Janelas

8 truques para aproveitar ao máximo o Windows 8.1 em PCs com mouse e teclado

Índice:

Anonim

Todos sabemos que com o Windows 8 houve uma mudança radical na interface e como usar o sistema operacional com mouse e teclado. Essas mudanças geraram a rejeição de muitos usuários, levando a Microsoft a querer voltar atrás, reincorporando muitos elementos do Windows 7 e anteriores, como o Menu Iniciar.

Mas a verdade é que no Windows 8 e na atualização 8.1 subsequente existem muitos novos recursos e mudanças que podemos aproveitar , para nos tornarmos mais produtivos no uso do PC quando aprendermos a usá-lo.É por isso que neste post queríamos coletar vários truques que nos permitem aproveitar os novos recursos do Windows 8.1 para trabalhar com mais eficiência, incluindo alguns que também são válidos para tablets. Vamos até eles.

Use o botão "Compartilhar" para trabalhar com vários aplicativos Metro

Apesar de raramente serem usados ​​pela maioria dos usuários de PCs de mesa, charms oferecem vários recursos úteis para aqueles de nós que trabalhamos com mouse e teclado Um deles é a capacidade de enviar conteúdo entre diferentes aplicativos Metro/Modern UI, graças ao charme “Share”.

Embora seu nome possa nos fazer acreditar que é uma função projetada para compartilhar coisas em redes sociais, na verdade ela permite enviar conteúdo de um aplicativo Metro para qualquer outro aplicativo que tem suporte para este recurso e, em seguida, execute alguma função com esse conteúdo.Por exemplo, se estivermos lendo um livro no aplicativo Kindle ou um documento no leitor de PDF do Windows, podemos selecionar uma parte do texto e compartilhá-lo com o Bing Translator, e a tradução do texto será exibida em um pop. -up, sem sair do aplicativo original.

Aplicativos de anotações, como OneNote ou Evernote, também se beneficiam desse recurso, pois usando o botão Compartilhar podemos salvar em eles texto, imagens ou outro conteúdo de quase qualquer outro aplicativo Metro, e você pode até salvar capturas de tela da área de trabalho. Portanto, há muitos outros usos possíveis para esse recurso, basta procurar na Windows Store aplicativos compatíveis com o compartilhamento.

"Um exemplo de uso do botão Compartilhar: traduzir um trecho de texto sem sair do leitor de PDF"

E caso a lista de aplicativos para compartilhar fique muito grande (e, portanto, seja difícil para nós encontrar os aplicativos que realmente usamos), podemos ocultar alguns. Para fazer isso, vá para Configurações > Pesquisa e aplicativos > Compartilhar.

Aproveitando a Faixa de opções: pesquisa e barra de acesso rápido

Outra nova adição ao Windows 8, talvez um pouco mais conhecida do que o botão Compartilhar, é a adição da Ribbon no Windows ExplorerEssa interface, originária do Office, tem a vantagem de exibir um grande número de opções agrupadas intuitivamente, e também de adaptar-se ao contexto, por exemplo, mostrando uma edição de imagem menu se selecionarmos uma imagem.

Graças a isso, a Faixa de opções do Windows 8 exibe uma guia com opções de pesquisa sempre que você seleciona a caixa de pesquisa de arquivos do Explorer.Assim, podemos ter acesso fácil a filtros de pesquisa avançados, como tamanho, tipo de arquivo, tags ou data de modificação. Temos também à distância de um clique a opção de pesquisar em locais não indexados, recorrer a pesquisas recentes ou guardar a pesquisa atual.

Estas são todas as opções que estavam disponíveis no Windows 7, mas de uma maneira muito mais oculta e menos acessível. Aprender a usar esses filtros e se familiarizar com eles nos ajudará a obter resultados de pesquisa precisos mais rapidamente.

Outro recurso interessante da Faixa de opções que muitos usuários ignoram é a capacidade de personalizar a barra de acesso rápido Esta é a barra de ferramentas que aparece na acima do restante da Faixa de opções (no nível da barra de título) e mostra as opções usadas com mais frequência, aquelas que que queremos ver, independentemente de qual guia da Faixa de opções esteja ativaPor padrão, esta barra inclui os botões Propriedades, Nova pasta e Desfazer, mas podemos adicionar quantas quisermos. Para isso, basta clicar com o botão direito do mouse no botão da Faixa de opções que deseja adicionar e selecionar “Adicionar à barra de ferramentas de acesso rápido”.

Controlar as notificações do aplicativo

Uma grande inovação do Windows 8 foi a inclusão de um sistema de notificação centralizado, que ainda possui suporte para aplicativos de área de trabalho, como o Outlook 2013. Embora essas notificações sejam úteis, há momentos em que não queremos vê-las, seja porque nos distraem e queremos nos concentrar em algo, porque estamos apresentando, ou outro motivo.

Felizmente, o Windows 8.1 nos dá várias opções para escolher quando essas notificações serão exibidas, e também quais notificações serão exibidas.O mais básico deles está no charme de configuração: lá veremos um botão "Notificações" que nos permite ocultá-los por 1, 3 ou 8 horas. Essa opção é ideal para apresentações e eventos, e funciona apenas uma vez (ao final do período, as notificações voltam a ser exibidas normalmente).

Si vamos a la configuración del sistema, podemos ver opciones más detalladas En Búsqueda y aplicaciones > Notificaciones se nos permite fijar horas silenciosas para todos os dias. Também podemos escolher quais aplicativos podem mostrar notificações e quais não podem, e até desativar todas as notificações completamente.

Desativar alterador de aplicativo Metro do Windows 8.1

Um dos problemas da primeira versão do Windows 8 era como era mal resolvida a coexistência de aplicativos Metro com aplicativos de desktopIsso foi refletido em algo tão básico quanto querer alternar aplicativos ou ver quais aplicativos abrimos.A barra de tarefas exibia apenas aplicativos de desktop, enquanto no lado esquerdo da tela você podia acessar um alternador de aplicativos Metro, que não exibia aplicativos de desktop como foi considerado que a própria área de trabalho era um aplicativo(?!). A única maneira de ver todos os aplicativos abertos (Metro e desktop) era usar ALT + TAB.

Com as alterações introduzidas na atualização do Windows 8.1, o alterador de aplicativo Metro tem pouco ou nada a oferecer aos usuários de mouse e teclado.

Windows 8.1 Update tentou corrigir isso, fazendo com que a barra de tarefas também mostrasse aplicativos Metro, e podemos acessar a barra a partir do menu “Metro meio Ambiente". E a verdade é que, com essa modificação, o trocador de aplicativos Modern UI tem pouco a oferecer aos usuários de mouse e teclado: melhor use sempre a barra de tarefas

Dado isso, muitos podem querer desativar esse recurso, para evitar invocá-lo por engano ao trabalhar na área de trabalho. Felizmente, fazê-lo é muito fácil: basta ir para Configurações do sistema > PC e dispositivos > Cantos e bordas e, uma vez lá, desativar a opção “Permitir alternar entre aplicativos”.

Mostrar bibliotecas no painel de navegação do Explorer (e ocultar outras pastas)

Bibliotecas (ou bibliotecas) são um tipo de pastas virtuais introduzidas no Windows 7 que nos permitem consolidar em um único local todas as pastas nas quais salvamos documentos, imagens, vídeos, etc., independentemente de seu físico localização real.

Infelizmente, no Windows 8, esse recurso foi enfatizado, ocultando as Bibliotecas no Painel de Navegação por padrão.Felizmente, mostrá-los lá novamente é muito simples: basta ir até a aba "Exibir" da Faixa de Opções, selecionar "Painel de Navegação" e depois clicar em "Mostrar Bibliotecas".

Agora, ao fazer isso, o Painel de Navegação pode ficar muito “superlotado”. Para evitar isso, pode ser útil ocultar outros locais que raramente usamos, como a Rede Local. Conseguir isso será um pouco mais complexo, pois teremos que recorrer a Registro do Windows Para isso devemos ir em Iniciar, digitar “regedit.exe” e pressione Enter. Uma vez lá, devemos navegar para o seguinte local:

HKEY_CLASSES_ROOT\CLSID{F02C1A0D-BE21-4350-88B0-7367FC96EF3C}\ShellFolder

Se quisermos continuar, temos que "tomar posse" e atribuir permissões Full Control na pasta ShellFolder Para isso temos para clicar com o botão direito na pasta, clique em “Permissões” e selecione “Opções avançadas” na guia “Segurança”.

Na caixa que irá aparecer, clique na opção “Alterar” que fica ao lado de “Proprietário” no topo da janela (Passo 1). Com isso, outra janela aparecerá, onde você deverá clicar novamente em “Opções Avançadas” (Passo 2). Será mostrada uma nova janela chamada "Selecionar usuário ou grupo", onde você deve clicar em "Pesquisar agora" (Etapa 3) e finalmente procurar nosso usuário na lista que aparecerá abaixo e selecionar "OK" (Etapa 4 ).

Fazendo isso, voltamos à janela inicial de “Permissões”, selecionamos “Administradores” e atribuímos permissões de Controle Total. Com isso podemos apenas editar a entrada do registro que nos interessa dentro da pasta ShellFolders. Esta entrada chama-se "Atributos", clicamos duas vezes sobre ela e em "Dados do valor" colamos o valor b0940064

Se usarmos o Windows 8.1 de 64 bits, teremos que repetir o mesmo procedimento no seguinte local do registro, modificando outra entrada chamada “Atributos”.

HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Wow6432Node\Classes\CLSID{F02C1A0D-BE21-4350-88B0-7367FC96EF3C}\ShellFolder

E pronto. Após a reinicialização do sistema, o ícone Rede não deve mais aparecer no painel de navegação do Explorer.

Fazer com que os aplicativos de desktop carreguem mais rápido na inicialização

Continuamos com os truques que invocam o registro do Windows. Desta vez, o objetivo é melhorar o desempenho de aplicativos de desktop que carregam na inicialização. Acontece que no Windows 8 esses aplicativos perderam a prioridade na inicialização do sistema, o sistema operacional atrasa seu carregamento para que "todo o resto" esteja disponível mais rapidamente (tela inicial, botões, notificações, etc).Algo muito útil se trabalhamos em um Tablet ou fazemos uso intensivo do ambiente Metro, mas nem tanto se usamos mais o desktop.

Felizmente, você pode tentar mudar isso, forçando o sistema a dar a mesma prioridade aos programas da área de trabalho. Para isso, você deve acessar a seguinte chave de registro:

HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer\Serialize

Se descobrirmos que a chave “Serialize” não existe, então devemos criá-la no caminho indicado. Uma vez lá, devemos criar um valor DWORD com o nome StartupDelayInMSec, e deixá-lo com o valor 0, ou atribuí-lo se já existir um valor com esse nome.

O efeito no desempenho do aplicativo de desktop deve ser perceptível após algumas reinicializações do sistema.

Mantenha o histórico de arquivos ativado para recuperar versões anteriores de documentos e pastas

O File History é uma das grandes melhorias que o Windows 8 incorpora, e que infelizmente tem passou despercebido por muitos usuários Esta é a evolução das “Versões Anteriores” ou Snapshots introduzidas pelo Windows Vista: cópias de backup incrementais de nossos arquivos pessoais, com as quais podemos “viajar na estrada”. ” e recuperar versões de arquivos correspondentes a uma data específica (muito parecido com o Time Machine do OS X).

As principais novidades que o Histórico de Arquivos traz para o Windows 8 são a possibilidade de salvar cópias de backup em um drive externo ( algo muito necessário, já que uma cópia de backup que está no mesmo suporte físico dos arquivos originais é de pouca utilidade) e que agora você pode ter um controle mais granular de algumas opções, como a frequência com que os arquivos são copiados e o tempo que cada versão permanece armazenada.

Além disso, a interface para restaurar arquivos no Windows 8 é muito mais intuitiva do que nas versões anteriores e também é mais fácil de encontrar graças à fita. Para acessá-lo, basta clicar no botão "Histórico" na seção "Abrir" da barra. Este botão funciona contextual: nos levará às versões anteriores da pasta na qual estamos localizados no momento em que é pressionado, ou às versões anteriores do o arquivo que selecionamos.

Você também pode definir as cópias mais recentes para também estarem disponíveis na unidade principal, como um cache off-line, para que possamos restaurar versões anteriores de arquivos, mesmo que não tenhamos o disco de backup em mãos. Isso é muito útil, por exemplo, se salvamos alterações indesejadas em um documento. Se quisermos ter mais cópias disponíveis no disco local, basta aumentar o espaço reservado para o cache offline

Outra inovação interessante relacionada ao armazenamento no Windows 8 é “Storage Spaces” para agrupar unidades e criar discos virtuais, cuja operação Já explicamos aqui no Xataka Windows.

Economize largura de banda com conexões limitadas

Com preços mais baixos e velocidades mais altas de conexões móveis, hoje é mais comum usarmos conectividade 3G/4G em laptops e tablets Windows , seja compartilhando a internet do celular, com um modem USB ou em um dispositivo com modem integrado.

No entanto, o custo de usar a web dessa forma ainda não é desprezível, então devemos ser cautelosos no consumo de dadosWindows 8.1 nos ajuda nesta tarefa, permitindo-nos estabelecer uma rede como “conexão medida” Por padrão, o Windows considera as conexões de banda larga móvel como de uso medido, enquanto aquelas de WiFi não são, mas isso pode ser facilmente alterado nas configurações de rede, clicando com o botão direito do mouse na rede correspondente.

Quais são os efeitos concretos de uma rede ser definida como “uso medido”? Principalmente, o Windows limita o tráfego de dados para Metro e aplicativos de desktop (por exemplo, sincronização de e-mail no Outlook, sincronização de notas no OneNote ou download de podcasts no iTunes), atualização de blocos dinâmicos também está pausado, assim como a sincronização de arquivos com o OneDrive, o Windows Update baixa apenas as atualizações prioritárias, etc.

Em qualquer caso, o Windows 8.1 permite que você modifique certos parâmetros em conexões limitadas. Por exemplo, você pode fazer com que o OneDrive sincronize arquivos e configurações nessas conexões ou fazer com que a pesquisa do Windows não retorne sugestões do Bing ou resultados da Web. Com isso poderemos economizar no consumo de dados, sem perder as funcionalidades que mais nos interessam.

Você conhece algum outro truque para aproveitar melhor o Windows 8.1?

Imagem do Cabeçalho | Business Insider Fontes | Oito Fóruns, Equipe Windows 8

Janelas

Escolha dos editores

Back to top button