De XP a 8
Índice:
Hoje é o fim do ciclo para a Microsoft. O Windows XP encerra seu suporte e se torna um sistema obsoleto em todos os aspectos. É por isso que queremos dar uma última olhada no que isso significou para Redmond por meio de sua participação de mercado.
No gráfico seguinte pode observar a evolução da quota de mercado, estimada a partir dos hábitos de navegação dos internautas. Os números absolutos não são, portanto, 100% confiáveis, mas podemos observar algo ainda mais interessante: as tendências.
O Windows XP é o sistema operacional de maior sucesso da Microsoft, e a consequência que está pagando agora é o número de usuários que continuam com ele, apesar do fato de que o suporte será encerrado. Em casos anteriores, nas datas marcadas para o fim do suporte, os sistemas correspondentes tinham uma cota mínima: menos de 10% em W95 e W98 e praticamente insignificante no caso do Windows 2000. O Windows XP é atualmente Cerca de 30%
Qual era o problema? Se você olhar de perto, não há muita diferença na taxa em que o XP estava perdendo participação em comparação com o Windows 98, 2000 ou Vista. Poderíamos dizer que os usuários estão mais relutantes em atualizar do que nunca.
O problema do XP são os 6 anos que demorou até o Vista chegar.
"Na verdade, o problema é aquele espaço que você vê no gráfico do início até a primeira seta azul. Seis anos em que a Microsoft não lançou nenhum novo sistema operacional. O slogan aqui seria e acima desse novo sistema operacional seria Vista>"
E é que os usuários se movem principalmente por inércia. O Windows XP não teve nada particularmente distinto que o tenha mantido lá por tantos anos. Provavelmente se o Vista tivesse surgido antes A Microsoft não teria que lidar com essa situação.
Na verdade, e isso é apenas especulação, poderíamos dizer que se o Vista tivesse chegado antes, o gráfico que vemos seria muito mais regular. Uma versão menos ambiciosa do Vista teria levado menos tempo e provavelmente teria menos bugs e correções mais fáceis nas versões subsequentes. Em vez de um Vista tímido e um crescimento muito generoso com o Windows 7, o crescimento do XP teria parado mais cedo e a Microsoft poderia ter melhorado seus sistemas com respostas mais frequentes dos usuários.
E o Windows 8?
Quota de mercado das diferentes versões do Windows após o seu lançamento.Foi curioso revisar artigos de anos atrás e ver paralelos muito claros com o Windows 8 Como meu colega ngm nos disse, o A recepção do XP não foi exatamente calorosa. Claro, isso também não significa nada de concreto: coisas semelhantes foram ditas sobre o Vista e aí está, sempre abaixo do XP.
Se olharmos mais de perto os números, o Windows 8 não é tão ruim assim. É um sistema cujo antecessor é o Windows 7, robusto e sem problemas, que traz uma mudança radical de interface e que também foi lançado numa época em que o PC não domina mais a computação do usuário.
Mas só porque o Windows 8 não é um fracasso total, não significa que as coisas não poderiam ter sido betterA volta do menu iniciar e as melhorias voltadas para usuários de desktop são a prova de que a mudança proposta pela Microsoft foi muito radical ou não teve muito sucesso. Redmond perdeu tempo redirecionando seu sistema, tempo em que o Windows 7 não apenas não perdeu participação, mas também a ganhou. Timidamente, sim, mas é uma mudança em relação à tendência das versões anteriores.
Dados usados
Os dados que usamos no artigo são obtidos de duas fontes principais: Google Zeitgeist (novembro de 2001 a junho de 2004) e NetMarketShare para o restante. Estes são dados obtidos a partir da navegação na Internet em computadores desktop, portanto é perfeitamente possível que computadores que não são usados para a Internet não sejam representados. Isso é especialmente significativo nos primeiros dados do gráfico, onde usuários mais experientes em tecnologia, que atualizariam para o XP mais cedo, podem estar super-representados.
Além disso, de junho de 2004 a fevereiro de 2007 encontramos apenas dados trimestrais: por isso essa região é pontilhada e não tem linha contínua. Você pode encontrar os dados específicos e suas fontes correspondentes nesta planilha do Excel.
No Xataka Windows | Adeus ao Windows XP