Windows Store: como evoluiu desde o seu lançamento
Índice:
- De 0 a quase 100.000 aplicações em 11 meses
- Há quantidade, mas... qualidade?
- Conclusões e futuro da Windows Store
Quando a Microsoft apresentou o Windows 8 na Build 2011, elogiou sua loja de aplicativos. Ele não estava disponível no Developer Preview e levaria alguns meses para estar disponível.
Durante o período beta do Windows 8, a Microsoft continuou nos dizendo como iria funcionar. Em dezembro descobrimos como seria, e depois eles revelaram o resto dos detalhes: preços, compras in-app e testes de aplicativos. Mas como evoluiu desde o seu lançamento?
De 0 a quase 100.000 aplicações em 11 meses
Reunindo números do Win App Update e do MetroStore Scanner criamos um gráfico com a evolução da Windows Store ao longo de seus 11 meses de vida. Hoje, a loja conta com 89.333 aplicativos, o que nos deixaria com quase 100.000 (número estimado) até o final de junho.
Tudo isso em menos de um ano desde que o acesso foi aberto para alguns desenvolvedores. Em setembro, a Microsoft abriu a loja para qualquer desenvolvedor e, em outubro, o Windows 8 foi lançado ao público. Após a primeira onda de novos aplicativos, a loja vem crescendo a um ritmo cada vez maior. Nos 8 meses de abertura, a média foi de 11.000 novos pedidos por mês.
A Windows Store está quebrando recordes nesse quesito, superando em muito as marcas de outras lojas de aplicativos. A iOS App Store de crescimento mais rápido em seu primeiro ano atingiu apenas 65.000 aplicativos.
Há quantidade, mas... qualidade?
Por quão deprimente os 'topos' das lojas de aplicativos tendem a ser, o do Windows não é nada ruim.Sim, é ótimo ter muitos aplicativos, mas o que realmente importa é que existem bons aplicativos. E a Windows Store ainda está um pouco atrasada, mas não tanto quanto parece.
Photoshop Express, Skype, Dropbox, Adobe Reader, Evernote, Wordpress, Netflix, Hulu, Twitter, leitores de RSS... São aplicativos indispensáveis para um tablet que esteja no Windows 8. Com ele, cabe a você Office disponível em tablets (embora uma versão Metro não seja nada ruim).
Ainda assim, f altam alguns aplicativos de destaque, como Flipboard, Facebook, Spotify, poderosos clientes do Twitter ou navegadores alternativos. E, claro, existem muitos aplicativos inúteis, mas esse é um problema cada vez mais comum em todas as lojas de aplicativos.
Conclusões e futuro da Windows Store
"Tendo em conta que o Windows RT, o sistema onde a Windows Store faz mais sentido, não está propriamente a ter uma adoção massiva, a Windows Store está numa posição muito boa. Muitos aplicativos e muitos dos essenciais>"
Não há muitas mudanças que a própria loja precise, além do redesenho que vazou algumas horas atrás. Em vez disso, a Microsoft precisa impulsionar os aplicativos Metro/Modern UI para serem mais úteis para todos os usuários e não relegados a interfaces apenas de toque.
Também seria muito interessante aprimorar ainda mais o Windows RT com tablets menores e mais baratos, onde o Windows 8 Pro e os aplicativos tradicionais não fazem sentido, e onde o RT pode encontrar seu lugar perfeito.
Até agora, a Microsoft já anunciou algumas dessas mudanças e o restante será totalmente revelado no Build 2013, evento que acompanharemos na próxima semana no Xataka Windows diretamente de San Francisco.