Janelas

Por que um Windows XP Service Pack é uma má ideia

Índice:

Anonim

Você provavelmente já viu as notícias que começaram a circular hoje sobre um Service Pack 4 para Windows XP. E por mais legal e altruísta que pareça, é uma má ideia e vamos ver por quê.

Em primeiro lugar, o pacote consiste principalmente em atualizações já lançadas pela Microsoft. Basicamente, você não receberá nada de novo, exceto talvez alguma atualização de segurança que você não tenha instalado no momento. Os benefícios de instalar um SP4 não oficial são muito poucos

"No máximo o truque - não recomendado pela Microsoft - de receber atualizações para o Windows XP Embedded, os sistemas para computadores embarcados usados ​​no varejo, que este SP4 inclui, pode ser considerado útil.Obviamente, essas atualizações não cobrirão vulnerabilidades que afetam apenas o XP normal e podem até ser incompatíveis com o sistema e quebrá-lo. É arriscado."

E não é só que não traz muitas vantagens. É só que é um pacote de atualização que uma pessoa aleatória postou em um fórum, que não foi totalmente testado, que não será suportado se falhar e que você realmente não sabe o que está nele - embora, apesar de tudo, não parece ter sido postado com intenções maliciosas. É tiro no escuro

Por que o XP ainda está instalado nesse computador?

Neste ponto do filme, se alguém tiver o XP instalado em um computador, deve ter um motivo muito, muito forte para fazê-lo. Três possibilidades me ocorrem: ou ele realmente gosta do XP e absolutamente odeia o Vista, 7 e 8; ou você possui um computador que não atende aos requisitos mínimos para atualização; ou você tem um aplicativo que só funciona no XP.

"

O primeiro caso, que acho que não vai acontecer, é difícil de resolver. O segundo e o terceiro são mais comuns e têm solução. Se o seu computador não puder ser atualizado para um sistema mais moderno, podemos sempre seguir o que o Genbeta nos diz e instalar uma distribuição Linux para sistemas com poucos recursos. Sim, pode parecer um sacrilégio recomendar o Linux em um blog chamado Xataka Windows , mas é a única alternativa para se manter mais ou menos seguro. Não é só que a Microsoft não suporta mais o XP: muitos desenvolvedores já o abandonaram ou o abandonarão em breve, e isso significa que todos os seus programas também não poderão ser atualizados (incluindo, principalmente, os navegadores)."

As coisas mudam um pouco se você tiver programas que só funcionam no XP e para os quais não há alternativas. Nesse caso, você sempre pode atualizar para uma versão moderna do Windows para uso normal e instalar uma máquina virtual para programas executados apenas no XP.

E por fim, se você tem uma combinação dos dois últimos casos e não tem como melhorar o hardware do seu computador, a solução é tentar uma combinação das que já apresentamos: virtual máquina no Linux (ou Wine, se você tiver sorte o suficiente para que seu programa funcione com ele). Resumindo, se você está tão preocupado com sua segurança que deseja instalar um Service Pack não oficial no XP, você tem alternativas muito melhores e mais eficazes para se proteger

Claro, tudo isso no caso de pessoas físicas. Em empresas que possuem computadores que não podem ser atualizados por dinheiro ou compatibilidade com determinado hardware, as coisas seriam complicadas, embora também seja verdade que nenhum departamento de TI sério instalaria um Service Pack não oficial em máquinas de produção.

Resumindo: se já é uma má ideia rodar o Windows XP, pior ainda é investir tempo e confiar em um Service Pack não oficial, com poucos benefícios e o risco de piorar as coisas.

No Xataka Windows | Adeus ao Windows XP

Janelas

Escolha dos editores

Back to top button