Windows 8 RT
Índice:
O primeiro ano de compromisso da Microsoft com seus inovadores sistemas operacionais Windows 8 e Windows Phone 8 já passou
O futuro do Windows 8, agora 8.1, e do sistema operacional do smartphone, é claro. Com um crescimento sustentado de ambas as plataformas, e com planos claros, meridianos e de longo prazo para o futuro.
No entanto, nuvens escuras pairam sobre a versão “pequena” do Windows 8, o RT. Que terão de ser observadas se forem tempestades de verão de curta duração.
As boas notícias
Windows 8 RT é um sistema operacional que foi perfeitamente integrado com hardware baseado em processador ARM, superando de longe seu principal concorrente que era esperava-se que fosse o iPad da Apple.
Estou usando o Surface RT ininterruptamente há alguns meses, e posso dizer sem sombra de dúvidas que ele funciona muito bem para consumir informações, e permite produzir moderadamente.
É um grande valor ter o Office incluído por padrão (empacotado como aplicativos do sistema), pois, junto com a integração do Skydrive, ele permite que eu use o tablet como um excelente ferramenta de trabalho em reuniões, eventos ou apresentações
Mesmo com o teclado certo, ele me permite escrever artigos em situações e lugares onde não poderia fazê-lo tão confortavelmente quanto em um avião ou trem.
Na verdade, o RT foi lenta mas vigorosamente substituindo sua irmã mais velha, o Surface PRO, em uso diário. Deixando este último apenas para as ocasiões em que preciso de energia suficiente para mover uma ferramenta de programação, uma ferramenta de design gráfico ou um banco de dados.
A chegada em poucos dias da versão 8.1 colocará o Windows RT onde deveria estar quando foi lançado. Esta atualização, que estamos monitorando detalhadamente no XatakaWindows, é muito melhor que a anterior. Sendo mais completo, mais funcional, incluí melhorias tanto a nível de firmware, kernel e software.
E também, o custo da atualização é zero já que é distribuído gratuitamente para todos os dispositivos que possuem a versão 8 no momento.
As más notícias
Em uma apresentação recente da Lenovo, a empresa exibiu seus novos dispositivos Windows 8, incluindo desktops, ultrabooks, conversíveis e tablets. Todos com recursos de toque, todos com design focado em leveza e mobilidade em oposição ao conceito “tijolo”, e todos com processadores Intel.
Ou seja, mais um fornecedor para de fabricar hardware para Windows RT, focando nos novos recursos que os novos processadores Intel estão oferecendo, e juntando-se ao resto da indústria deixando a Microsoft sozinha com o Surface RT.
Como bem comentado nos huddles da apresentação, os fabricantes viram que os números de vendas de aparelhos com esse sistema operacional não compensam os investimentos, e por isso resolveram apostar no Windows 8 "completo" que, graças à Intel, está cortando muito a distância em consumo e mobilidade para os chips ARM.
Na Espanha, esses baixos números de vendas são culpa direta de duas causas: a péssima política de vendas e marketing seguida pela Microsoft , e o s alto de qualidade tanto no hardware quanto no software dos tablets Android (tanto os mais baratos quanto os mais caros).
A isso devemos adicionar o círculo vicioso representado pelos aplicativos Modern UI para Windows RT. Com uma porcentagem tão pequena de penetração no mercado, não há incentivo para que as empresas de desenvolvimento de software programem para Windows RT/Modern UI, o que impede o Surface RT de competir com o iPad ou com os preços dos Androids. software disponível.
Por exemplo, há alguns dias, um gerente me disse que adora o Surface RT, mas ele não pode deixá-lo para seu filho porque ele não tenha a biblioteca de software de treinamento infantil que vem com seu iPad.
Conclusões
Estou muito feliz em poder adquirir um SurfaceRT, com seu desempenho e sua utilidade no dia-a-dia profissional e na minha vida privada. Parece-me uma excelente combinação de hardware e software, que deu resultados magníficos que superaram o que eu esperava de um tablet.
Claro, sem esquecer que não é um computador pessoal como um ultrabook ou um laptop.
Mas temo que uma política de vendas bastante ruim; com preços muito altos para o que o mercado está disposto a pagar; com um marketing desastroso que fez com que os fabricantes abandonassem esse tipo de aparelho; e com a Intel com força total para derrubar a ARM; leve-me para ter meu Surface RT armazenado em alguns anos ao lado do meu Windows Phone 7
Não seria o primeiro, nem o último, excelente produto que vai dormir o sono do só para sair na hora errada em um mercado cada vez mais difícil.
No XatakaWindows | A Microsoft admite que a linha original de tablets Surface confundiu os usuários, um Surface RT em movimento, usando-o a trinta mil pés