um utilizador que utiliza este novo sistema operativo desde a sua primeira versão Preview em setembro de 2010, sobre qual o dispositivo que melhor se adequa a cada perfil.
Windows 8 PRO, potência, criação de conteúdo e mouse
Os computadores que têm requisitos mais exigentes em todos e cada um dos seus elementos são aquelas máquinas cujo uso inclui videogames. No momento, para mover um jogo de próxima geração, é necessário ter uma "machine" com hardware compatível. O que me leva à conclusão de que esse cara como um usuário, independentemente do nível de dedicação, você deve necessariamente ir para o Windows 8 PRO.
A segunda pergunta a ser feita ao escolher entre as duas versões do Windows 8 é: Tenho programas executados no Windows 7 que devem ser executados na área de trabalho do Windows? PRÓ?; porque a versão destinada a chips como AMD ou Intel's i-series suporta todos os softwares legados de versões anteriores (sim, você pode até rodar programas do MS-DOS).
Isso nos leva a um grupo especial de usuários que devem optar por este sistema, que são todos aqueles que geram conteúdo intensivamente, como desenvolvedores de software, gerentes de empresas, geradores de conteúdo audiovisual, etc. Em outras palavras, aqueles usuários que usam seus computadores profissionalmente para construir informações, não incluindo geradores de informações “leves”, que na parte do Windows RT explico por quais são mais adequado para essa versão.
Outro motivo muito importante é o suporte completo fornecido pelo Windows 8 PRO para conexões USB Se quisermos conectar uma impressora multifuncional de três ou quatro anos atrás, ou um tablet gráfico que melhore a resolução da tela sensível ao toque (se houver), ou um volante para fazer algumas corridas Live For Speed, ou uma unidade de disco de 3 ½ para recuperar aquele backup de mais de 10 anos atrás, ou conecte-se ao POS no balcão; em qualquer um desses casos a decisão é clara.
Dou-vos um exemplo real, escrevo a maior parte dos artigos em dois dispositivos: um PC para jogar, mas devido à sua situação é o local perfeito para escrever pois não tem interrupções, e um ultrabook para começar ou terminar as peças na poltrona da sala, na cama ou naqueles lugares que os homens adoram passar o tempo enquanto a natureza segue seu caminho.
Isso significa que Sou um usuário que se encaixa em um Windows 8 PRO híbrido pois preciso de uma máquina potente para escrita e edição de fotos , poder jogar com qualidade média, e separar o tablet e levá-lo para passear pela casa enquanto leio, ou revendo informações. Além de poder escrever num avião, num comboio ou no local agradável a que me referi no parágrafo anterior, sem ter de levar comigo o teclado e o rato. É um sonho tornado realidade.
Windows RT, tablets com Office e capacidade de produzir conteúdo
Seu concorrente direto é o iPad, o reprodutor de MP4 mais poderoso de todos os tempos mas uma máquina com baixíssima produtividade. Os tablets Android, devido à qualidade de hardware e software (especialmente o último), não conseguiram decolar e os dispositivos Windows 8 RT devem ">.
Windows 8 RT foi pensado para ocupar o nicho do tablet da Apple, ou seja, usuários consumidores de mídia audiovisual, que geram pouquíssimo conteúdo. Por outro lado, com a versão “light” do Windows, ao grande público atual seriam adicionados os usuários profissionais que usam a suíte Office diariamente , como executivos, representantes de vendas, gerentes e qualquer profissional que precise trabalhar em Excel, escrever em Word e ser capaz de criar apresentações em PowerPoint, e que possam fazê-lo em uma tela sensível ao toque ou com uma complexidade que não exija o Windows PRO.
Usuários de telefones celulares também são candidatos perfeitos para tablets Windows 8 RT, pois terão todo o poder e facilidade de uso do telefone, seja qual for o sistema operacional, mas com os recursos aprimorados de ter o Windows 8 RT por trás dele.
Em particular, a integração do Windows Phone 8 com tablets (seja RT ou PRO) será muito importante e assim teremos o que tanto esperamos, poder acessar nossas informações e ferramentas em qualquer lugar de nossos dispositivos.
Como exemplo de botão, refiro-me ao excelente aplicativo Amazon Kindle, que mantém minha biblioteca sincronizada entre todos os meus dispositivos de leitura (dois Kindles, um ultrabook Windows 8 PRO e um Windows Phone 7), o livro que estou lendo.E até a última página da minha última leitura foi feita em qualquer um dos meus dispositivos.
Também é ideal para crianças, usuárias regulares dos recursos multimídia (especialmente vídeos e jogos simples e educativos) dos tablets atuais. Basta ver uma criança "baixinha" de dois ou três anos manuseando um iPad ou Samsung para ver mil vezes seus episódios de Pocoyo.
Outra grande vantagem a ter em contaé o futuro como light clients de programas complexos na Nuvem (Azure, Amazone, etc. ), em sua forma pura ou híbrida. Por exemplo, aplicativos de saúde que armazenam históricos de pacientes na nuvem, acessíveis de forma criptografada e segura de qualquer lugar do mundo por meio de um tablet WinRT e que podem incluir informações escritas, gráficos, fotografias e vídeos feitos com o próprio dispositivo.
Não estou falando de aplicações Web, que continuarão tão ou mais vivas que hoje com suas limitações intrínsecas, mas sim de aplicações desktop com um nível de imbricação com o sistema operacional que um programa que não pode proporcionar é executado dentro de um navegador.
A maior diferença na escolha é que as deficiências são aquelas que definem o tipo de usuário que vai superar o Sistema Operacional , em pelo menos no começo. A principal e mais decisiva é que não existe um Windows completo por trás dele, como é o caso do Windows 8 PRO.
Teremos que ver os drivers incluídos na versão RT e se será possível conectar qualquer dispositivo USB e não apenas reconhecê-lo, mas também permitir que seja usado. E se a indústria estiver disposta a escrever drivers genéricos que suportem dispositivos mais antigos.
Outra deficiência, a ter em conta, é que a migração do software Windows7 atual será mínima, uma vez que o ambiente de trabalho do Windows RT não suporta as aplicações anteriores ao usar diferentes bibliotecas internamente. Embora as previsões, devido à facilidade de migração que significa um custo relativamente baixo, sejam de que a maioria das empresas de software estarão interessadas em fazer versões para Windows RT de seus produtos
Conclusões
Decidir qual versão do Windows 8 é melhor para mim será muito fácil na maioria dos casos . Tudo depende das necessidades de construção de conteúdo ou da potência necessária para os aplicativos que uso.
Eu começaria pensando no Windows 8 RT, que é válido para a grande maioria das pessoas que usam um Smartphone ou tablet Android ou iPad. E se eu detectar que devo usar um programa do Windows 7 e que não há versão na Loja, ou que realizo uma atividade pessoal ou profissional que exceda as capacidades de hardware dos tablets ARM ou do sistema operacional, então eu iria para um profissional do Windows 8.
Levando em consideração que, finalmente, ambos os sistemas operacionais funcionarão em tablets, híbridos, ultrabooks, laptops e tablets portáteis (acima de 19"), em computadores desktop, em celulares, etc.