Janelas

Visualização técnica do Windows 10

Índice:

Anonim

Ontem foi publicada a Prévia Técnica do Windows 10, e como toda atualização era hora de experimentá-la. Depois de brigar com máquinas virtuais e desistir, ele finalmente está instalado no meu disco rígido, pronto para testar e preparar o artigo diante de vocês: uma amostra do que será o futuro Windows

Não pretendemos fazer uma análise aprofundada do Windows 10, mas sim explorar o que a Microsoft tem para nos oferecer desta vez. Claro, sendo uma versão anterior, encontrei alguns bugs que não revisarei (algum problema com um driver e uma reinicialização do sistema gráfico, em geral muito menos do que eu esperava), embora comentemos as decisões de design que a Microsoft fez agora, mesmo que eles os mudem mais tarde.

Windows 10 Tech Preview certamente não é o grande s alto do Windows 7 para o Windows 8. Alguns vão ver isso como uma coisa ruim, para mim é o contrário: é a amostra de que o Windows 8 é muito sistema maduro e muito bom, não importa quantas reclamações haja sobre a tela inicial.

Windows 10 continua com tudo de bom do Windows 8

Windows 10 vem com todas as coisas boas do Windows 8. Por exemplo, algo de que sou um fã absoluto: synchronizationÉ ótimo que simplesmente entrando na minha conta da Microsoft durante o processo de instalação, todas as contas vinculadas, temas, preferências, aplicativos e até configurações de cada aplicativo são sincronizados.

O design também é aproximadamente mantido, embora molduras das janelas sejam menores e haja uma leve sombra sob as aplicações.O que não muda é a renderização da fonte, que ainda é um tanto feia: compare, por exemplo, com o Windows Phone ou a própria Modern UI.

Para citar mais pequenos detalhes, no Windows Explorer foi adicionada uma guia para compartilhar arquivos através do botão correspondente. Também os ícones mudaram, que agora são um pouco estranhos: existem alguns aviões, mas não outros, mas é algo que imaginamos que mudará em breve.

Windows 10 para o usuário de desktop pesado: no caminho certo

Eu me considero principalmente um usuário de desktop. Quase nunca usei aplicativos de interface do usuário modernos, então uma das coisas que mais me interessou sobre o Windows 10 é como ele facilita as coisas para usuários mais intensivos de mouse e teclado .

"

E até agora começa muito bem.O modo snap, que permite organizar suas vendas em uma grade, funciona muito bem (a ideia de mostrar apps para preencher a lacuna é ótima). Além disso, suporta atalhos de teclado (tecla Windows + teclas de seta para colar>"

Quanto aos desktops múltiplos, eles são bons, mas carecem de maturidade. Aparecem quando pressionamos o botão da barra de tarefas (botão que, aliás, não consegui remover) e quando pressionamos Win+Tab. A partir daí, podemos criar facilmente novos desktops e alternar entre eles. No momento, não podemos arrastar os aplicativos de um para o outro (você precisa clicar com o botão direito do mouse para movê-los).

Não podemos alternar áreas de trabalho diretamente com atalhos de teclado (na visualização Win+Tab, temos que pressionar tab novamente para mover para a linha de áreas de trabalho e, em seguida, usar as setas para mover), e se queremos usar o atalho Win+Tab da mesma forma que Alt+Tab, a visualização da área de trabalho será fechada novamente.Coisas da prévia que esperamos que melhorem.

(Quase) a mesma barra de tarefas

A barra de tarefas é basicamente a mesma, com uma pequena alteração para suportar vários desktops. Os aplicativos abertos em outra área de trabalho virtual têm uma pequena barra inferior: ao tocá-la, você será direcionado para a área de trabalho correspondente.

O que permanece igual é a visualização de alternância de aplicativos com Alt+Tab, que nos permitirá alternar entre todos os aplicativos abertos e alternar para a área de trabalho correspondente.

Portanto, começamos bem por enquanto: para uma prévia, temos duas boas mudanças para qualquer pessoa com muitas janelas na área de trabalho e tenho certeza de que veremos mais . Enquanto estamos nisso, eu adoraria que a Microsoft tirasse idéias de outros gerenciadores de janelas mais avançados (minha referência aqui é o KWin, o gerenciador de janelas do KDE , tanto na personalização como nas funcionalidades), como a possibilidade de personalizar ainda mais atalhos de teclado, permitindo que determinadas janelas fiquem por cima das restantes, janelas que abram sempre na mesma posição... Pequenas coisas que, embora poucos utilizadores afirmem ele (poucos sabem que essas coisas existem) pode ser útil para todos os usuários um pouco mais avançados.

O retorno do menu Iniciar e sua fusão com a IU moderna

Uma das coisas mais esperadas no Windows 10 é, sem dúvida, o retorno do Menu Iniciar (se você não como , nas propriedades da barra de tarefas você pode retornar à tela do Windows 8). Devo dizer que, olhando as imagens, não fiquei totalmente convencido. Mas experimentá-lo é uma questão diferente.

E uma vez instalado, o novo menu é convincente. No final, ainda mantenho os blocos dinâmicos para ver as informações rapidamente, abrir o menu não tira a tela inteira e tenho acesso rápido aos aplicativos mais usados. Além disso, este menu ainda é tão rápido ao digitar, procurar um aplicativo e iniciá-lo.

O novo menu Iniciar unifica perfeitamente o que tínhamos no Windows 7 e a filosofia ModernUI/Live Tiles do Windows 8

Claro, é claro que para novos usuários será uma adaptação muito mais fácilO estilo é diferente, mas a disposição dos elementos lembra muito o Windows 7, também dando acesso a ações rápidas em determinados aplicativos (por exemplo, sites mais visitados em um navegador).

Además, al facilitar el acceso al panel de control y al botón de apagado, la barra de charms , que desaparece en el escritorio, no se echa mucho en f alta (cuesta acostumbrarse a que no esté ahí, isso sim). E, a propósito, um toque legal: o menu Iniciar ainda abre na tela ativa se você tiver vários monitores.

Se a intenção da Microsoft com esse menu foi reconquistar o usuário cético do Windows 8, acho que conseguiu E não só isso : é feito sem deixar de lado a interface do usuário moderna, o que é uma vantagem. Mantém uma das ideias mais importantes, que era ver todas as informações com os blocos dinâmicos, e o faz com um bom design (a interface não é muito sobrecarregada, você pode até remover todos os blocos) e também oferece opções para que ele deseja continuar usando a tela Iniciar do Windows 8.Portanto, embora ainda seja uma prévia, a Microsoft obtém A's aqui.

IU moderna de volta ao desktop e para usuários de desktop

"

Outra alteração do Windows 10 é o desaparecimento do gap>"

Aqui a Microsoft também mudou, permitindo que você coloque aplicativos modernos em janelas individuais. Funciona bem e sem problemas, e de facto é muito curioso ver como adaptam a interface ao tamanho que têm disponível (embora todos tenham um tamanho mínimo). Não há mudanças de desempenho e eles continuam funcionando como antes, apesar de não estarem em tela cheia.

Aplicativos de IU modernos são muito mais úteis no Windows 10 para o usuário de desktop

Quanto aos charms que f altam, você já sabe que eles se transformam em um pequeno menu de opções ao lado do ícone do aplicativo, na barra de título.Concedido, é mais lento do que a barra de botões (botões maiores são mais fáceis de clicar), mas é mais fácil de encontrar e também não é um botão que você encontrará. we estão pressionando continuamente.

A partir desse menu acessaremos as configurações, menu de compartilhamento e outras coisas que estamos acostumados no Windows 8. Claro, tudo abrirá na barra lateral, como acontecia antes. E se gostamos do modo de tela cheia, podemos ativá-lo com um botão. A desvantagem é que o Windows não se lembra dessa preferência e se abrirmos o aplicativo novamente, ele a mostrará em uma janela maximizada.

Outra consequência do desaparecimento dos charms é que o botão de busca migra para a barra de tarefas No momento sua finalidade é um pouco inútil : apenas nos leva ao Bing para pesquisar coisas e nos mostra os tópicos atuais. Assumimos que Cortana aparecerá lá no futuro, mas enquanto isso seria bom se o botão pudesse ser removido.

Windows 10, um bom começo

Depois de mexer muito com este Tech Preview, fico com bons sentimentos Continuamos a ter todas as coisas boas sobre o Windows 8, desde a sincronização e integração com o ecossistema Microsoft até o bom desempenho e potência (não mencionei, mas o Windows 10 ainda é tão rápido quanto o Windows 8). Novas ideias estão no caminho certo, e qualquer reclamação que você possa ter se limita a pequenos detalhes que provavelmente serão corrigidos em breve.

É só uma prévia, mas começa muito bem

Agora então: Microsoft, estamos ansiosos por mais Por enquanto este Tech Preview é apenas isso, um preview e esperamos que o alterações no Windows 10 ser mais. Na parte de integração com dispositivos de toque não podemos falar muito porque os recursos relevantes, como Continuum ou a barra de tarefas na tela inicial, não estão disponíveis.Lá também temos esperanças e, embora veremos mais detalhes quando estiverem disponíveis, também parece que em Redmond eles fizeram um trabalho muito bom para melhorar a experiência desses usuários.

No Xataka Windows | Tudo sobre o Windows 10

Janelas

Escolha dos editores

Back to top button