Janeiro de 2013: Windows 8 está em 2
No mês passado iniciamos nosso acompanhamento particular dos números de mercado do Windows 8 O objetivo, aproveitando a sincronia dos meses, era comparar com os números colhidos por seu antecessor, o Windows 7, após seu lançamento em 2009. Para isso utilizamos os dados fornecidos pelo NetMarketShare. Hoje é hora de rever o crescimento experimentado por ambas as versões do sistema operacional nos meses de janeiro de seus respectivos anos. Antes de tudo, lembre-se de que estamos comparando tempos diferentes, portanto os números devem ser valorizados em seu contexto.
O fato é que em janeiro de 2013, o Windows 8 continua crescendo em participação de mercado e já superou boa parte da concorrência.Se somarmos os números de todas as versões do Windows 8 coletadas pelo NetMarketShare, sua participação de mercado atual é de 2,36% A grande maioria são versões desktop do sistema, com 2,26 %, deixando apenas 0,08% para o Windows 8 para tablets e 0,02% ainda residual para a versão RT do sistema.
O novo sistema já superou praticamente todas as versões do Mac OS X, chegando muito perto do mais recente. É, portanto, apenas atrás das versões anteriores do Windows, que já identificamos no mês passado como seus verdadeiros rivais. O Windows 7 lidera a lista com uma participação de mercado de 44,48%. Agora, como você está se saindo em relação a este em perspectiva comparativa?
Como você pode ver no gráfico não há variações na taxa de crescimento. O Windows 7 em janeiro de 2010 teve um crescimento mais acelerado e já estava em quase 8% dos computadores do planeta.Windows 8 continua em uma tendência mais lenta, semelhante aos meses anteriores, e acaba de ultrapassar 2% de participação de mercado.
Além desses números, é interessante notar que, após meses de crescimento, o Windows 7 diminuiu ligeiramente sua participação de mercado em janeiro, de 45,11% para 44,48%. Aos poucos, o impacto dos novos computadores vendidos que incluem Windows 8 pronto para uso deve estar se fazendo sentir. Espera-se que a taxa de crescimento do Windows 8 aumente progressivamente enquanto o Windows 7 começa a perder participação de mercado. Ou talvez não, e temos um novo XP na versão antiga, que ainda mantém espetaculares 39,51% do mercado. No próximo mês continuaremos a verificar.
Mais informações | NetMarketShare