Microsoft lança o Windows 8.1
Índice:
- Interface de interface do usuário moderna, inicialização na área de trabalho e botão Iniciar
- Melhorias em aplicativos de UI modernos e multitarefas
- SkyDrive e integração na nuvem
- Pesquisa Aprimorada
- Suporte para telas com diferentes resoluções
A apresentação do Windows 8.1 ainda não começou e já surgiram as primeiras análises com todas as novidades do sistema, que já podem ser baixadas. Além do retorno do botão iniciar e da capacidade de iniciar diretamente na área de trabalho, a Microsoft preparou alguns novos recursos.
Já tínhamos visto a maioria deles em alguns vazamentos, embora a Microsoft tenha reservado algumas surpresas para esta apresentação. Vamos ver o que o Windows 8.1 tem a oferecer.
Interface de interface do usuário moderna, inicialização na área de trabalho e botão Iniciar
O botão iniciar e inicializar na área de trabalho são os recursos mais necessários do Windows 8.1. Não há muitas mudanças em relação ao que já nos foi explicado na época: o botão Iniciar permanece no canto inferior esquerdo e nos leva à tela inicial do Metro (sem menu tradicional).
Sim, existe um minimenu quando clicamos com o botão direito do mouse no ícone. É semelhante ao que agora aparece no Windows 8 quando você clica no botão no mesmo canto, exceto que inclui mais algumas configurações e atalhos para desligar e reiniciar o computador.
A tela inicial também muda: agora temos dois novos tamanhos de tile, um maior e outro menor, e a possibilidade de colocar fundos personalizados ou animados. Finalmente, temos um modo Personalizado>"
Melhorias em aplicativos de UI modernos e multitarefas
Conforme prometido pela Microsoft, o Windows 8.1 torna a multitarefa muito melhor. Podemos colocar até quatro aplicativos Modern UI na mesma tela, escolhendo o tamanho, se nossa resolução permitir: teremos que ter 500px em média por aplicativo.
O Windows 8.1 também permitirá que você mantenha os aplicativos Modern UI em várias telas, uma das maiores desvantagens para aqueles de nós que desejam mais espaço de trabalho.
"A loja de aplicativos, Windows Store, também passa por uma boa reforma. A visualização da categoria não é mais a primeira tela: agora veremos recomendações editoriais e personalizadas para nós, junto com as listas dos mais baixados. E um último detalhe: as atualizações de aplicativos serão silenciosas e automáticas."
SkyDrive e integração na nuvem
O serviço de armazenamento em nuvem da Microsoft, SkyDrive, ocupa um lugar ainda maior no Windows 8.1. Primeiras coisas primeiro: você não precisará de um aplicativo separado para usá-lo .
SkyDrive salvará ainda mais configurações para sincronizá-las entre diferentes máquinas, e poderemos carregar as fotos que tiramos automaticamente. Também permitirá salvar todos os arquivos que gerenciamos no SkyDrive por padrão, em vez de na pasta Documentos.
E a alteração mais recente no SkyDrive está na maneira como os arquivos são exibidos e baixados. Em vez de baixar tudo de uma vez e ocupar muito espaço, os arquivos só serão baixados para o nosso computador quando os usarmos pela primeira vez .
Tudo será transparente para o usuário: simplesmente veremos todos os arquivos disponíveis e o Windows se encarregará de baixá-los ou não, se necessário. Em dispositivos com pouco armazenamento, como tablets, esta é uma mudança muito útil.
Pesquisa Aprimorada
Windows 8.1 melhora seu serviço de busca, que se torna mais do que apenas um navegador de arquivos e configurações. Os resultados incluirão arquivos no SkyDrive, em seu disco rígido, resultados na Web e até resultados de aplicativos integrados ao sistema (por exemplo, músicas no Xbox Music).
Resta saber se continua tão fácil de usar quanto antes. Digitar diretamente da tela inicial para um aplicativo é uma alegria, e prefiro isso a ver mais resultados da Wikipedia ou de outros aplicativos.
Suporte para telas com diferentes resoluções
Windows 8.1 corrige um pequeno problema com resoluções de tela. Até agora, todas as telas compartilhavam a mesma escala, o que era estranho se cada uma tivesse uma densidade diferente. Com o Windows 8.1, essa configuração pode ser personalizada individualmente.
Além disso, em muitos casos você nem precisará tocar em nada, pois o sistema configurará o dimensionamento para cada monitor automaticamente. Claro, aparentemente ainda não está totalmente implementado no Preview.