Como adicionar novos dispositivos externos ao nosso sistema Windows 8
Índice:
Continuando a série de Truques e Guias do Windows 8, hoje trago à tona um dos pontos fortes do novo Sistema Operacional Redmond, e que faz a diferença com qualquer outro da competição, tanto em sua versão RT quanto PRO: adicionar, reconhecer e configurar dispositivos externos de forma simples, fácil e automática.
Em 90% dos casos, basta conectar o dispositivo externo, impressora, pen drive, disco rígido USB, etc., a qualquer uma das portas do nosso equipamento, basta que o sistema o reconheça, instale os drivers adequados e comece a funcionar totalmente.
Por exemplo, isso é o que acontece na primeira vez que conecto um Windows Phone ao meu laptop por meio de um cabo USB. O sistema reconhece o dispositivo externo, baixa o driver e até o software necessário. Deixando o sistema pronto para interagir com o mobile.
Quando as coisas ficam complicadas
Agora vou fazer um exemplo de quando me encontro naqueles 10% dos casos onde o dispositivo não é reconhecido , seus drivers não estão no banco de dados padrão que acompanha o Windows 8 ou não estão localizados no Windows Update.
Neste caso estou tentando cadastrar, no meu notebook, uma impressora HP F2400 (um tanto antiga) que está conectada fisicamente via USB a um computador com Windows 7 na sala, e que eu acesso através o Wi-Fi local.
O primeiro passo a ser executado é acessar a impressora compartilhada no computador com Windows 7 (SALA DE ESTAR) através da LAN e clicar duas vezes para que o sistema reconheça o dispositivo que desejo adicionar ao meu sistema , e tente configurá-lo.
Neste caso falhou miseravelmente, pois não só não foi encontrado localmente, como também não foi encontrado na Net. Então ele me pede para inserir manualmente o arquivo .inf para instalar os drivers.
Momento de pânico? Não, longe disso. Outra das vantagens inatingíveis por qualquer sistema operacional atual são as quase duas décadas de história no desenvolvimento de drivers para todos os tipos de "presentes" que o ecossistema Windows possui .
Então, eu insiro a string de pesquisa “ HP Deskjet F2400 driver ” no Google – ainda o melhor mecanismo de busca – e acesso a página do fabricante onde posso baixar o pacote de software mais adequado para o meu sistema.
Depois que os arquivos estiverem armazenados no computador, iniciaremos a instalação e – possivelmente – terei que reiniciar o computador para completar as operações.
Finalmente entro no Painel de Controle (Windows + X) e seleciono o ícone Dispositivos e Impressoras, onde vejo que a impressora foi instalada corretamente, e de onde I inicie um teste de impressão para ter certeza de que tudo está configurado corretamente.
No XatakaWindows | Truques e guias para Windows 8