Janelas

Microsoft TechDay Madrid 2012

Índice:

Anonim

No passado dia 22 de novembro, o evento técnico estrela da Microsoft, TechDay 2012, realizou-se em Madrid, para o qual foi convidado XatakaWindows como uma assistente, e da qual trago o resumo de um dia longo e intenso com muitas conversas nos corredores e um clima de perspectivas eufóricas.

Um futuro brilhante para desenvolvedores e TI

Certamente neste tipo de evento a maior desvantagem é não poder ser omnipresente e estar ao mesmo tempo nas três pistas que correram em paralelo, mais os laboratórios eminentemente práticos.Certamente as apresentações nesses eventos, como nos explicou um palestrante, não podem ir muito fundo nas entranhas tecnológicas porque deixariam de fora grande parte dos participantes, razão pela qual as conversas de corredor ganharam interesse e consumiram grande parte do evento .

Além disso, a celebração do Community Day após o TechDay significou que os profissionais reconhecidos pela Microsoft como MVPs estavam reunidos no local, o nata da tecnologia informática atual e com um nível de conhecimento extraordinariamente elevado.

De todas as apresentações gostaria de destacar as que mais me chamaram a atenção, seja pelo que me mostraram, porque foram especialmente inspiradoras ou pelas linhas de estudo que têm abriu para mim.

Uma apresentação inspiradora

Quando José Bonnin começou sua apresentação, com uma tela de cinema atrás dele, ele nos disse que o que veríamos projetados não eram slides de PowerPoint, mas uma apresentação HTML5 + JS em tela cheia do IE10 E conforme seu “discurso” foi passando, todos nós que nos dedicamos a fazer páginas Web profissionalmente ficamos maravilhados com os efeitos visuais, a integração perfeita de áudio, imagens e vídeo para constituir um show multimídia que acompanhava as palavras do palestrante.

O número de desenvolvedores na Espanha é de cerca de 118.000 profissionais, dos quais alguns em cada cem têm uma vocação especial para a aprendizagem , compartilhar e estar atualizado com a tecnologia: os supergeeks. Curiosa palavra com conotações positivas, e que descreve de perto as quase 700 pessoas que já passaram pelo TechDay.

Segundo Bonnin, pode-se dizer que houve 6 marcos importantes na atual Sociedade da Informação que marcaram uma mudança profunda, uma revolução informática:O microprocessador O início do hardware da revolução do computador.IBM PC, tirou os computadores dos laboratórios e tornou a computação de consumo mais acessível ao público em geral.O nascimento da Microsoft, a empresa que construiu o software no qual se baseia a atual Sociedade da Informação.Windows95, o sistema operacional que tem um computador em cada casa, um Windows em cada computador.A chegada da Internet à esfera civil e mundial. A democratização universal do acesso ao conhecimento e à informação.O nascimento e aceitação do smartphone pelo público em geral. A onipresença do acesso à civilização digital.

Portanto, agora há uma mudança fundamental na indústria, agora a uniformidade é buscada em todos os dispositivos. Ter uma experiência única que não depende tanto do hardware, mas sim que foram lançadas as bases de uma revolução do PC, uma nova era, uma nova visão do PC, e nem tanto como um dispositivo de desktop, caso contrário, computação pessoal

Acompanhando o semblante destes novos tempos com novas formas de iteração com hardware e software, o orador referiu-se ao Kinect, uma surpresa que foi lançada quase como um joystick gestual para a Xbox e que se tornou um dispositivo para aplicações "sérias", como medicina, pesquisa ou turismo; e com um futuro impossível de prever por seus desenvolvedores.

Em resumo foi uma apresentação muito inspiradora, que nos deixou com a sensação de sermos agentes privilegiados de mudança e que, possivelmente , os profissionais das tecnologias Microsoft têm perspectivas muito interessantes para o futuro.

Administração de Sistemas 2012

Embora, como indiquei antes, as palestras técnicas devam ser mantidas em um nível de profundidade e detalhamento que permita à maioria dos presentes seguir o fio condutor do que está sendo mostrado, a verdade é que duas têm particular atraiu a atenção.Tanto pelos palestrantes que conseguiram manter o interesse dos ouvintes diante de informações técnicas, que podem se tornar muito densas e enfadonhas, quanto pelas coisas que ensinaram e que exigem um estudo muito mais aprofundado.

Fernando Guillot, David Cervigon e Miguel Hernandez deram uma excelente palestra sobre as novidades do Windows 2012 Server e System Center 2012, mantendo um Ritmo e frescura na conversa, aliados a um sentido de humor que fez rir todos os presentes com piadas e piadas de e para IT's.

Entre as coisas que mais me chamaram a atenção, gostaria de me referir a:Powershell, o sistema de linha de comando e script do Windows está sendo usado massivamente, agora, pelos administradores. E na versão 2012 conta com poderosas novidades como a tela de Comandos, onde os scripts do PowerShell podem ser construídos visualmente, a chegada do Intellisense para escrita de scripts, a geração automática dos mesmos pelas operações realizadas com a interface gráfica de manutenção do servidor, acesso e execução remota a um servidor via powerell Web Access, etc. O Active Directory permite que você use o poder da virtualização, incluindo o uso de SnapShots, espelhamento e migrações como qualquer outra máquina Hyper-V, mas sem o problemas que existiam na versão 2008 R2. Além disso, como novidade há muito aguardada, foi incluída na gestão do Active Directory a funcionalidade Lixeira, que permite recuperar um objeto deletado por tempo limitado.Continuando no DA, o formulário de cadastro e administração de usuários/objetos foi bastante aprimorado, e surge um novo nível de segurança chamado Controle de Acesso Dinâmico, que são regras baseadas em conteúdo e, por exemplo, impedem usuários que não estejam em um determinado OU pode acessar arquivos de texto que contêm um número de cartão de crédito.

Depuração e teste com VS2012 seguido pelo Pride Backend

No início da tarde, depois de comer e continuar com as conversas, era hora da reta final do TechDay com as últimas sessões da tarde.

Abriu Aurelio Porras nos contando sobre as ferramentas que vem com a última versão do Visual Studio para monitorar a execução do nosso código sem necessidade para depuração manual (leia F5).

Foi assim que ele nos ensinou o WebInspector para a Web, um conjunto de ferramentas semelhantes às ferramentas de depuração dos navegadores, mas hipervitalizadas. Para uma depuração remota completa e para evitar o famoso ping-pong quando o controle de qualidade quebra e o desenvolvedor não o reproduz, Aurelio nos mostrou o Intellitrace, uma ferramenta impressionante que permite depuração normal, mas no código que está sendo executado no cliente.

E, finalmente, ele nos ensinou sobre analisadores de código estático e Clone Code , um analisador que informa – por igualdade ou similaridade – quando você tem código duplicado que deve refatorar.

Finalmente, David Salgado uma vez realizou a mágica de tornar uma sessão muito agradável eminentemente técnico e baseado em código puro e rígido que discutiu, na parte em que estive presente, sobre a importância primordial do backend.

Ensinar, por exemplo, as possibilidades de comunicação do novo Visual Studio 2012 e principalmente do SignalIR, uma API ASP.NET que facilita muito a vida de programadores que constroem comunicações cliente-servidor em tempo real .

Em suma, um grande evento, uma excelente organização, apresentações e palestrantes de alto nível e conversas de corredor inestimáveis. Vejo você no TechDay 2013.

O perigo de andar pelos corredores e encontrar o PaniTheBoss
Janelas

Escolha dos editores

Back to top button