Conheça as 10 melhorias mais solicitadas pelos usuários do Windows 10 Technical Preview
Quando o programa de teste para Windows 10 foi lançado, a Microsoft deixou bem claro desde o primeiro minuto que O objetivo era coletar feedback de seu uso diário para melhorar o produto e torná-lo o mais polido possível para quando sua versão final vier à luz.
Nesse contexto, Paul Thurrott teve acesso privilegiado à lista de recursos ou melhorias mais solicitadas pelos usuários do Tech Preview através a ferramenta de feedback do Windows 10 e, a partir dela, nos diz quais são as 10 alterações mais solicitadas pelos beta-testers.
Algo que se destaca na lista é que os recursos mais solicitados são principalmente mudanças cosméticas, ou pequenos ajustes de sentido quão bem realizado é o Tech Preview do Windows 10 como um conceito.
Muitas das alterações solicitadas são apenas ajustes cosméticos, o que sugere que o Windows 10 Tech Preview é muito bem feito quando se trata de usabilidade. "Especificamente, o recurso mais procurado é a incorporação de uma animação ou transição ao abrir o Menu Iniciar, com 453 votos. E na mesma linha de cosméticos, mas com 293 votos, temos um pedido para que a Microsoft adicione uma bela tela inicial enquanto o sistema carrega. Certamente ambos são coisas que gostaríamos de ver, mas o fato de serem indicados como prioritários só pode dar conta de que não há grandes problemas nas seções principais do sistema."
De qualquer forma, isso não significa que existam outras solicitações mais voltadas para a prática. Muitos usuários pedem que seja permitido mover ou ocultar os botões Pesquisar e Visualização de Tarefas atualmente exibidos na barra de tarefas (415 votos, subindo para 701 se adicionarmos os de um solicitação semelhante: solicitar que o botão de pesquisa seja removido da barra de tarefas).
"Existem outras solicitações que são mais do senso comum, e que simplesmente não estão no Tech Preview porque a Microsoft não conseguiu incorporá-las. Nessa categoria, temos a solicitação de selecionar vários blocos no Menu Iniciar usando a tecla CTRL (como é feito hoje na tela inicial do Windows 8) , ou que permita o acesso aos charms da forma tradicional, ou seja, apontando o mouse para os cantos direitos da tela."
Outros usuários chamam a atenção para a consistência da interface, pedindo à Microsoft que unifique as opções do sistema no novo aplicativo Configurações Estilo Metro (abandonando o Painel de Controle ), e também que terminem de redesenhar os ícones do sistema para que todos sigam o mesmo estilo visual, e assim eliminar o mix de designs que existe agora, misturando ícones da era Vista, Windows 7 e Windows 10. Ambos são coisas que têm que acontecer mais cedo ou mais tarde, mas não custa nada que os usuários peçam a Redmond para colocar o pé no acelerador.
Outra melhoria muito mencionada foi facilitar o uso do Windows 10 com contas de usuários locais (não conectado à nuvem ) . Essas contas locais já podem ser usadas tanto no Windows 8 quanto no Windows 10, mas a opção de criá-las é solicitada para ficar mais visível.Como você pode imaginar, é muito difícil para Redmond acessar isso, pois com seu novo foco em serviços e na nuvem, eles têm como prioridade incentivar mais o uso de contas da Microsoft.
Por fim, há sugestões que considero mais úteis: que você pode personalizar vários desktops, atribuindo papéis de parede diferentes a cada um para melhor diferenciá-los e evitar confusão ao trabalhar com muitos ao mesmo tempo. E junto com isso, que adicionar abas no explorador de arquivos, para gerenciar várias instâncias dentro de uma mesma janela (algo que vem sendo pedido há quase uma década por Usuários avançados do Windows).
O que você acha dessas sugestões? Você acha que elas estão corretas? Lembremos que todos nós que participamos do programa Windows Insider podemos influenciar o que aparece nesta lista por meio do aplicativo de feedback e, assim, influenciar as decisões que a Microsoft toma sobre os rumos futuros do Windows 10.Por isso é tão importante ser beta-testers responsáveis, enviando nosso feedback sempre que nos deparamos com algo que achamos que precisa ser alterado.
Via | Paul Thurrott Segunda imagem | CNET