Como atualizar o Windows XP para o Windows 8.1
Índice:
- Requisitos mínimos, backup de nossas informações e compatibilidade de software
- Comprando o Windows 8.1
- Iniciamos a instalação do Windows 8.1
Próximo 8 de abril é o dia em que o suporte oficial será encerrado a partir do querido Windows XP,dando assim, entre outras coisas, um impulso na migração para sistemas operacionais mais recentes, e é claro que incluímos o mais novo Windows 8.1 entre eles.
Então, para usuários do Windows XP que estão pensando em migrar (lembre-se que isso é altamente recomendado porque o sistema pode estar exposto a várias vulnerabilidades) deixamos você com algumas interessantes dicas com as quais você pode fazer uma migração eficiente para o Windows 8.1 Vamos começar?.
Requisitos mínimos, backup de nossas informações e compatibilidade de software
Se você está considerando uma atualização de um computador que estava executando o Windows XP para uma versão posterior, é inevitável primeiro ver se será compatível com a nova versão do Windows , e em nosso caso específico com o Windows 8.1.
Aqui a Microsoft deixa claro em sua página oficial os requisitos mínimos para rodar o Windows 8.1, embora deva ser feito um esclarecimento importante. Esses requisitos são os que a Microsoft recomenda para que o sistema funcione sem problemas, no entanto, se não atendermos a nenhum outro requisito específico, podemos deixar de fora algumas funções.
Por exemplo, podemos usar o Windows 8.1 com telas de qualquer resolução. No entanto, se não tivermos pelo menos 1024 x 768 pixels, os aplicativos Modern UI não funcionarão, embora tenhamos acesso total à área de trabalho clássica.
Então voltando aos requisitos mínimos, aqui deixamos a lista:
- Processador: 1 gigahertz (GHz) ou mais rápido
- RAM: 1 gigabyte (GB) (32 bits) ou 2 GB (64 bits)
- Espaço livre no disco rígido: 16 GB (32 bits) ou 20 GB (64 bits)
- Placa gráfica: Dispositivo gráfico Microsoft DirectX 9 com driver WDDM
Acho que está claro para nós que se o computador que queremos atualizar atender a algum desses pontos, teríamos que pensar em atualizar seu hardware , ou se for um laptop, avalie diretamente a compra de outroMas tomando como exemplo que cumprimos os requisitos mínimos, devemos continuar com a atualização.
A primeira coisa que recomendamos, antes de fazer qualquer coisa, é a criação de um backup tão importante de nossas informações Bem, embora possamos instalar o novo sistema sem formatar nosso meio de armazenamento, sua instalação tem que ser 'limpa' e corremos o risco de por algum erro aleatório perdermos nossas informações .
Então não custa nada fazer cópias de backup de nossos dados, seja transferindo as informações para mídia de armazenamento externa (como disco drives, flash drive ou DVD's), ou apostar diretamente na nuvem OneDrive e carregar o nosso conteúdo para o serviço para que, sem efetuar qualquer movimento adicional, após a instalação do Windows 8.1 tenhamos a nossa informação disponível.
Depois de fazer o backup de nossas informações, outra etapa que não podemos pular é verificar a compatibilidade do software que usamos no Windows XP, Aqui podemos fazer de várias formas, embora a que recomendamos é verificar diretamente na página do desenvolvedor do programa se há compatibilidade com versões posteriores do Windows.
Comprando o Windows 8.1
Concluídas as etapas de pré-instalação, é hora de comprar nosso novo Windows 8.1. Aqui temos várias formas de o fazer, mas quer numa loja física quer na web o preço do Windows 8.1 é 119.9 euros ou se quisermos a versão Pro isto vai até 279.99 euros
Para ambas as versões, se optarmos por comprá-lo na Microsoft Store, teremos a oportunidade de comprá-lo fisicamente (DVD) ou para download.Embora eu pessoalmente recomende que, mesmo quando for baixado, e devamos fazer uma transição como essa do Windows XP, geramos um DVD com o sistema operacional.
Iniciamos a instalação do Windows 8.1
Depois de adquirir nosso Windows 8.1 (ou Windows 8.1 Pro) e tendo em mãos a chave para ativá-lo, inserimos o DVD ou conectamos nosso USB inicializável e de o BIOS selecionamos um desses dois como o primeiro dispositivo de inicialização para poder iniciar a instalação do nosso novo sistema operacional.
Uma vez iniciada a instalação teremos as opções clássicas disponíveis para selecionar o país ou região, e logo em seguida o botão 'Instalar agora' que ao ser pressionado nos levará a uma janela na qual estaremos escolher o tipo de instalação a realizar.No nosso caso, como se trata do Windows XP, não poderemos usar a opção 'Atualizar', então devemos escolher 'Personalizado'.
Ao escolher a opção 'Personalizado' faremos uma instalação completamente limpa do sistema operacional e Nenhum aplicativo ou configuração será salvaque tivemos no Windows XP. Uma vez selecionada esta opção, passamos à janela para selecionar em qual disco, ou partição, queremos instalar o Windows 8.1.
Nesta janela teremos várias opções disponíveis, que vão desde gerenciar as partições, ou formatar qualquer uma delas, até formatar diretamente um disco rígido, deletando tudo que está armazenado nele.
Aqui teremos várias questões para analisar, e para quem decidir fazer uma instalação totalmente limpa, é aconselhável formatar a partição, ou disco rígido, onde o sistema será instalado, uma opção que isso implicaria na perda de nossas informações ali armazenadas
Mas também haverá quem decida não formatar as partições, ou discos rígidos, e instalar o sistema operacional em uma dessas mídias de armazenamento, o que implicaria que todos os arquivos pessoais serão mantidos em uma pasta chamada 'Windows.old' dentro do próprio disco de instalação.
De um ponto de vista muito pessoal Recomendo formatar o disco ou partição onde vamos instalar nosso novo sistema, mas de curso sem esquecer de fazer backup de todas as informações antes de iniciar a instalação.
Uma vez gerenciados nossos discos, ou partições, e selecionando onde queremos instalar o sistema, o programa de instalação realizará várias etapasaté finalizar a instalação enviando para sua configuração. Nessas opções podemos selecionar as cores com as quais queremos personalizar nossa tela inicial, adicionar um nome ao PC, entre outras coisas.
Além disso, se estivermos conectados à Internet, seremos solicitados a fazer login com nossa respectiva conta da Microsoft para fazer uso de os vários serviços oferecidos no Windows 8.1, e também aproveitar o armazenamento em nuvem do OneDrive, armazenando nossas imagens, documentos e configurações do PC, com backup no serviço.
Uma vez finalizadas essas configurações finalmente teremos o Windows 8.1 totalmente instalado, então só f alta, dependendo se ou não formatamos o disco ou partição de instalação, transferimos nossos documentos de volta para o computador ou revisamos quais temos disponíveis na pasta Windows.old.
Também outra coisa a fazer, depois de terminar a configuração, é instalar os drivers necessários para aproveitar todo o hardware disponível em nosso PCQuando instalamos o Windows 8.1, ele inclui um certo número de drivers genéricos para a maioria dos hardwares, mas ainda é aconselhável fazer uma revisão completa de quais drivers precisamos instalar para ativar todos os dispositivos em nosso computador.
Além disso, uma vez concluída a instalação, será necessário reinstalar todo o software que tínhamos no Windows XP mas não Não se esqueça de verificar na página do fabricante se é compatível com o Windows 8.1 ou não. Aqui, o sistema tem várias opções para software não suportado em 'Solucionador de problemas de compatibilidade de programa', variando de alternar para o modo de compatibilidade, cor reduzida, executar como administrador e muito mais.
E após todos esses passos e recomendações, teríamos nossa nova instalação do Windows 8.1 rodando a partir do Windows XP.Algo que, como dissemos acima, é altamente recomendável para todos os usuários deste antigo sistema operacional, pois o fim de seu suporte oficial e futuras atualizações podem revelar várias vulnerabilidades.
Como último conselho gostaria de insistir no suporte da nossa informação Bem, muitas vezes neste tipo de migração , por algum motivo ou outro , podem ocorrer erros durante a instalação, por isso não custa nada ter todas as nossas informações e dados importantes em algum meio externo antes de fazer qualquer coisa.