Em janeiro de 2014, o Windows 8 e 8.1 mal ganharam participação de mercado
Índice:
A área de trabalho é o terreno do Windows. A imagem acima é um bom exemplo disso. De acordo com os dados coletados pela NetApplications, 9 em cada 10 computadores funcionam com uma das versões do sistema operacional da Microsoft. Não há nada de novo na frente e parece que não haverá em um futuro próximo, mas o foco deve estar em participação de mercado do Windows 8
As duas versões do sistema, Windows 8 e Windows 8.1, mal ganharam espaço no primeiro mês do ano. Em janeiro de 2014, o sistema inicial e sua atualização considerados em conjunto atingiram apenas 10,58% de participação, valor semelhante ao de dezembro de 2013 quando representava 10,49%.Tomado separadamente, o Windows 8 continua abrindo caminho para sua atualização. A primeira versão do sistema rendeu 0,26 pontos para 6,63%, enquanto o Windows 8.1 aos poucos o substitui e está em 3,90%.
O declínio do Windows 8 e sua substituição pelo Windows 8.1 não deveriam surpreender ninguém. É o fato de eles não ganharem parte juntos que deveria ser uma preocupação em Redmond. Ainda mais quando neste mês de janeiro novos equipamentos adquiridos pelos consumidores deveriam ter sido incorporados ao mercado no período natalino. Onde estão esses números?
O adversário está em casa
Já foi dito em mais de uma ocasião que O principal rival do Windows 8 são as versões anteriores do sistema operacional O gráfico a seguir Isso só reforça esse apreço. Nele você pode ver a distribuição da cota do Windows entre as diferentes versões do sistema durante os últimos 12 meses.
O Windows perdeu apenas um ponto no ano passado e permanece um pouco acima de 90%. As variações são internas, entre suas diferentes versões. O problema é que eles são menos pronunciados do que você provavelmente deseja em Redmond. Windows 8 e 8.1 mal arranham um pouco de compartilhamento enquanto Windows 7 e Windows XP mantêm o tipo O antigo XP até conseguiu ganhar algum compartilhamento apesar das notícias em andamento sobre o fim do seu apoio.
Não é fácil explicar esses números. Em teoria, e não importa o quanto a HP tente, a maioria dos PCs atualmente vendidos aos consumidores vem com o Windows 8.1. O mercado empresarial é outra história, o Windows 8 parece ter dificuldade em entrar nele e o Windows 7 conseguiu se manter graças a equipamentos comprados por empresas. A coisa do Windows XP faz menos sentido e pode estar relacionada à margem de erro ou alguma correção nos números.
O Windows 8 é o novo Vista?
A questão principal é a taxa de penetração do Windows 8 no mercado No ano passado, tentamos rastreá-lo comparando-o com o Windows 7 na época de seu lançamento e já apreciamos como o ritmo da versão mais recente do sistema era menor. Agora recuperamos essa comparação com mais dados e um novo gráfico. Nele colocamos a quota de mercado do Windows Vista, Windows 7 e Windows 8/8.1 com base nos meses decorridos desde o lançamento de cada um deles.
Há um facto a ter em conta antes de tirar conclusões e é o facto de o Windows Vista ter saído no final de janeiro e os lançamentos do Windows 7 e 8 foram lançados no final de outubro Dito isso, não sei se vocês estão vendo o que eu vejo, mas a semelhança entre as linhas do Windows 8/8.1 e Windows Vista parece evidente. A taxa de crescimento dos dois sistemas em seus primeiros 15 meses é semelhante e muito diferente da ascensão meteórica do Windows 7. Há até momentos em que ambas as linhas estão muito próximas da sobreposição.
As circunstâncias são muito diferentes entre os diferentes períodos: 2007, o ano em que o Windows Vista foi lançado; 2009, lançamento do Windows 7; e 2012, chegada do Windows 8. É difícil comparar com contextos tão diferentes, mas tendo em conta que os rivais de cada novo Windows são as suas versões anteriores e é destas que deve roubar quota, a semelhança entre o Windows Vista e o Windows 8 é no mínimo curiosa
"O canto de que o Windows 8 é o novo Vista foi ouvido praticamente desde o seu lançamento. É provável que isso não seja verdade nas características do sistema, não é à toa que o Windows 8 está muito mais otimizado e não sofre com os problemas de que o Vista foi acusado na época.Mas a comparação faz sentido se olharmos para a participação de mercado de ambos os sistemas Redmond já deve ter visto e isso explica por que pode haver quem se refira internamente ao Windows 8 como o novo Vista>"
Via | NetMarketShare no Xataka Windows | Analisando os vazamentos da Atualização 1 do Windows 8.1 e o que suas alterações significam