Windows 8.1 e suas alterações
A Microsoft confirmou oficialmente as alterações introduzidas no Windows 8.1, a próxima atualização do Windows 8, codinome Azul. Na próxima parcela, muitas pequenas mudanças foram implementadas, algumas impulsionadas pelas críticas recebidas, que compõem uma nova forma de fazer e operar o sistema operacional. Mudanças que não só irão polir o Windows 8, mas também levar a experiência do usuário para outra dimensão, aquela que o Windows 8 deveria ter desde o início com base nos resultados e na opinião da comunidade."
O muito alardeado retorno do botão Iniciar, a recuperação do conceito de janelas dentro do ambiente Modern UI, o destaque de a nuvem dentro do sistema, mudanças funcionais e estéticas, mais e melhores aplicativos padrão e uma ferramenta de pesquisa muito poderosa, tornam o Windows 8.1 um produto muito apetitoso."
h2. O que há de novo no Windows 8.1
h3. Volta do botão Home
Microsoft ouviu a comunidade e o botão Iniciar estará de volta no Windows 8.1 Não será exatamente como era em versões anteriores (no ambiente Modern UI ficará oculto até que a barra lateral esquerda seja exibida) e a integração na barra de tarefas clássica da área de trabalho também tem suas diferenças. Lembre-se do que publicamos sobre isso.
h2. Múltiplas janelas
"Windows 8.1 retorna ao conceito quase perdido de múltiplas janelas, no estilo Modern UI, claro. Quando temos um programa na tela e lançamos outro, a tela será dividida, para que possamos ter o navegador e o e-mail, por exemplo, presentes ao mesmo tempo em um 50/50relação "
Quando atuamos em qualquer um deles, a proporção passará a ser 60/40, destacando o tamanho daquele em que estamos atuando(ao abrir um e-mail, por exemplo). Aqui também há um "ainda mais"; Cada aplicação pode ter várias janelas, para que possamos ver duas páginas web simultaneamente, para continuar com o mesmo exemplo. Essa funcionalidade faz ainda mais sentido em telas com grandes resoluções e mesmo se estivermos usando dois ou mais monitores.
Em telas pequenas, adaptadas aos novos requisitos mínimos de 1024 x 768 pixels, também pode ser usada a visão 50/50 , portanto dando uma nova funcionalidade aos ecrãs das próximas gerações de tablets de 7 e 8 polegadas, bem como do ocasional PC portátil, que por enquanto pode utilizar o Windows 8 com a limitação de uma única janela.
h3. Live Tiles com mais vida
As miniaturas se tornarão multifuncionais, para que, por exemplo, aplicativos como o Weather possam exibir as informações de previsão do tempo para três diferentes cidades e a previsão do tempo para os próximos três dias. Outros, como o Calendário, relatarão as atividades anotadas durante todo o dia. Aplicativos de terceiros, como o Twitter, também podem exibir informações adicionais. Resumindo, as informações vão fluir pela tela inicial
h3. A âncora automática desaparece.
Um dos problemas que foram revisados foi a automaticidade com que, toda vez que instalamos um novo aplicativo, ele permanece ancorado na tela inicial por padrão , transformando a área de trabalho em um quebra-cabeça.
No Windows 8.1 este não será o caso. Quando instalamos um novo software, seu ícone aparecerá dentro da visão geral de Todos os aplicativos . Dessa forma podemos ter uma área de trabalho mais limpa, ancorando nela apenas o que nos interessa e sem modificar a configuração visual da nossa tela inicial. Outro recurso adicional será a possibilidade de organizar miniaturas selecionando várias de uma vez
h3. Tela de bloqueio
A nova tela de bloqueio do Windows 8.1 permitirá que você aceite chamadas do Skype enquanto o dispositivo estiver bloqueado, além de tirar fotos com a câmera sem desbloquear o dispositivo. Por outro lado, a tela do bloco pode tornar-se um porta-retratos digital se quisermos, com imagens de várias fontes (SkyDrive, Windows Phone ou nosso próprio dispositivo onde está instalado).
h3. Mais opções de personalização
O Windows 8.1 permitirá mais opções de personalização com cores e configurações extras, bem como a capacidade de adicionar papéis de parede animados. Se isso já é atrativo por si só, mais ainda é o fato de algumas dessas possibilidades também serem transferidas para o desktop tradicional, facilitando a coerência visual entre um ambiente e outro
h3. Configuração sincronizada.
Configurar uma equipa ao nosso gosto é uma tarefa que acaba por agregar muitos pequenos momentos. Se mudarmos o dispositivo, temos que repetir várias dessas configurações e nem sempre permanecem as mesmas, porque tendemos a mudar constantemente a aparência do sistema. O Windows 8.1 vai resolver isso de uma vez por todas, por meio de uma única conta da Microsoft como nunca antes.
O objetivo da funcionalidade, que pode ser usado com diferentes graus de profundidade, é que podemos ter a mesma tela inicial, com os mesmos aplicativos e sua configuração, em vários computadores, na mesma conta. Para isso, o aplicativo Store renova sua interface para que possamos localizar aplicativos pagos e gratuitos com mais facilidade.
h3. Mais integração com o SkyDrive
SkyDrive ganha mais destaque no Windows 8.1, com mecanismo de sincronização especialmente desenvolvido para ele. Se usarmos regularmente o serviço de armazenamento em nuvem, perceberemos uma maior flexibilidade ao usá-lo.
Ao se conectar ao serviço, serão carregadas as informações mínimas necessárias para identificar os itens armazenados na nuvem. À medida que abrimos os arquivos, as informações necessárias serão baixadas.
Além disso, também existe a possibilidade de baixar todo o conteúdo localmente ou implantar uma instância de tudo armazenado no SkyDrive para funcionar offline. O SkyDrive aparecerá integrado ao File Explorer, bem como aos aplicativos do Windows 8.1. Configurações, aplicativos e seu histórico serão armazenados no SkyDrive.
h3. Internet Explorer 11
Confirmado Internet Explorer 11 junto com a estreia do Windows 8.1 A próxima versão do navegador inclui guias, com guias ilimitadas e subpastas para favoritos , bem como novas funcionalidades, que teremos oportunidade de analisar ao pormenor quando o produto estiver nas nossas mãos. A próxima versão do navegador será capaz de sincronizar as guias usadas em outros dispositivos, além do Windows Phone.
h3. Pesquisas, a arma definitiva contra o Google
A ferramenta de pesquisa foi aprimorada no Windows 8.1, concebendo-a como uma ferramenta universal para essa finalidade. Com ele poderemos localizar informações em arquivos, SkyDrive, configurações, aplicativos e na web.
Quando realizarmos uma busca, ela será global, utilizando recursos locais e a Internet, possibilitando também o uso de aplicativos específicos para processar essas informações. Por exemplo, se procurarmos um termo encontrado na Wikipedia, clicar no link abrirá o aplicativo Wikipedia para Windows 8, em vez de uma página da web.
Se o que localizamos for um filme, podemos ver o trailer e assim sucessivamente com música e imagens. Por trás de todo o processo está o Bing, que não será apenas o mecanismo de pesquisa padrão, mas o único, deixando de fora os outros mecanismos de busca.O atalho de teclado + também é habilitado para realizar pesquisas independentemente de estarmos na área de trabalho ou em um aplicativo.
h3. Mais melhorias no sistema
"O teclado na tela e sobretudo suas funções, melhoram no Windows 8.1, com pequenas mudanças em prol da experiência do usuário, com destaque especial da barra de espaço, para selecionar e inserir palavras. Essas modificações são especialmente projetadas para telas sensíveis ao toque."
O painel de controle também recebeu uma nova abordagem, assumindo mais destaque, para facilitar a configuração em dispositivos de toque.
h3. Mais e melhores aplicativos padrão com o sistema
Windows 8.1 também significa a melhoria e aumento de aplicativos que vem de série com o sistema, com ênfase especial em Xbox Music, que melhora muito o desempenho.Dentre os novos aplicativos, destaque para o Saúde, Fitness e Gastronomia, que terá opção viva-voz para poder se enredar em panelas sem encher a tela do aparelho com restos de comida. Por fim, e se não me esqueci de nada, o aplicativo da câmera inclui suporte completo para panorama, com Photosynth integrado
h2. Conclusões do Windows 8.1
Tudo exposto aqui é em nível teórico, baseado em informações oficiais fornecidas pela Microsoft. As ideias derramadas no Windows 8.1 são boas, elas atendem às solicitações do usuário (o que é muito importante) e são um reconhecimento tácito de que alguns aspectos do Windows 8 foram um erro. Corrigir é sábio e essa cascata de pequenas e grandes melhorias será muito positiva, visando uma difusão mais ampla do produto Microsoft.
Agora resta ver o resultado prático deste conjunto de melhorias testadas ao vivo.O Windows 8.1 será, quando lançado, uma atualização gratuita para usuários do Windows 8 Uma atualização, sim, mas também pode ser o ponto de virada para um produto que levantou uma revolução na área de trabalho de tal profundidade que muitos usuários foram perdidos.
Acredito sinceramente que Windows 8.1 será o que o Windows 8 deveria ter sido desde o início, mas também é verdade que o A mente dos criadores não consegue conter as necessidades de uma comunidade milionária de usuários, e a inspiração vem quando você está trabalhando. Os de Redmond estão fazendo e esse vai ser o resultado: Windows 8.1.
Via | Microsoft