Windows 8: todas as alterações na inicialização do sistema
Índice:
- Inicialização até 70% mais rápida
- Windows 8, um menu inicial redesenhado
- Mais velocidade, menos tempo para acessar as opções de inicialização
- A segurança do Windows 8 começa na inicialização
- Windows 8, inicialização rápida, segura e fácil de usar
- Aprofundamento especial do Windows 8
Um dos aspectos do Windows em que a Microsoft mais trabalhou é a inicialização do sistema. Se você já experimentou as versões anteriores do Windows 8, deve ter notado uma inicialização muito mais rápida, superando em muito outros sistemas. No entanto, as mudanças não param por aí: há muito mais mudanças, e vamos explorá-las todas.
Inicialização até 70% mais rápida
De acordo com testes internos da Microsoft, o Windows 8 inicia 30 a 70% mais rápido que o Windows 7. E não apenas em testes: por exemplo, o Windows 8 inicia mais rápido no meu Macbook do que o próprio OS X. Uma verdadeira maravilha , mas como eles fazem isso?
O truque é desligar o sistema. Normalmente, desligar um sistema encerra as sessões do usuário e interrompe os drivers e serviços. Em contraste, o Windows 8 apenas faz logoff das sessões do usuário, deixando o kernel em um estado de hibernação, salvando seu estado da memória para o disco.
No momento da inicialização, em vez de recarregar e inicializar todos os serviços e drivers do sistema, o Windows 8 carrega o arquivo de hibernação do disco e reinicializa os drivers. É um processo muito mais rápido e, como resultado, temos computadores prontos para uso em apenas dez segundos.
Windows 8, um menu inicial redesenhado
Se você está acostumado com o menu de boot do Windows 7 e anteriores, o do Windows 8 realmente vai te surpreender.A primeira diferença: É colorido e o texto é formatado! Parece incrível que em 2012 isso seja uma surpresa, mas é algo que não foi possível até novos sistemas UEFI não foram portados.
Focando em coisas mais sérias, o novo menu Iniciar do Windows traz algumas mudanças. É um menu totalmente unificado: podemos acessar as opções de recuperação, desenvolvimento e inicialização de outros sistemas a partir da mesma interface.
Se tivermos vários sistemas instalados no mesmo PC, veremos que a interface melhorou muito desde o Windows 7. Não só podemos selecionar o sistema que queremos (aliás, ainda não suporta Linux), mas também podemos alterar opções como tempo de espera ou padrão do sistema na mesma interface, mesmo sem iniciar o Windows.
As opções avançadas também são facilmente acessíveis: podemos executar restaurações do sistema, recuperar imagens do sistema salvas, abrir um console de comando ou executar o reparo automático do Windows.Podemos até iniciar a partir de outros dispositivos sem ter que acessar o firmware do nosso computador.
Mais velocidade, menos tempo para acessar as opções de inicialização
Um dos problemas da inicialização rápida do Windows 8 é acessar o menu de opções de inicialização. Normalmente é acessado pressionando certas teclas, como F2 ou F8, durante a inicialização. Porém, em horários tão baixos, não dá tempo de exibir as opções na tela. Em alguns casos, não há tempo para esperar a entrada do usuário no teclado.
"Por isso, é importante oferecer novas formas de chegar a esse cardápio. A primeira é do Windows, seja por meio da opção de inicialização avançada>"
Em ambos os casos, o Windows iniciará o processo de desligamento. Pouco antes de uma reinicialização forçada, o menu de inicialização aparecerá. A razão pela qual aparece antes de desligar e não ao reiniciar é simples: assim podemos acessar as configurações UEFI do computador ou iniciar a partir de um CD ou USB sem precisar reiniciar novamente.
O menu inicial também pode aparecer automaticamente. Quando o Windows falha ao inicializar corretamente, a próxima reinicialização abrirá o menu sem tocar em nenhuma tecla. E o melhor é que ele também atuará em falhas além do boot. Por exemplo, se você não puder usar o computador porque a tela fica preta, o Windows detectará todas as reinicializações feitas e exibirá as opções de inicialização para que você possa corrigir o problema.
A segurança do Windows 8 começa na inicialização
Vamos ao último aspecto da inicialização do Windows 8: segurança. Nesta versão, os de Redmond tiveram o cuidado de proteger seu sistema desde o primeiro momento em que ele é executado. Para isso, a nova versão do Windows aproveita o UEFI Secure Boot .
Secure Boot impede que qualquer software que não seja assinado e certificado pelo fabricante seja executado no momento da inicialização.Portanto, inserir malware no setor de inicialização torna-se um ataque inútil, pois o Secure Boot o detectaria e interromperia a inicialização do sistema.
Desvantagens? Que nem todo software não assinado é malware. Por exemplo, as distribuições do Linux não são assinadas e, portanto, não podem ser instaladas em um sistema com Secure Boot. Felizmente, o Secure Boot não é necessário e pode ser desativado pelo usuário.
"Além da inicialização segura, o Windows 8 oferece outro método de inicialização segura que não foi tão divulgado. Chama-se Boot medido>"
O registro ou log com todas essas medições é mantido em local confiável, prova de falsificação ou exclusão por código de terceiros. A ideia é que os antivírus possam analisar esses parâmetros de inicialização para detectar a presença de vírus que escaparam da inicialização segura.
Boot medido não é ativado por padrão, cabe ao usuário permitir sua execução.Provavelmente, ao instalar um antivírus, o usuário será solicitado a ativar esse recurso para detectar malware antes mesmo de iniciar o mecanismo de verificação.
Windows 8, inicialização rápida, segura e fácil de usar
Você pode dizer que a Microsoft queria aperfeiçoar a experiência do Windows 8 desde a inicialização. Eles cuidaram dos detalhes de usabilidade, a segurança parece impedir a maioria dos ataques de inicialização e, é claro, eles conseguiram um sistema que inicializa antes que você perceba.
Junto com a nova interface Modern UI, a inicialização é a mudança mais radical no Windows 8 . Os usuários perceberão isso imediatamente e tenho certeza de que todos apreciaremos as melhorias na velocidade e facilidade de uso.