Da festa à tragédia na atualização do Windows 8.1
Índice:
A notícia se espalhou como fogo, deliciando toda a concorrência da Microsoft: a atualização para a nova versão 8.1 está tendo problemas tão sérios e abundantes gostaria de voltar uma etapa e remover o software da Loja para dispositivos RT.
É por isso que hoje quero analisar todas as coisas negativas que fui encontrando durante a instalação desta atualização do sistema operacional que, finalmente, se transformou em o feriado da Microsoft, em mais um dia embaraçoso e desastroso (e são… demais) .
Reclamações, reclamações e mais reclamações
A primeira surpresa agradável tornou-se muito desagradável e desconfortável; e esta é a distribuição pela própria Windows Store.
Embora, para a maioria dos usuários que possuem apenas um computador, a facilidade de acessar o novo software como se fosse outro aplicativo fosse muito conveniente, para aqueles – como a pessoa que escreve estas linhas – que tem três ou mais computadores, é um absurdo ter que fazer o mesmo download de +3Gb em cada uma das máquinas; sem poder baixar uma única imagem ISO e reutilizá-la.
Outra frustração experimentada por usuários mais avançados é que a atualização não seria iniciada a menos que tivéssemos o sistema operacional atualizado para o patch mais recente. Algo que não se entende porque o lógico é que o próprio instalador baixe e atualize o equipamento, como fazia no Windows 7 e 8; não que impeça a atualização de forma “preemptiva”.
Depois que o assistente de atualização foi iniciado, ele deve aguardar. Mas espera, espera. Não houve processos concluídos em menos de duas horas, com casos superiores a cinco, dependendo do poder computacional do dispositivo.
E isso é um absurdo.
Não consigo imaginar que cálculos e processos podem fazer bestas marrons, como os computadores de hoje, desperdiçar duas ou três horas para atualizar para uma versão menor. E mais quando a instalação de todo o sistema operacional do zero não ultrapassa 45 minutos.
Mas os problemas continuaram após a conclusão da instalação e com os computadores atualizados para o Windows 8.1.
No meu caso, o laptop principal não tem como ativá-lo É uma versão Enterprise com licença por volume, e eu recebo um erro de DNS. Só de pensar no dinheiro que minha empresa contribui para a licença de parceiro e que não podemos ativar nosso sistema operacional já me parece uma f alta de respeito com os clientes.E isso me obriga a desperdiçar nosso precioso e caro tempo resolvendo um problema que não deveria existir.
Mas, pelo que li, as coisas não pararam por aí. Se não forem os números de série do Windows 8, eles não são válidos para o Windows 8.1 (primeira vez na história do Windows). Assim, se você tiver que restaurar o Windows no seu computador, você deve ter os dois números de série em mãos porque, outra surpresa, a restauração deixa o computador com a versão 8, não com o mais recente.
Isso seria chato, tratando a série como se fossem versões diferentes, se não fossem os relatórios de todo o mundo indicando que com o Win 8.1 há uma infinidade de hardware e app bugs que pararam de funcionar.
Não são gerais, é verdade. Mas uma atualização NUNCA deve causar erros deste tipo. Supõe-se que o núcleo do sistema operacional não foi tocado e que são apenas melhorias.
O desastre RT
Se você adicionar gasolina a um bom fogo, você não apenas obterá um bom sinalizador, mas também você provavelmente queimará seus cílios .
Bem, a Microsoft acabou de fazer algo parecido com seu Windows RT m altratado.
No meu caso, a atualização para 8.1 simplesmente nunca apareceu. Mas parece que as falhas na instalação desta versão têm sido gerais. Levando à decisão sem precedentes e sem precedentes de interromper a distribuição até que a Microsoft corrija os problemas.
O problema ficou ainda mais complicado quando a primeira comunicação de Redmond foi que a falha do tablet foi “facilmente” corrigida por meio de uma recuperação do sistema de um USB… processo que quase ninguém usa ou sabe sobre o uso. Felizmente corrigiram e bloquearam o acesso à Loja.
Este erro é surpreendente porque, além disso, o número de modelos de dispositivos RT é mínimo - o Surface, alguns Asus antigos e não muito mais – se compararmos com a vasta frota de máquinas Windows 8.
Como se não bastasse, os "sortudos" que conseguiram atualizar estão encontrando softwares que pararam de funcionar ou que funcionam mal, quando a versão 8 ou o próprio Preview rodaram perfeitamente.
No meu caso, como não posso atualizar e continuar com minha versão 8.1 Preview, não posso baixar ou experimentar o novo aplicativo do Facebook porque ele não atende aos requisitos de software.
Conclusão
Continuam ocorrendo inconveniências e operações fora do comum; como ele me pede novamente para escolher um navegador... e remove o ícone do IE da barra da área de trabalho e do menu principal por padrão; ou que a licença para desenvolver aplicativos para Windows 8 tenha sido elaborada por um advogado bêbado assessorado pelo estagiário, e isso resulta em em alguns casos para fazer um app é preciso comprar 100 licenças de desenvolvimento
Mas mesmo assim, nos dois computadores onde consegui atualizar (incluindo este em que estou escrevendo estas linhas) nota-se que o sistema é mais fluido, é mais profundo e me permite para fazer mais coisas.
Ou seja, eu Recomendo muito em sua versão “completa”, e aconselho aguardar a estabilização da versão RT .
Mas sem esquecer que tem sido um verdadeiro desastre que pode indicar que as pessoas que dirigem ou tomam decisões na empresa não estão olhando para onde deveriam.