Lembrete: F altam duas semanas para o fim do suporte para Windows XP e Office 2003
Índice:
Poucos leitores deste site não saberão que Próxima terça-feira, 8 de abril, o ciclo de vida do Windows XP termina A partir dessa data A Microsoft deixará de oferecer suporte ao sistema operacional e quem ficar nele terá que lidar sozinho com os problemas que surgirem e com os riscos potenciais de manter um sistema sem novas atualizações.
Naquela data também será encerrado o suporte para o Office 2003, a última versão do pacote de escritório da Microsoft antes da mudança para o Interface 'Fita'.A importância desta versão do Office é atestada pelos quatro anos que Redmond levou para desenvolver uma substituição e os dez anos que durou seu ciclo de vida. É hora de renovar e a Microsoft publicou infográficos (Windows XP, Office 2003) dando motivos de sobra para isso.
Windows XP e as Consequências do Fim do Suporte
Todo sistema atinge sua aposentadoria e o Windows XP não seria menor. Apesar de seu enorme sucesso, ainda detém quase 30% do mercado de PCs, o antigo XP já tem muitos anos e a Microsoft não pode continuar dedicando recursos para manter seu suporte indefinidamente. Em 8 de abril eles vão parar de fazer isso e com isso Redmond's encerrará o ciclo de vida do sistema
Fim do suporte significa que Microsoft deixará de atualizar o Windows XPNão haverá mais patches que cubram qualquer nova vulnerabilidade descoberta, nem mais hotfixes chegarão através do Windows Update, nem teremos novos service packs para o sistema. De Redmond, eles não fornecerão mais suporte oficial para qualquer problema ou falha que encontrarmos ao usar o Windows XP.
A consequência direta disso é que qualquer pessoa executando o Windows XP em seus computadores pode estar exposta a riscos de segurança e à ameaça de malware e novas formas de ataques que tentam explorar quaisquer vulnerabilidades que sejam descobertas. Além disso, qualquer falha ou erro que apareça no sistema não será solucionado pela Microsoft e obrigará os usuários a lidar com eles, com o consequente gasto de tempo e recursos envolvidos.
A Microsoft também aproveitou para lembrar que o uso de um sistema operacional antigo, como o Windows XP, leva a um pior aproveitamento dos recursos de nossos equipamentos.O sistema também pode não ser adaptado ao novo hardware e pode não ser compatível com o software mais recente. Por esse motivo Redmond recomenda aos usuários e empresas que atualizem para o Windows 7 ou Windows 8 o mais rápido possível e eles têm uma campanha em andamento para ajudá-los no processo.
Office 2003 e como mudamos
Menos traumático será o fim do suporte para o Office 2003 A versão da suíte de escritório da Microsoft está conosco há mais de 10 anos e no dia 8 de abril também terminará sua vida útil. Assim como no Windows XP, quem decidir continuar com esta versão terá que se virar sozinho.
Muita coisa mudou nesses 10 anos. Com o lançamento do Office 2003, a Microsoft lançou um novo logotipo e introduziu o InfoPath e o OneNote pela primeira vez entre as ferramentas do pacote de escritório.2003 também foi a última versão do Office com 'Clippy' como assistente e com a interface anterior a 'Ribbon'.
Como o Windows XP, o Office 2003 foi e é um dos produtos de software de maior sucesso da Microsoft. Embora seja muito mais difícil avaliar seu uso atual provavelmente ainda está funcionando em muitos milhões de computadores por aí Mas seu fim está próximo e na Microsoft eles tentam convencer-nos de que é melhor mudar, se possível para o Office 365, e adaptarmo-nos a um mundo muito diferente daquele de há apenas 10 anos.
Mais informações | Get2Modern.com