Windows 8 e multimídia: todas as mudanças no Media Center e na música
Índice:
- O Media Center usual no Windows 8
- Integração de música e Xbox Music
- Vídeos do Xbox e o sotaque no streaming
- Melhorando a experiência com nossas fotos
- Especial do Windows 8 em profundidade
Conteúdos, conteúdos e conteúdos. O Windows 8 e seu estilo 'Modern UI' dão ao conteúdo um papel de destaque, incluindo multimídia: música, vídeos e fotos. Todos eles com seus próprios aplicativos para gerenciar nosso acervo audiovisual. Sem esquecer o Media Center que continuará disponível no novo sistema. Neste artigo, revisaremos brevemente o que há de novo na seção de multimídia do Windows 8
O Media Center usual no Windows 8
Windows Media Center não foi esquecido na Microsoft, apesar de seus baixos números de uso.Continuará disponível para Windows 8 com o mesmo design que já conhecíamos, esperando que Redmond nos surpreenda com uma renovação estética adaptada ao 'Modern UI '. O que sabemos que mudou é a forma de adquiri-lo, pois a empresa elaborou um novo plano para seu software HTPC.
De acordo com dados gerenciados pela Microsoft, uma porcentagem crescente dos vídeos que os usuários assistem em PCs e dispositivos móveis vêm de fontes online como YouTube, Netflix, Hulu, etc.; ao mesmo tempo que diminui o consumo de DVDs e reduz a visualização de Blu-Rays ou televisão no computador. Por esse motivo, e para evitar o alto custo das licenças, o próprio Windows Media Player, embora continue disponível em todas as edições do Windows 8, virá sem suporte para DVD; deixando a tarefa de reproduzi-lo para o resto do software disponível para o sistema.
Essas questões: a mudança nas formas de consumir vídeos e no custo das licenças, junto com a tentativa de simplificar o número de edições do Windows; Fazem com que a Microsoft decida não vender seu Media Center incluído diretamente em nenhum deles e possibilitam adquiri-lo como mais uma funcionalidade do novo sistema. Desta forma, teremos duas maneiras de obter o Windows Media Center no Windows 8. A partir da versão Pro do sistema podemos adquiri-lo acessando a opção "Adicionar recursos ao Windows 8" do Painel de Controle, ou, da versão básica, obteremos quando obtivermos um Windows 8 Pro Pack Qualquer que seja o método usarmos no final teremos um Windows 8 Pro com Media Center instalado.
O Media Center inclui reprodução de DVD, captura e reprodução de TV (DBV-T/S, ISDB-S/T, DMBH e ATSC) e reprodução de arquivo VOB.A Microsoft garantiu que o preço pelo qual poderemos adquirir o Windows Media Center não será muito elevado e tudo indica que rondará os 10 euros por licença.
Integração de música e Xbox Music
Onde a Microsoft colocou seus esforços com a seção de multimídia no Windows 8 é com os novos aplicativos 'Modern UI' que nos permitem desfrutar de nossas coleções em um estilo de centro de mídia sem perder as possibilidades de computadores de mesa . Seu design é baseado no que é visto no Xbox, mesclando-se a eles para unificar todo o nosso conteúdo entre os dispositivos.
O exemplo perfeito disso é o o aplicativo Music que acompanha o sistema, através do qual podemos reproduzir todas as nossas músicas e acessar o serviço Xbox Music Partilhando linhas de design com o 'dashboard' da Xbox 360 a ideia é ter todas as nossas músicas disponíveis onde quer que vamos, acrescentando o novo serviço Xbox Music Pass, que nos permite acessar milhões de músicas em streaming.
A ênfase no visual que a Microsoft passou a explorar com o Zune é recuperada para o novo sistema, com ótimas fotos de nossos artistas, imagens de capa e biografias obtidas diretamente da web. A isto juntam-se novas funcionalidades ligadas ao Windows 8, como a possibilidade de usar a aplicação de um lado para ter sempre a nossa música à vista.
Vídeos do Xbox e o sotaque no streaming
Com conteúdo de vídeo, como filmes ou séries de televisão, bem como nossas próprias gravações, a Microsoft segue o esquema do Xbox Music. O aplicativo de vídeo que virá com o Windows 8 não é outro senão o Xbox Video Com ele podemos jogar nossa biblioteca e a partir de 26 de outubro você pode comprar e alugar conteúdo como ele foi feito a partir do console Xbox.
O sistema operacional trará integrado com os principais codecs para que não tenhamos problemas ao reproduzir todos os tipos de arquivos. Além disso, atenção especial foi dada à compatibilidade com a reprodução de conteúdo de streaming. Todos os codecs foram otimizados para funcionar nos vários dispositivos que rodarão o Windows 8, com atenção especial ao consumo de bateria da reprodução de vídeo. Esses codecs estarão acessíveis para os desenvolvedores integrarem em seus aplicativos de 'IU moderna'.
Melhorando a experiência com nossas fotos
A mídia é concluída no Windows 8 com o aplicativo de fotos. A ideia é mais uma vez ter todo o nosso acervo disponível entre dispositivos, agregando também as fotos que compartilhamos nas principais redes sociais. Se nos identificamos no Windows 8 com nossa conta da Microsoft, podemos vincular nossas contas do Facebook ou Flickr e ter todas as nossas fotos em um só lugar.Além disso, a integração com o SkyDrive nos permite salvar cópias de nossas imagens na nuvem e mantê-las sincronizadas entre os dispositivos.
O conteúdo é o protagonista e é assim que o aplicativo de fotos foi projetado. Desde a capa com uma foto de fundo até os álbuns onde as fotos ocupam toda a tela para que possamos navegar entre elas rolando horizontalmente. Também podemos aumentar ou diminuir o zoom para ver menos ou mais fotos, que são ajustadas automaticamente para sua melhor perspectiva e não como meras caixas. As novas opções do Windows 8 também facilitam o trabalho com várias fotos de uma vez e as organizam rapidamente.
O novo sistema também multiplica as possibilidades graças às funções oferecidas pelo 'Charm Bar' Assim, transferir fotos entre dispositivos é It torna-se tão simples quanto selecionar a imagem e escolher o dispositivo no qual queremos visualizá-la.Por exemplo, podemos consultar um álbum em nosso tablet enquanto vemos a foto grande em nossa televisão. Algo que também funciona com vídeos e aumenta as possibilidades de consumo de conteúdo no novo Windows.
No mesmo 'Charm Bar' encontramos a opção de compartilhar por e-mail ou nas redes sociais de forma imediata e sem complicações. A ideia é reduzir ao mínimo os passos: tiramos a foto com nossa câmera, plugamos no nosso Windows 8 e importamos automaticamente as imagens usando a opção que o próprio aplicativo tem, e só abrindo a 'Charm Bar' podemos compartilhe com quem quisermos e onde quisermos.
A Microsoft preparou o Windows 8 para que possamos aproveitar todo o conteúdo que pudermos assim que pudermos lançar nosso novo tablet ou computador fora da caixa Resta saber as possíveis melhorias que ele pode apresentar no dia 26 de outubro e o quanto de tudo isso podemos aproveitar em nosso país.