Participação do Surface e participação de mercado dos dispositivos Windows 8 e Windows RT de acordo com AdDuplex
Índice:
- Surface se destaca em um mercado altamente segmentado
- Windows RT vence no Surface
- Microsoft já é o fabricante líder
A Microsoft está preparando o que pode ser seu próximo passo com a linha Surface. Veremos se hoje é o dia escolhido para conhecer as intenções dos de Redmond. Antes que chegue a hora, vale a pena revisar as estatísticas que o pessoal da AdDuplex coletaram e compartilharam sobre o estado do mercado para dispositivos Windows 8 e RT até 18 de maio , 2014.
Os dados foram coletados através dos quase 800 aplicativos disponíveis na Windows Store que utilizam a plataforma AdDuplex.Isso se traduz em uma tendência provável para tablets ou dispositivos com telas sensíveis ao toque, mas ainda assim os dados fornecem um instantâneo interessante do mercado de dispositivos Windows 8 e Windows RT antes desta tarde evento.
Surface se destaca em um mercado altamente segmentado
Sem surpresa, a variedade é a nota dominante entre os computadores Windows 8 e Windows RT no mercado. É preciso ter em mente que não estamos falando aqui apenas de tablets e dispositivos com tela sensível ao toque, mas também de laptops e computadores pessoais que compõem um setor com centenas de fabricantes e milhares de modelos e configurações disponíveis para os consumidores. Isso explica porque 72,1% do mercado está distribuído em mais de 17 mil modelos de aparelhos diferentes, cada um acumulando uma pequena fatia.
Mas entre toda essa variedade há um grupo de dispositivos que se destaca entre os demais, incluindo equipamentos da Microsoft, HP, Dell e ASUS. E entre eles a cota mais alta está reservada para a gama Surface dos de Redmond. Seus tablets representam 18,7% dos dispositivos Windows 8 e Windows RT do mercado, sendo o Surface RT o líder absoluto com 14,5%.
De acordo com os dados da AdDuplex, o tablet Windows RT da Microsoft ainda seria o dispositivo mais popular hoje entre todos aqueles capazes de executar aplicativos da Windows Store. E também estaria por uma distância enorme de mais de 12 pontos com relação ao seu próprio sucessor.
Windows RT vence no Surface
Surface RT não é apenas o principal impulsionador do domínio da Microsoft, mas aparentemente representa mais de um quarto de todos os dispositivos Surface vendidospara os de Redmond.Desta forma, a primeira geração do tablet com Windows RT é de longe o mais vendido dos dispositivos, apesar de ter estado permanentemente no centro das atenções devido ao seu suposto fraco desempenho de vendas e aos prejuízos causados à empresa.
Apesar de todas essas notícias nada lisonjeiras, o ponto é que as versões Windows RT do Surface são os dispositivos mais vendidos da linha. Não só pelo domínio avassalador que o Surface RT ainda mantém, mas também pela segunda posição do Surface 2, que representa 11,8% do mercado obtido pelo hardware da Microsoft e 2,2% no global
Por sua vez, as versões Pro do Surface mal conseguem somar 11% de participação entre os dispositivos da Microsoft e 2% em relação ao restante do mercado. A primeira geração (Surface Pro) ainda está à frente de seu sucessor (Surface Pro 2), mas por uma distância tão curta que não ficaríamos surpresos se eles logo trocassem de posição.
Na lista de aparelhos da Microsoft, o tablet Nokia Lumia 2520 também se destaca, sendo o outro aparelho ao lado do Surface 2 com Windows RT 8.1 no mercado. Nesse caso, o tablet agora dos redmond mal chega a 1% entre seus aparelhos e será preciso ver qual será o seu futuro quando ficar na mesma casa dos tablets Surface.
Microsoft já é o fabricante líder
O problema da enorme variedade de computadores disponíveis no universo Windows é que ela complica a análise ao comparar diferentes modelos e a grande quantidade de configurações possíveis para cada um deles. Diante desta situação, a imagem do mercado pode ser vista com mais clareza se observarmos um último gráfico elaborado pelo pessoal da AdDuplex comparando a situação por fabricante.
Ao verificar a participação de mercado de acordo com cada fabricante de dispositivo com Windows 8 e RT, pode-se ter uma visão mais clara do que está acontecendo no universo Windows.Sempre de acordo com os dados do AdDuplex, a notícia mais notável ao olhar é que, por pouco, Microsoft já é o principal fabricante de hardware em seu próprio sistema .
Hardware de Redmond já representa 18,8% dos dispositivos Windows 8 e Windows RT Ultrapassando outros clássicos líderes no setor de computadores pessoais e laptops , como a HP, que mantém a segunda colocação com 18,2%; Dell, quarto com 9,5%; ou Acer, que está na quinta posição com 8,3%. Todos eles fabricantes que em algum momento manifestaram sua preocupação com a posição assumida pela Microsoft com o Surface.
E se um fabricante de hardware não gostou da mudança que a situação em torno do Windows estava tomando, eles podem se preocupar. Se os dados do AdDuplex forem confiáveis, a imagem que eles traçam é a de um mercado que em breve poderá ser dominado pela Microsoft, a empresa que criou o sistema operacional e agora também o hardware para fazê-lo funcionar.
Via | AdDuplex