Windows 8.1 teria dobrado sua participação em outubro
Índice:
Como de costume para cada início de mês, agora temos que revisar os números atualizados do Marketshare líquido em taxa de uso do sistema operacional Mas este mês tivemos a surpresa de que há grandes s altos na cota de cada versão do Windows, ao contrário das mudanças marginais que estamos acostumados a ver em outras revisões mensais.
Especificamente, a parcela de uso do Windows 8.1 dispara em relação aos meses anteriores, passando de 6,67% em setembro para 10,92% em outubro, ou seja, quase dobrando sua presença em sistemas operacionais de desktop.Enquanto isso, o Windows 8 também aumenta, embora de forma mais modesta, de 5,6% para 5,8%. Juntas, ambas as versões somam um máximo histórico de 16,72%
E à custa de quem esse aumento está ocorrendo? Do Windows XP, como a versão descontinuada do sistema operacional da Microsoft passa por um rollbacksem precedentes, de 23,87% para apenas 17,18%, o que implica uma queda de mais de 6 pontos percentuais em um único mês. E o Windows 7, enquanto isso, continua quebrando recordes, atingindo um novo recorde de 53,05%.
Aumento do Windows 8.1 ou adoção antecipada do Windows 10?
Como você explica essas mudanças drásticas de um mês para o outro? Uma possibilidade é que tenha havido um aumento real no uso do Windows 8.1, devido ao aumento das vendas de tablets e PCs baratos, e por causa da nova política da Microsoft de forçar atualizações do Windows 8 usando o Windows Update.
No entanto, um erro nas figuras não pode ser descartado. Parece suspeito que Windows 10 não apareça em nenhum lugar nos números do Net Marketshare (e apareça, por exemplo, Windows 98 com menos de 0,01% de uso), então o total para o Windows 8.1 pode incluir usuários do Windows 10 Tech Preview. Isso seria corroborado pelos comentaristas do Windows Central e do WinBeta, que afirmam que o agente do usuário fornecido pelo Windows 8.1 e Windows 10 (compilação 9841) é exatamente o mesmo
De qualquer forma, mesmo supondo que o acima seja verdadeiro, o s alto mês a mês na cota do Windows 8.1 é muito grande para atribuir inteiramente ao Windows 10Nem mesmo o Windows 7 Beta, famoso por sua estabilidade e robustez, atingiu níveis de utilização tão altos na fase de testes.Portanto, na ascensão do Windows 8.1 deve haver um pouco de ambos: adoção rápida do Windows 10 Tech Preview, mas também um melhor posicionamento do Windows 8.1.
Infelizmente, por enquanto não há como saber que parcela do aumento corresponde a cada sistema operacional, mas essa confusão não vai duram muito, pois as compilações mais recentes do Windows 10 (9861 em diante) já apresentam um user agent diferente do Windows 8.1.
A única coisa que está clara por enquanto é que o Windows XP está finalmente em desativação total, para dar lugar a sistemas operacionais modernos como Windows 7, 8 e 10.
Via | Participação de mercado líquida