Janelas

Microsoft quer acabar com senhas por meio do Windows Hello e identificação biométrica

Índice:

Anonim

Com o tema segurança e privacidade cada vez mais em voga, não é de se estranhar que a Microsoft busque dar um grande s alto nessas áreas com o Windows Hello, um novo sistema de identificação biométrica que será incluído no Windows 10 e que promete nos oferecer mais comodidade e segurança ao fazer login em nossos dispositivos.

Windows Hello será capaz de integrar com software de terceiros através de uma plataforma chamada Microsoft Passport (alguém mais se lembra desse nome ? ), para que possamos dispensar senhas ao fazer login em aplicativos, acessar conteúdo protegido ou até mesmo fazer login em contas de serviços da web por meio do navegador .

Por padrão, o Passport funcionará com todos os serviços e aplicativos que usam contas da Microsoft e/ou contas do Azure Active Directory, mas outros sites podem facilmente adicionar suporte para este sistema.

Obviamente, o uso dessa identificação biométrica exigirá hardware especial, como leitor de impressão digital, câmeras e/ou sensores infravermelho para íris . No entanto, o Windows Hello promete funcionar em computadores que já possuem leitores de impressão digital, como é o caso de muitos laptops de última geração.

E para evitar fraudes na utilização do reconhecimento facial, o Windows Hello recorrerá a uma combinação de hardware avançado (como os já referidos sensores de íris) e algoritmos especiais, que permitirão determinar se o que está na frente do computador é realmente o nosso rosto, e não uma foto, ou alguém tentando nos imitar.

O Windows Hello usará sensores avançados para diferenciar um rosto real de uma foto ou falsificação. "

Uma coisa interessante sobre o Windows Hello é que ele não foi projetado apenas para oferecer maior comodidade (e menos atrito no uso de telefones e PCs), mas também promete um nível de segurança superior ao oferecido pelas senhas atuais, ou seja, ao utilizá-la não estaríamos sacrificando uma coisa pela outra. Isso ocorre em parte porque Windows Hello é um sistema de autenticação em duas etapas: para usá-lo, precisamos primeiro validar> A identificação é feito localmente e os dados biométricos sempre permanecem criptografados em nosso dispositivo."

"

Além disso, o uso da tecnologia Windows Hello e Passport com sites e aplicativos de terceiros reduz o envio de senhas aos servidores.A identificação é feita localmente, os dados biométricos ficam sempre encriptados dentro do nosso dispositivo, e o Windows simplesmente dá sinal verde>"

O objetivo de Redmond é que cada vez mais sites e aplicativos adicionem suporte ao Passport para que possamos usar o Passport para a maioria dos serviços que acessamos. Mesmo assim, deixará espaço para escolha, e podemos decidir se habilitaremos ou não o uso do Windows Hello.

Em breve: telefones e PCs com Windows 10 e identificação biométrica

No mesmo artigo em que detalham o funcionamento do Windows Hello, a Microsoft faz outro anúncio relevante: veremos em breve uma avalanche de novos dispositivos Windows 10 que farão uso de esta tecnologia, incluindo mais sensores biométricos por padrão (">

Por um lado, prevê-se o lançamento de telefones Lumia (e de outros fabricantes) com leitores de impressão digital e outros sensores. Mas também é esperado que mais tablets e laptops com Windows comecem a usar tecnologias como a câmera Intel RealSense 3D, que possui suporte para leitura de íris e melhor reconhecimento facial.

O que você acha dessa nova tecnologia? Você a usaria em seus computadores?

Mais informações | Blogando Windows

Janelas

Escolha dos editores

Back to top button