Janelas

Alterar determinados programas para abrir um arquivo

Anonim

Os sistemas operacionais, em geral, costumam oferecer um conjunto de aplicativos básicos para visualizar os arquivos mais utilizados, como imagens, áudio, vídeo, documentos de texto, PDF, etc. O Windows 8, em particular, vem com um conjunto de programas para essa finalidade.

Então, os usuários têm nossas preferências em relação ao software e nem sempre estamos interessados ​​na proposta do fabricante em relação aos programas padrão. Hoje vamos ver como podemos mudar o comportamento do Windows 8, para que ele use outros programas diferentes dos padrão, para visualizar ou manipular arquivos.

h2. Alterando programas por famílias de tipos

Uma das possibilidades que temos é mudar o comportamento do sistema para exibir grupos genéricos de arquivos, por exemplo, imagens. Existem muitos formatos de imagem diferentes e queremos que todos eles sejam exibidos com um programa específico.

Para isso vamos mostrar a banda lateral direita (Charm Bar), selecionar “Pesquisar” e escrever “pré” na caixa de pesquisa. Ele aparecerá no lado esquerdo da tela Programas padrão. Ao clicar no ícone, iremos a um módulo do Painel de Controle, dentro da área de trabalho clássica .

Dos quatro controles presentes sob o título “Escolha os programas que o Windows usa por padrão”, selecionamos o primeiro: Definir programas padrão.Ao clicar nele, aparecerá uma tela onde teremos uma grande caixa, à esquerda, com todos os programas instalados. Selecionamos o de nossa preferência.

Com esta ação, o ícone, o nome do programa e o fabricante serão exibidos na caixa anteriormente vazia à direita. Dentro da caixa a finalidade do software escolhido. Abaixo dele, informações sobre o número de opções padrão dentre todas as possíveis e, por fim, duas fórmulas para alterar o comportamento padrão: “Definir este programa como padrão” e “Escolher opções padrão para este programa”.

A primeira opção atribui ao software escolhido para abrir por padrão todos os tipos de arquivos e protocolos que ele pode abrir por padrão. Com a segunda opção podemos modificar o que queremos que abra, sem atribuir todas as opções possíveis.

Se selecionarmos a segunda opção, abrir-se-á uma janela onde teremos todas as extensões de arquivo disponíveis para o programa selecionado, que podem ser marcadas ou desmarcadas individualmente usando as caixas de seleção apropriadas.Lá podemos estabelecer nossas preferências e armazená-las com o botão “Salvar”.

Depois de estabelecidas nossas preferências (atribuir tudo ou parte), pressionamos o botão "OK" e pronto.

h2. Alterar por formato individual

A alteração por formato individual pode ser feita na segunda etapa descrita acima. Por exemplo, podemos querer visualizar todos os arquivos de imagem com o Windows Photo Viewer, exceto os arquivos JPG, que preferimos abrir com o navegador da web.

"Isso também pode ser feito à moda antiga, usando o botão direito do mouse ao marcar um arquivo individual dentro da árvore de diretórios e a opção Abrir com. Esta fórmula é útil em dois cenários possíveis:"

  • Visualize temporariamente um arquivo específico com um programa específico.
  • Modificar o comportamento de programas “egoístas”.

No primeiro caso, continuando com o exemplo anterior, podemos ter atribuído a ver JPG com o navegador, mas para um em particular queremos editar o arquivo.

Neste caso, escolheremos a opção “Abrir com” no menu exibido após pressionar o botão direito. Pode então acontecer que o programa com o qual queremos editar seja mostrado ou não no submenu suspenso. Se estiver presente, selecionamos e assim podemos ver o arquivo sem modificar o programa padrão. Esta solução é temporária.

Se o programa não aparecer, selecionaremos a opção “Escolher programa padrão…” Ao executar esta ação veremos em uma janela pop-up as opções que o sistema contempla para aquele tipo de arquivo .

Se também não aparecer por lá, clique no link “Mais opções”, que aumenta o leque de possibilidades, incluindo a opção de busca na loja de aplicativos do Windows 8.Caso ainda não apareça, temos a possibilidade de realizar uma busca pelo binário (.exe) dentro da árvore de diretórios, após clicar no link “Pesquisar outro aplicativo no computador”.

Quando me referi a “programas egoístas” anteriormente, referia-me àquele software que se atribui a abertura de todos os formatos que suporta por defeito. Muitos instaladores têm opções para fazer essa seleção durante o processo de instalação, mas às vezes vamos rápido demais e perdemos. Outras vezes não é suficientemente avisado.

Nestes casos, se quisermos atribuir um programa padrão a um formato de arquivo que foi alterado pela instalação de outro software, o método “clique com o botão direito” » “abrir como” » “Escolher padrão programa ..." fornece a capacidade de selecionar um e definir permanentemente a escolha, por meio da caixa de seleção "usar este aplicativo para todos os arquivos .{nome da extensão}.

h2. Programas padrão, dicas e conclusões

Em geral, é um bom hábito deixar as opções padrão do sistema. Os programas básicos são tão leves quanto limitados. O visualizador de imagens do Windows 8, por exemplo, é muito mais leve que qualquer editor de imagens. Para visualizar uma fotografia (ou uma apresentação de slides de fotos), é ideal rapidamente.

Deve-se prestar muita atenção às novas opções de instalação de software, principalmente às atribuições de abertura padrão. Considere que o sistema memoriza tudo o que atribuímos, e atribuição múltipla envolve espaço e, acima de tudo, perda de desempenho. Nas minhas instalações e em geral, quando um instalador fornece muitos tipos de formatos, geralmente escolho nenhum. Haverá tempo para atribuir o que quero abrir e com quê.

Como você teve a oportunidade de verificar no artigo, o Windows 8 fornece várias fórmulas para atribuir programas padrão, de forma geral ou individual.Escolha a que for mais confortável para você entre a nova fórmula do sistema ou o método tradicional do botão direito. Faça o que fizer, pense que é mais conveniente em termos de performance, modificar o comportamento do sistema aos poucos, do que de forma massiva.

No Xataka Windows | Truques e guias para Windows 8

Janelas

Escolha dos editores

Back to top button